TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DE CLORETO DE T-BUTILA

Por:   •  31/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

ADRIANA FONSECA DE MATTOS

ANGELICA SANTOS MOURA

ROBERTA DO CARMO ANDRADE

SÍNTESE DE CLORETO DE T-BUTILA

MOGI DAS CRUZES, SP

2015

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

ADRIANA FONSECA DE MATTOS- RGM 1142100280

ANGELICA SANTOS MOURA – RGM: 11142101137

ROBERTA DO CARMO ANDRADE FRANCO – RGM: 11152100820

SÍNTESE DE CLORETO DE T-BUTILA

EXPERIMENTO N° 01

Relatório da disciplina de Química Orgânica apresentado ao curso de Farmácia da Universidade de Mogi das Cruzes, solicitado pelo professor Guilherme Costa Matsutani como parte da avaliação semestral.

MOGI DAS CRUZES, SP

2015

1 INTRODUÇÃO 

Em 1857-1927 o químico sueco SvantArrhenius define o termo “acido” e “base”, sendo ácido um composto químico doador de prótons, e as bases que por sua vez também é um composto químico  era doadoras de OH. Uma reação tradicional de um ácido junto com uma base, formando sal e água, que ficam dissociados em seu íons por estarem solúveis em solução aquosa. Em 1879-1947 cria-se uma segunda definição para ácidos e bases o modelo deBrosted-Lowry que foi dado esse nome em homenagem ao químico inglês Thomas M. Lowry e o químico dinamarquês Johannes N. Bronsted. Indiferentemente da primeira definição eles percebem dois ácidos podem reagir entre si, sendo um reagindo como base e outro acido bastava que um de ambos tivessem uma intensiva dissociação (k) maior que a do outro. Deste modo a definição de SvantArrhenius foi alterada para um acido doa um próton, enquanto uma base recebe esse pronton. (mercê; 2012 )

Mas em 1923 essa teoria é alterada novamente por Gilbert Newton Lewis afirmando que ácidos são receptores de pares de elétrons e bases são doadores de pares de elétrons, através dessa tese que podemos ter a compreensão de toda uma variedade de reações orgânicas, uma delas é a reação de substituição núcleofilica possui o núcleófilo que é uma base de Lewis podendo ser negativamente carregado ou neutro. Esta reação possui os grupos nucleofilo, Substrato, Produto e Grupo Abandonador cada um tento suas respectivas funções sendo; nucleofilo doa um par de elétrons para o substrato, Substrato em sua molécula GA sofre substituição que rompe a ligação entre o carbono e o grupo abandonador  transferindo os elétrons da ligação para o grupo abandonador, Produto que é o nucleofilo que usara seu par de elétrons para formar uma nova ligação covalente com o carbono do substrato e o Grupo Abandonador ganha o par elétrons que originalmente o ligava no substrato

Esta mudança de posição do nucleofilico para o grupo abandonador em uma reação SN2 causa uma inversão de configuração no carbono do substrato. Ao contrario do SN1 se ocorrer em uma reação também nucleofilo pode reagir por ambos os lados (frente ou atrás). Um exemplo é o grupo terc-butila que quanto não possui um centro de quilaridade, o mesmo produto é formado por ambos os lados do ataque. (Solomons;2012)

2 .OBJETIVO

        Sintetizar cloreto de terc-butila a partir de álcool terc-butilico e acido clorídrico . 

3 METODOLOGIA

3.1. Materiais

- 1 base de ferro

- 1 erlenmeyer

- 1 espatula de inox

- 1 funil de separação

- 1 funil pequeno

- 1 tubo de vidro .

- 2 beckers de 100ml

- 2 provetas de 50 ml

-  papel filtro

3.2. Reagentes

- Acido clorídrico concentrado

- Àlcool terc-butilico

- cloreto de cálcio anidro

- nitrato de prata

- solução de bicarbonato de sódio a 5%

3.3 .Procedimento

Após passado instrução para realização do experimento o grupo foi até a capela de exaustão para adicional 10 ml de álcool terc-butílico a um funil de separação de 125 ml,em seguida em uma outra capela foi adicionado ao mesmo funil 45 ml de acido clorídrico concentrado foi agitado esta mistura e aberta a torneira do funil para liberação do gás e diminuição da pressão interna .Este procedimento de abertura da torneira terá que ser repetido a cada intervalo de  3 minutos,mantendo o procedimento de agitação por 20 minutos .

Após terminar o procedimento de agitação deixar a mistura em repouso por alguns minutos até que as camadas estejam nitidamente separadas.

Em seguida abrir a tampa do funil, separar e descartar a camada inorgânica contendo o acido clorídrico, coletar esta camada em becker de 100 ml  (camada inferior ).

Com o auxilio de uma proveta foi adicionado 20 ml de solução de bicarbonato de sódio a 5% ao funil de separação, após adicionar a mistura agitar esta mistura ,abrir a torneira do funil para liberação de gás e diminuir a pressão interna .Este procedimento de agitação da mistura e abertura da torneira do funil foi realizado 2 vezes ,após a liberação total de gás foi deixado a tampa do funil aberta .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com