TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENSÃO SUPERFICIAL DOS LÍQUIDOS - RELATÓRIO

Por:   •  16/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – RIO CLARO

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS

GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA

AULA EXPERIMENTAL 1

TENSÃO SUPERFICIAL DOS LÍQUIDOS

Alunos: Caroline Favoreto, Gabriela Cassamasso, Vinicius Montebello

Professor: Cléo Thomás Gabriel Vilela Menegaz Teixeira Pires

Experimento realizado dia 12/07/2018.

INTRODUÇÃO:

As moléculas de um líquido têm força de coesão superior à dos gases e inferior que dos sólidos. A força de coesão é dada pela força de atração entre as moléculas vizinhas. Na superfície esta atração é unilateral, pois é maior na parte inferior líquida do que na parte superior em contato com a atmosfera. Fazendo com que as moléculas da superfície fiquem mais coesas entre si originando o fenômeno de tensão superficial. Para explicar a tensão superficial precisamos entender um pouco do comportamento das moléculas e que tipos de forças elas exercem umas nas outras.

As moléculas de uma mesma substância se atraem com uma força que denominamos forças de coesão.

São essas forças que impedem, por exemplo, que as moléculas de água escapem de um copo e se espalhem pelo meio. Não é tão forte como aquela que une o oxigênio aos dois hidrogênios em uma molécula de água, mas mantém o líquido coeso, com volume constante ou um sólido com forma e volume constantes. Se não fossem as forças de coesão todas as substâncias seriam gases ideais.

MATERIAIS UTILIZADOS:

- Bureta;

- Béquer;

- Etanol;

-Água destilada;

- Soluções de detergente 0,5, 1, 2 e 5 %;

PROCEDIMENTOS:

        Prendeu-se a bureta num suporte e encheu-a com água destilada até acertar o zero. Em seguida, abriu-se a válvula da bureta e contou o número de gotas necessárias para escoar 1 mℓ. Repetiu-se a medida mais duas vezes para obter a média de gotas/ mℓ de água. Retirou-se a água e lavou-se a bureta com a próxima solução a ser usada: etanol.

        Repetiu-se o mesmo procedimento da água destilada para o etanol e como resultado foi obtido a média de gotas/mℓ de etanol. Retirou-se o etanol e lavou-se a bureta com a próxima solução a ser usada: detergente 1 %.

        Repetiu-se o mesmo procedimento da água destilada e do etanol para o detergente 1 % e anotou-se o número de gotas necessárias para escoar 1 mℓ de detergente.

Fornecidas as densidades: Água destilada: 0,998 g/cm³; Etanol: 0,891 g/cm³; Detergente 1 %: 1,002 g/cm³. Com os dados fornecidos e descobertos durante o procedimento, calculou-se os valores de tensão superficial dos líquidos utilizando a fórmula: , em que  são, respectivamente, a tensão superficial da água, número de gotas da água e densidade da água, e  são, respectivamente, a tensão superficial do líquido, o número de gotas do líquido e a densidade do líquido.[pic 1][pic 2][pic 3]

RESULTADOS E CONCLUSÕES:

  • Tensão superficial para o etanol:

73 dinas/cm x (0,808 x 18/ 40 x 0,98) = 27,08dinas/cm

  • Tensão superficial para o detergente 0,5%:

73 dinas/cm x (1,001 x 18/ 24 x 0,98) = 55,92 dinas/cm

  • Tensão superficial para o detergente 1%:

73 dinas/cm x (1,002 x 18/ 34 x 0,98) = 39,51 dinas/cm

  • Tensão superficial para o detergente 2%:

73 dinas/cm x (1,004 x 18/ 35 x 0,98) = 39.6 dinas/cm

  • Tensão superficial para o detergente 5%:

73 dinas/cm x (1,012 x 18/ 24 x 0,98) = 56.53 dinas/cm

[pic 4]

        Após realizarmos o experimento concluímos que a tenção superficial dos líquidos está ligada a forças intermoleculares (coesão) e ao volume de gotas dessa substância formada no fim do tubo. A tensão superficial irá variar de acordo com as concentrações e densidades das substâncias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (48.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com