TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soluções e Suas Propriedades Físico-Químicas

Por:   •  30/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO[pic 1][pic 2]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS- DCFar

Disciplina FA593- Soluções e Suas Propriedades Físico-Químicas

Aluno: Rauny de Melo Nunes

Subturma- P1

Professor (a): Beate Saegesser Santos

  1. OBJETIVOS: Verificar alguns fenômenos Físico-químicos que ocorrem nas soluções como: Temperatura e Solubilidade. Para avaliar tais propriedades foram realizadas 04 (quatro) experimentos:

  1. Preparação de uma solução saturada

  2. Calor de dissolução de uma reação exotérmica e endotérmica

  3. Influência da temperatura na solubilidade de um sólido em um líquido

  4. Fenômeno de precipitação

  1. MATERIAS E MÉTODOS: Para a realização do Experimento I: Foi medido cerca de 1 ml de Água destilada numa Proveta de 10 ml e em seguida colocou-se o solvente num Tubo de Ensaio onde foi adicionando Cloreto de Sódio com auxílio de uma Espátula (NaCl, >99%, Dinâmica) até apresentar corpo de fundo. Experimento II: Foi adicionado em dois tubos de ensaio 1 ml de água destilada utilizando o mesmo método do “Experimento Ie mediu-se a temperatura (29°C) com um termômetro digital, em seguida num  dos tubo adicionou- se 5 gotas de Ácido Sulfúrico (H2SO4, Concentrado) com auxílio de uma Pipeta de Pasteur e mediu-se a temperatura novamente (33,5°C). No outro tubo com uma Espátula, colocou-se Cloreto de Amônio Sólido (NH4Cl,  >99,5%, Neon) aferindo-se uma temperatura de (22,5°C). Experimento III: Num Tubo de Ensaio contendo 1 ml de água destilada adicionou- se  aproximadamente 1,5 g de nitrato de sódio que foi pesado numa Balança Analítica e posteriormente levou-se para o Banho Maria (Chapa aquecedora) até dissolver o sal na solução e em seguida o tubo foi posto num Banho de Gelo. Em outro tubo de ensaio adicionou- se 2 ml de solução saturada de acetato de cálcio Ca(CH3CO2)2 com uma Pipeta Volumétrica de 2 ml e realizou-se o mesmo procedimento que no tubo anterior. Experimento IV: Num Béquer de 50 ml adicionou-se 5 ml  com uma Pipeta Volumétrica de 5 ml da solução de cloreto de cálcio (CaCl2) à 2% em seguida acrescentou-se 10 ml de uma solução aquosa de oxalato de sódio (Na2C2O4) à 2% com uma Pipeta Graduada e deixou a mistura precipitando por aproximadamente 10 min em seguida num Erlenmeyer com um Funil colocou-se um Papel Filtro e filtrou-se a mistura com auxílio de um Bastão de Vidro.

  2. DISCUSSÃO: Ao realizar Experimento I foi possível observar que a solvente não conseguia mais solubilizar o sal NaCl (em excesso) apresentando um corpo de fundo de cor branca, vale ressaltar que ao aquecer a solução seria possível dissolver o sal visto que para o NaCl um aumento de temperatura favorece sua solubilidade em água. No Experimento II foi possível ver claramente diferenças de uma reação exotérmica (Adicionando H2SO4) onde houve um aumento na temperatura (29ºC 🡪33,5ºC) e endotérmica (Adicionando NH4Cl) onde houve uma diminuição da temperatura (29ºC 🡪 22,5ºC) até obter um precipitado devido à diminuição da temperatura. No Experimento III foi possível observar que a solubilidade depende da temperatura e do composto visto que o sal de Nitrato de Sódio (NaNO3) ao aquecer foi dissolvido e ao ser resfriado voltou a se cristalizar porque sua solubilidade diminui com o abaixamento da temperatura, já com a solução saturada de acetato de cálcio Ca(CH3CO2)2 que apresentava uma aspecto turvo ao resfriar foi possível observar o desaparecimento desta turvação devido a diminuição da temperatura que provocou um aumento da solubilidade na solução. No Experimento IV foi possível observar a formação de um precipitado branco (CaC2O4) de baixa solubilidade em água e na temperatura ambiente na reação de cloreto de cálcio (CaCl2) em solução à 2% e uma solução aquosa de oxalato de sódio (Na2C2O4)  à 2% e também foi observado os cristais que ficaram retidos no papel filtro.

  3. CONCLUSÃO: Levando-se em conta o que foi observado nos experimentos realizados no laboratório foi possível visualizar as propriedades físicas e químicas que ocorrem nas preparações das soluções, como no excesso de soluto que diminui a solubilidade de uma solução provocando a formação de um precipitado (Experimento I). Foi possível conceber que dependendo da natureza do reagente na presença de água ele pode liberar calor (Exotérmica) ou receber calor (Endotérmica) como observado no (Experimento II). Já no (Experimento III) a solubilidade pode ser diferente de acordo com o tipo soluto, pois foi observada que uma das soluções formadas precipita em temperatura baixa e outra fica dissolvida. E no (Experimento IV) ocorre reação de dupla troca CaCl2 (utilizou-se uma pipeta volumétrica para obter uma maior precisão) + Na2C2O4 (Em Excesso) 🡪 CaC2O4 (Sal insolúvel) + 2NaCl, em que esse sal fica decantado no béquer apresentando uma coloração branca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com