TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE QUÍMICA X RESULTADOS E DISCUSSÕES

Por:   •  4/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE QUÍMICA

X RESULTADOS E DISCUSSÕES

X.1 Prática I

Na prática I do experimento de química, foi medido o teor percentual (volume e volume) de álcool na gasolina através da expressão do título (T%), cuja fórmula é T% = (V álcool / V inicial gasolina) x 100%, e a partir da mistura de 20 ml de gasolina à 20 ml de água foi possível observar que em pouco tempo o volume da água passou a ser de 24 ml, enquanto o de gasolina 16 ml, como sabemos que esta mudança de volumes ocorre devido ao fato de que o álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares assim como as da água, e substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares, podemos então saber que o volume da gasolina diminuiu 4 ml pois estas são as 4 ml de álcool que foram dissolvidas na água, e consequentemente a água passou a ter 24 ml. A partir destes valores foi feita a aplicação na fórmula, e obteve-se que o percentual de álcool na gasolina era de 20%.

[pic 1]

[pic 2]

X.2 Questões

1 - Por que o álcool foi extraído pela água?

O álcool possui em sua molécula uma parte polar referente ao grupo hidroxila e uma parte apolar referente a cadeia carbônica. Portanto ele se dissolveu com a água pois suas moléculas são polares com as da água: substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares. A interação entre moléculas de água e a parte polar do etanol é muito mais intensa devido a formação de pontes de hidrogênio. Estas pontes de Hidrogênio são forças mais intensas do que as existem entre a parte apolar do etanol e as moléculas de gasolina, por isso o etanol se dissolve de preferência na água.

2 - O sistema final é homogêneo ou heterogêneo?

O sistema final é heterogêneo e possui duas fases, a inferior constituída de água com o álcool dissolvido e a superior com a gasolina.

3 - De que é constituída a fase mais densa? E a menos densa?

A fase mais densa é a inferior que é composta pela água e pelo álcool, já a menos densa é a de gasolina, que consequente é a superior.

4 - Leia a o volume final de gasolina, compare com seu volume inicial, aplique a fórmula e determine o percentual de etanol na gasolina.

[pic 3]

[pic 4]

5 - A gasolina analisada está adulterada, ou seja, fora das especificações da ANP?

De acordo com os resultados obtidos e as especificações da ANP, esta gasolina é classificada como adulterada, pois ela com o percentual abaixo do ideal que seria segundo o CNP (Conselho Nacional do Petróleo) entre 24 a 26%, sendo assim, não cumpre a norma da ANP.

        

6 - É possível separar o querosene (mistura de hidrocarbonetos, que são substâncias apolares) de uma mistura querosene-gasolina colocando-a em contato com água (substância polar)? Por que?

Não, pois substâncias apolares dissolvem-se em solventes apolares, e como água é uma substância polar e o querosene uma substância apolar ele não se separaria da gasolina, que como ele, é uma substância apolar, quando colocado em contato com a água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (549.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com