TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 1 e 2

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

Prática Pedagógica IV

TRABALHO 1 & 2

Análise de Livro de Didático de Ciências

 

        São Paulo, 2015


UNIVERSIDADE DE UBERABA

Prática Pedagógica IV

Título: Análise de Livro de Didático de Ciências 9º Ano

Aluno: André Duarte Abou Jaoude                RA: 1101331

Curso: Licenciatura em Química

São Paulo, 2015

  1. A escolha do livro didático

Baseado no guia de livros didáticos publicado pelo PNLD (O Programa Nacional do Livro Didático) do ministério da educação, já foram observadas e recomendadas algumas referências, foi escolhido o livro CIÊNCIAS, (24835COL04) de Fernando Gewandsznajder produzido pela editora Ática. É um livro de volume único que acompanham o aluno da 5 a 9º série.

2. Proposta pedagógica

Na proposta pedagógica apresentada são discutidas ideias acerca da construção do conhecimento, relação com concepções já presente dos alunos e contextualização do conteúdo aprendido, apoiando-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ele sempre expõem itens a serem estudados mais profundamente, esse livro pode usar usado como direcionador de pesquisa, pois então tem uma visão ampla da ciência e tenta transmitir essa ideia para o aluno e professor.

.3. Conhecimentos e conceitos

O livro abrange muitos assuntos, trata de todos os temas clássicos da Ciência para o ensino fundamental, utilizando uma divisão tradicionalmente usada: Geologia, Astronomia, Ecologia, Botânica, Zoologia, corpo humano, tipos de substância, reações químicas, Mecânica, Termodinâmica, ondas, Óptica e Eletromagnetismo. Possui alta interdisciplinaridade visando que beira conhecimentos de Física.

4. Pesquisa, experimentação e prática.

Em pouca quantidade existem sugestões de atividades envolvendo produção de gráficos, tabelas e figuras, porém a atividade deve ser elaborada pelo professor pois o livro não contempla atividades. O uso de outras mídias é incentivado principalmente pela indicação de buscas na Internet, é um livro moderno que dá orientação para o uso da internet para intermédio do aprendizado.

5. Cidadania e ética

O livro apresenta uma discussão sobre as diretrizes para o ensino de Ciências no País e propõe reflexões sobre a importância da avaliação para a condução do processo de ensino, em meio de todo o conteúdo abordado com relação a química é sempre sugerido situações reais com notável preocupação ambiental.

6. Ilustrações, diagramas e figuras

O livro é muito bem ilustrado, existe tanto figuras como tabelas de fácil entendimento, podendo o aluno no estudo em casa ter melhor interpretação do que é visto, existe imagens contemplando diversidade étnica, com todas as menções a fontes. O livro tem boa estrutura de paginação, o que pode facilitar o acompanhamento pelo aluno, as diferentes unidades são facilmente identificáveis pelo uso de cores nas bordas das páginas.

7. Manual do professor

Não pude ter a cópia de um exemplar com o manual do professor, segundo a própria avaliação do PNLD o livro propõe reflexões sobre a importância da avaliação para a condução do processo de ensino e aprendizagem, sem, no entanto, apresentar sugestões de atividades específicas, que possam ser usadas em sala de aula.

8. Texto de análise (Trabalho 2)

A principio o livre parece ser uma boa escolha para ser adotado, ele é bem editado, bem contextualizado e possui muitas ilustrações, é um livro relativamente novo, com última edição lançada em 2009, ele orienta o aluno e ao professor o aprofundamento do conteúdo dando um bom direcionamento teórico e sempre sugerindo sites na internet, porém na prática ele tem uma linguagem de difícil entendimento para um aluno do ensino fundamental, ele deve ser usado em uma turma muito bem preparada como base de uma aula mas na minha opinião não deve ser estudado pelo aluno sozinho, ele é bom para basear uma aula a partir dele mas ele não é simples o suficiente para que o aluno o consulte sozinho, não possui atividade para fazer e possui poucos exercícios os mesmos devem ser criados pelo professor. Acredito que é um bom livro para ser implementado em uma turma avançada, agora em uma turma comum acredito que seja melhor um livro mais simples, com uma linguagem mais usual e mais autoexplicativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com