TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação ácida e PH

Projeto de pesquisa: Titulação ácida e PH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 8

1 – Resumo 1

2 - Introdução teórica 2

2.1 - O que é ácido? 3

2.2 - O que é base? 3

2.3 – Equação de salinificação 4

2.4 – Titulação do ácido-base 5

Titulação do ácido e estudo do PH

Resumo:

No estudo em laboratório sobre a titulação dos ácidos e estudo sobre PH,iniciamos um procedimento no qual proporcionamos uma base neutra com a cor roxa,e aplicamos na mesma diversas substâncias como por exemplo (sal,sabão em pó,açúcar,sal,limão),e do mesmo avaliamos as cores das substâncias para descobrirmos qual o gênero da mistura se neutra,alcalina,ou ácida,como sabemos a reação de um ácido com uma substância neutra pode regar brusca mudança de cor na mistura, se seu pH for elevado,ou pode permanecer intacta se o mesmo for neutro,e outra diferente cor se alcalino,a base denomina-se titulante e a solução a ser aplicada é conhecida com titulado,nesse mesmo estudo entendemos a tabela de acides,a diferença entre bases,ácidos e alcalinos,procedimentos de cálculos sobre o índice de acides das substâncias,cálculo de pH,onde aplicamos experiência de titulação volumétrica,que é uma análise química quantitativa que aplica-se a fenolftaleína em um ácido-base,e logo em seguida aplica-se gotas do titulado,enquanto mantém o ácido-base me movimento,assim que muda bruscamente a cor do titulante que é conhecida com ponto de viragem é necessário que pare imediatamente o procedimento e faça a leitura no volume do titulante para ver a quantidade que foi necessária para a neutralização do titulado,ai se aplica equações para descobrir a concentração do titulado,para esse procedimento é necessário escolher uma base com pH próximo ou igual a 7.É considerado ácido aquilo que reage com metais provocando em si uma oxidação liberando hidrogênio (H2) reagem com bicarbonatos e carbonatos liberando gás carbônico e neutralizam soluções básicas,e solução alcalinas que geralmente são viscosas ao tato e são corrosivas,e neutralizam os ácidos,nesse principio utilizamos a experiência com repolho roxo para medir o teor de acides de cada substância onde existe uma tabela que constitui de 0 a 14 que determina esse teor de acides através do pH podemos descobrir a concentração de íons de hidrogênio,quanto menor o pH maior a concentração de íons H+ e menor concentração de íons OH-,com o pH de 0 a 7 são as substâncias acidas,7 são neutras, de 7 a 14 alcalinas,a concentração de íons é o que proporciona a diferença de cores nas substâncias onde nos permite avaliar visualmente a classificação das substâncias.

Introdução teórica

O que é ácido ?

São classificadas como ácido, todas as substâncias que podem liberar íons H+ quando forem diluídas em água (solução aquosa). Por causa da liberação de Íons, os ácidos conduzem eletricidade. Os indicadores químicos, que são substâncias que mudam de cor de acordo com a acidez do meio, são muito utilizados em laboratório, como a Fenolftaleína, que fica vermelha em meio básico, e incolor em soluções aquosas. A acidez de um meio é definida pelo pH.Um ácido é considerado forte quando libera o máximo de íons H+ e não os absorve novamente. Exemplos destes são o HCl e o H2SO4, este último está presente nas chuvas ácidas, que causam a corrosão de monumentos e prédios nos centros urbanos. Ácidos fracos liberam poucos íons H+, porém entram em equilíbrio químico (os íons se juntam formando a substância novamente).

O que é base ?

Uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que libera única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. Soluções com estas propriedades dizem-se básicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentrações de íons H.Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOH ou soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado. Pode ser determinado forte ou fraca com o grau de solubilidade.

Equação de salificação

A salificação é também conhecida como reação de neutralização é toda reação que ocorre na mistura de um ácido com uma base,dando origem a sal e água,é necessário que ocorra ionização da mistura em meio aquoso para que aconteça essa reação.Existindo assim neutralização total e neutralização parcial.

Exemplo:

Neutralização total: Após o término da reação, todos os hidrogênios e hidroxilas se neutralizaram.

HCN + KOH → KCN + H2O

Ácido + base → sal + água

ácido cianídrico + hidróxido de potássio → cianeto de potássio + água

Neutralização parcial: No fim da reação, sobram cátions hidrogênio ou ânions hidroxilas.

1 H2CO3 + 1 NaOH → H2O + NaHCO3

ácido carbônico hidróxido de sódio água bicarbonato

Potencial Hidrogeniônico (pH)

O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com