TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1] 

    MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS CERES

LICENCIATURA EM QUÍMICA – 8° PERÍODO

QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL

MINISTRANTE: DRA MARCELA DIAS FRANÇA

ACADÊMICA: SAMARA REZENDE

11 DE AGOSTO DE 2015

CERES: GOIÁS


Sumário

Resumo        

Introdução        

Objetivo        

Parte experimental        

Materiais        

Reagentes        

Procedimento        

Resultados e Discussões        

1)        Determinação da tensão superficial (γ)        

2)        Determinação da densidade (ƿ) de um líquido        

Conclusão        

Referencias Bibliográficas        

Exercícios        

       

 

DETERMICAÇÃO DA TENSÃO SUPERFICIAL PELO MÉTODO DA GOTA

Resumo

Neste experimento foram contadas quantas gotas corresponde a um mililitro de todos os reagentes e suas respectivas massas, e do picnômetro seu peso vazio e com os reagentes para determinarmos a tensão superficial de cada reagente usando o método da gota e a densidade dos líquidos.

Introdução

Tensão superficial

A tensão superficial é um fenômeno que ocorre em todos os líquidos, que é caracterizada pela formação de uma espécie de membrana elástica na superfície da água. Onde a água possui a maior tensão superficial de todos os líquidos, isso ocorre devido às ligações de hidrogênio, que são forças intermoleculares causadas pela atração dos hidrogênios de determinadas moléculas de água. Essa força de atração das moléculas na superfície da água é diferente da força que ocorre entre as moléculas abaixo da superfície. Isso ocorre porque as moléculas abaixo da superfície possui atração por outras moléculas de água em todas as direções. Isto quer dizer que as moléculas irão se atrair mutuamente com a mesma força. Já as moléculas que estão na superfície da água elas não iram atrair moléculas para cima, provocando uma contração do líquido, formando uma espécie de película ou como se fosse uma fina membrana elástica na superfície da água, causando a chamada tensão superficial. A forma esférica é a que garante menor área de contato.

Através da tensão superficial explicam-se vários fenômenos, como a formação de gotas nas folhas ou como pequenos insetos consegue andar por cima da água.

  Segundo Behring et al. (2003,p. 492), ‘’ a tensão superficial  surge nos líquidos como resultado do desequilíbrio entre as forças agindo sobre as moléculas da superfície em relação àquelas que se encontram no interior da solução . As moléculas de qualquer líquido localizadas na interfase líquido-ar realizam um número menor de interações intermoleculares comparadas com as moléculas que se encontram no interior do líquido. A força resultante que atrai as moléculas da superfície de um líquido para o seu interior    torna-se o principal obstáculo para formação  de bolhas, gotas e a nucleação de cristais  em líquidos. Como estas forças de coesão tendem a diminuir a área superficial ocupada pelo líquido, observamos frequentemente gotas adotarem a forma esférica. Pela mesma razão ocorre a formação dos meniscos, e a consequente diferença de pressões através  de superfícies  curvas ocasiona  o efeito denominado capilaridade. A força que atua na superfície dos líquidos dá-se o nome tensão superficial e, geralmente quantifica-se a mesma determinando-se o trabalho necessário para aumentar a área superficial. ’’

  Líquidos tendem a adotar formas que minimizam sua área superficial, pois então um maior número de moléculas encontra-se em seu volume e dessa forma permanecem cercadas por outras moléculas. Gotas de líquidos, portanto, tendem a ser esféricas, porque uma esfera é a forma com a menor razão superfície/volume. Entretanto, pode haver outras forças presentes que competem contra a tendência de assumir essa forma ideal e, em particular, a gravidade pode achatar essas esferas em poças ou oceanos. Para a determinação tensão superficial, temos vários métodos que podem ser empregados, como: os métodos estáticos (aonde destacam ascensão capilar, o da placa Wilhelmy e do anel DuNouy), o método dinâmico de oscilação  e o método de peso de gota. Para utilização desses métodos, geralmente é usado uma vidraria especial que em muito laboratório do ensino superior ainda não está disponível. Neste caso, foi desenvolvido o método determinação de tensão superficial empregando-se a bureta comum para formação de gotas, para a obtenção de resultado coerente, devem-se tomar os seguintes cuidados, a bureta utilizada deve possuir ponta plana, deve controla a formação lenta das gotas e balança analítica para determinar a massa das gotas.

Objetivo

Determinar a tensão superficial relativa de líquidos puros e de soluções.

Parte experimental

Materiais

Balança Analítica;

Espátulas;

Picnômetro;

Bureta;

Termômetro.

 Reagentes

Agua;

Álcool Etílico;

Cloreto de Sódio.

Procedimento

Colocou a agua na bureta e prendeu em um suporte para determinar a quantidades de gotas presentes em um mililitro (ml), sendo contadas em um bequer de vidro de massa conhecida através do seu peso, onde repetiu três vezes para ter uma media das quantidades de gotas e pesou para obter sua massa, onde repetiu o procedimento para os outros reagentes obedecendo aos mesmos critérios, já no método do picnômetro pesou o mesmo vazio e em seguida com o etanol, e mesmo foi feito para a agua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (262.4 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com