TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solução saturada, concentrada, diluída e supersaturada

Projeto de pesquisa: Solução saturada, concentrada, diluída e supersaturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.301 Palavras (14 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 14

Soluções

Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho dats moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo (a olho nu e ao microscópio), por ser impossível separar o disperso do dispersante por processos físicos.

As soluções são compostas por moléculas ou íons comuns. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos). A solução também pode apresentar-se nesses três estados da matéria.

É importante destacar que soluções gasosas são formadas apenas por solvente e soluto gasosos.

Em farmácia, uma solução é uma forma farmacêutica líquida, caracterizada pela formação de um sistema onde todas as substâncias sólidas presentes na formulação devem estar totalmente dissolvidas em um veículo adequado. Portanto a solução deve ser líquida e transparente.

Índice

[esconder]

• 1 Classificação das soluções

• 2 Solução saturada, concentrada, diluída e supersaturada

• 3 Solubilidade nos gases

• 4 Solubilidade na farmacotécnica

• 5 Técnicas especiais de solubilização de fármacos

o 5.1 pH

 5.1.1 Escolha do tampão

o 5.2 Cossolvente

o 5.3 Solubilização

o 5.4 Complexação

o 5.5 Modificação química

• 6 Expressões de concentração

• 7 Outros possíveis significados de solução

• 8 Ver também

• 9 Referências

Classificação das soluções[editar | editar código-fonte]

• Quanto ao estado físico: sólidas, líquidas ou gasosas

• Quanto à condutividade elétrica: eletrolíticas ou não eletrolíticas

• Quanto à proporção soluto/solvente: diluída, concentrada, não-saturada, saturada e supersaturada

Solução saturada, concentrada, diluída e supersaturada[editar | editar código-fonte]

Coeficiente de solubilidade é definido como a máxima quantidade de soluto que é possível dissolver de uma quantidade fixa de solvente, a determinadas temperatura e pressão.

A saturação é uma propriedade das soluções que indica a capacidade das mesmas em suportar quantidades crescentes de solutos, mantendo-se homogêneas. Uma solução é dita insaturada se ainda tem capacidade de diluir soluto, sem precipitar excessos. A solução saturada é aquela em que o soluto chegou à quantidade máxima: qualquer adição de soluto vai ser precipitada, não-dissolvida.1

Porém, em alguns casos especiais é possível manter uma solução com quantidade de soluto acima daquela que pode ser dissolvida em condições normais. Nesse caso fala-se em solução supersaturada, que é instável: com alterações físicas mínimas a quantidade extra de soluto pode ser precipitada.

Solução concentrada

Quando o soluto se encontra na quantidade máxima que o solvente pode diluir.

Solução diluída ou insaturada (não saturada)

Quando a quantidade de soluto usado não atinge o limite de solubilidade, ou seja, a quantidade adicionada é inferior ao coeficiente de solubilidade.

Solução saturada

Quando o solvente (ou dispersante) já dissolveu toda a quantidade possível de soluto (ou disperso), e toda a quantidade agora adicionada não será dissolvida e ficará no fundo do recipiente.

Solução supersaturada

Acontece quando o solvente e soluto estão em uma temperatura em que seu coeficiente de solubilidade (solvente) é maior, e depois a solução é resfriada ou aquecida, de modo a reduzir o coeficiente de solubilidade. Quando isso é feito de modo cuidadoso, o soluto permanece dissolvido, mas a solução se torna extremamente instável. Qualquer vibração faz precipitar a quantidade de soluto em excesso dissolvida.

Denomina-se dissolução endotérmica aquela em que quanto maior a temperatura, maior o coeficiente de solubilidade do solvente (temperatura e solubilidade são diretamente proporcionais). Também há a dissolução exotérmica, que é o inverso da endotérmica, quanto menor a temperatura, maior o coeficiente de solubilidade do solvente (temperatura e solubilidade são inversamente proporcionais).

Solubilidade nos gases[editar | editar código-fonte]

Os gases apresentam propriedades particulares para a solubilidade. Quando aumenta-se a pressão, a solubilidade aumenta (Lei de Henry). O mesmo não acontece quanto à temperatura. Quando aumenta-se a temperatura, diminui a solubilidade. Assim, a solubilidade é diretamente proporcional à pressão e inversamente proporcional à temperatura. Vale lembrar que essas leis são válidas para qualquer gás, mas não para substâncias em outros estados físicos, como foi mostrado acima.

Solubilidade na farmacotécnica[editar | editar código-fonte]

+ Solubilidade na farmacotécnica (em partes de soluto para partes de solvente)

Descrição Solvente

Muito solúvel menos de uma parte

Facilmente solúvel 1 a 10 partes

Solúvel 10 a 30 partes

Pouco solúvel 30 a 100 partes

Levemente solúvel 100 a 1000 partes

Muito pouco solúvel 1000 a 10000 partes

Insolúvel + de 10000

Técnicas especiais de solubilização de fármacos[editar | editar código-fonte]

pH[editar | editar código-fonte]

Grande número de fármacos usados atualmente são ácidos ou bases fracas e as dificuldades para sua solubilização podem ser influenciadas pelo pH do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com