TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação de Ácido Acético

Por:   •  7/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

FACNET – FACULDADE ANHANGUERA DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO[pic 1]

Titulação de ácido acético

Aluno:                                RA:

Alecsander Alves Surdino                3284345-13860

Gabriel Roberto Lima                3285966-13860

Guilherme Pereira de Abrantes        3286176-13860

  1. Introdução

O processo de titulação é utilizado para determinar a concentração em valores específicos de uma determinada substância, podendo ser ácida ou alcalino básica. Esse experimento tem com objetivo encontrar a quantidade de hidróxido de sódio e a concentração do ácido acético necessários para a reação de neutralização acontecer.

Como a substância analisada é um ácido utilizaremos uma base com a concentração conhecida para determinar a concentração do ácido, caso quiséssemos determinar a concentração de uma base desconhecida utilizaríamos um ácido com concentração conhecida.

  1. Materiais e métodos

  1. Vidrarias e equipamentos do laboratório:

  • Bureta fixa ao suporte universal
  • Béquer
  • Erlenmeyer
  • Balança
  1. Compostos químicos:

  • Ácido acético (vinagre)
  • Hidróxido de sódio (soda cáustica)
  • Fenolftaleína (indicador ácido-base)
  • Água
  1. Método:

        Primeiramente, com o auxílio de um béquer medimos o volume específico do titulado (ácido acético), no caso foram utilizados 0,02L. Em seguida transferimos o titulado para um erlenmeyer que continha 0.001Kg de fenolftaleína e misturamos, obtendo um líquido branco.

        Após isso, calculamos a massa necessária de hidróxido de sódio para obter 1mol dessa substância, somando as massas de cada elemento da substância. Com isso obtemos o valor de 0,04Kg. Preparamos uma solução de hidróxido de sódio e água a concentração de 1mol/L, e colocamos dentro da bureta.

        Depois da preparação do experimento iniciamos a titulação. Colocamos a boca do erlenmeyer na saída da bureta, abrimos a torneira e deixamos cair um pouco da solução de hidróxido de sódio, depois disso misturamos e repetimos esse processo até o ponto de viragem (momento em que a cor do produto se altera).

  1. Desenvolvimento

Para realizar a titulação utilizamos a seguinte equação de neutralização:

CH3COOH + NaOH → CH3COONa + H2O[pic 2]

Na equação (1) podemos observar, assim como todas as outras equações de neutralização, que ao reagirmos um óxido ácido com uma base, obtemos como resultado  um sal e água. Isso foi observado durante o experimento, desde o início encontramos formações de pequenos cristais ao fundo do erlenmeyer.

Para concluir o processo de titulação precisamos encontrar a concentração do ácido acético. Para isso, como já possuímos a equação montada e balanceada, devemos verificar a proporção do ácido para a base. A proporção é determinada pelos coeficientes dos reagentes em (1), no caso do nosso experimento é de 1:1.

Após ter a proporção podemos aplicar os valores na equação abaixo:

A x Ma x Va = B x Mb x Vb[pic 3]

Na equação (2), os valores de A e B correspondem, respectivamente, aos coeficientes do ácido e da base na  equação de neutralização. Ma e Va correspondem à concentração e ao volume específico do ácido. Mb e Vb correspondem à concentração e ao volume específico da base.

Ao aplicar os valores na equação encontramos como valor para a concentração do ácido acético 0.675Mol/L, conforme em (3).

1 x Ma Mol/L x 0.020L = 1 x 1Mol/L x 0.0135L[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (587.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com