TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temperatura

Seminário: Temperatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Seminário  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

A tabela a seguir nos fornece os valores de conversão de uma unidade para outra.

Pressão

kPa

mmHg

atm

kPa

1

7,5

9,87 . 10-3

atm

101,325

760

1

mmHg

1,33 . 10-3

1

1,32 . 10-3

Temperatura: é a medida da agitação térmica das partículas que constituem a matéria.

Calor: é energia em trânsito. Q = m . c . Δt, onde; m é a massa, c é o calor especifico e Δt é a variação de temperatura.

Fase sólida: é aquela em que as partículas que formam a matéria estão mais organizadas e possui menor energia cinética.

Todo processo que ocorre com liberação de energia para o meio ambiente é denominado exotérmico. O prefixo exo significa “para fora”, isto é, libera energia.

Todo processo que ocorre com a absorção de energia do meio ambiente é denominado endotérmico. O prefixo endo significa “para dentro”, isto é, absorve energia.

Fase liquida: é aquela em que a matéria possui forma variável e volume próprio.Por exemplo: 1 litro de água (volume) é sempre 1 litro de água nas mesmas condições de pressão e temperatura, mas a forma que esse volume de água irá adquirir depende da forma do recipiente em que for colocado.

Nessa fase as partículas da matéria possuem um grau de organização menor que o observado na fase sólida e maior do que verificado na fase vapor ou gasosa.

Fase vapor: Uma substância está na fase vapor quando sua temperatura está abaixo da temperatura crítica.

Uma substância está na fase gasosa quanto sua temperatura está acima da temperatura crítica.

Temperatura crítica: é a temperatura a cima da qual uma substância só pode existir na fase gasosa.

Mudanças de fase: por uma questão de padronização, trabalhamos com valores de temperatura de mudança de fase de agregação das substâncias medidos sob pressão normal (1 atmosfera).

Fusão: é a passagem da fase sólida para a fase líquida.

Solidificação: é a passagem da fase líquida para a fase sólida.

Ebulição: é a passagem da fase líquida para a fase vapor.

Evaporação: é uma sucessão de eventos, como um conjunto de fenômenos isolados e não relacionados, isto é, partículas que escapolem da superfície do líquido.

Condensação: é a passagem da fase vapor para a fase líquida. Se a condensação ocorre devido a um aumento de pressão, ela também pode ser chamada liquefação.

Sublimação: é a passagem da fase sólida para a fase vapor.

Ressublimação; é a passagem direta da fase vapor para a fase sólida.

Fenômeno físico: a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno. Rasgar um papel.

Fenômeno químico: a composição da matéria é alterada, sua composição antes de ocorrer o fenômeno é totalmente diferente da que resulta no final. Queimar o papel.

Toda combustão é um fenômeno químico exotérmico, e a matéria produzida numa combustão é mais estável do que a matéria que sofreu combustão para formá-la.

Propriedades gerais: são aquelas comuns a toda espécies de matéria e estão relacionadas na tabela abaixo.

Propriedade geral

Definição

Exemplo

Impenetrabilidade

Duas porções de matéria não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.

Quando adicionamos uma pequena porção de açúcar em um copo de água, obtemos um material que é líquida e transparente comi a água e doce coma a açúcar, ou seja, que preservou algumas propriedades de cada material isoladamente. Isso é possível porque a açúcar e a água não sofreram nenhum fenômeno química; o que acorreu foi à divisão do açúcar em partículas que passaram, ocupar os espaços vazios deixadas pelas partículas de água líquida impossíveis de serem vistas a olho nu.

Divisibilidade

Desde que a matéria não sofra um fenômeno químico, ela pode ser dividida inúmeras vezes sem alterar suas características.

É o que acontece com o açúcar no exemplo anterior: ele se divide na água em partes tão pequenas que nem podemos vê-las, embora seja possível confirmar sua presença pelo sabor doce característico deixado no líquido ou mesmo esperando que a água evapore para obtê-lo novamente como um resíduo sólido.

Compressibilidade

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com