TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solubilidade

Resenha: Solubilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  Resenha  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  663 Visualizações

Miscibilidade é a propriedade de duas ou mais substâncias líquidas misturarem entre si com maior ou menor facilidade, formando uma ou mais fases. Dois líquidos (sistemas binários), podem ser totalmente miscíveis, parcialmente miscíveis ou imiscíveis. Exemplos bem conhecidos desse comportamento diferenciado são os sistemas água/álcool (perfeitamente miscíveis) e água/óleo (imiscíveis). Sistemas com duas substâncias parcialmente miscíveis podem apresentar uma ou duas fases. Quando apresenta uma só fase temos uma única solução líquida (homogênea). Ao apresentar duas fases teremos duas soluções, ambas contendo uma composição das duas substâncias. Nesse caso são chamadas de soluções conjugadas.

Líquidos tendem a ser imiscíveis quando as interações entre moléculas iguais são mais fortes que moléculas diferentes. Quando dois líquidos são miscíveis apenas em algumas concentrações, e algumas temperaturas, eles são chamados de líquidos parcialmente miscíveis.

Líquidos Parcialmente miscíveis são líquidos que não se misturam em todas as proporções. Um exemplo é uma mistura de hexano e nitrobenzeno. Quando os dois líquidos são misturados formam-se duas fases líquidas: uma delas é uma solução saturada de hexano em nitrobenzeno e a outra uma solução saturada de nitrobenzeno em hexano. Como as duas solubilidades variam com a temperatura, a composição e a proporção das duas fases as alteram quando muda a temperatura.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com