TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  26/9/2015  •  Monografia  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 6

Sequência de Atividades: [pic 1]

“Vamos contar e recitar?”.

ESCOLA: EMEI “Profª Jane  Palumbo”

EIXO: Matemática

FAIXA ETÁRIA: 4 e 5 anos – Pré I

DURAÇÃO: 1° semestre – 2015

PROFESSORAS: Andréa, Camila, Crystiane, Eva Vilma, Jéssica, Lilian, Maria Inocência, Marta, Nadir, Raimunda, Renata Lemes, Rosiene.

JUSTIFICATIVA:

As crianças desde o nascimento estão inseridas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. O cotidiano já apresenta esta situação matemática: elas recorrem à contagem e operações para resolver problemas cotidianos como conferir figurinhas, repartir balas, mostrar com os dedos a idade. Os jogos que iremos propor ajudam as crianças a organizarem as informações e estratégias que já possuem, bem como proporcionam condições para a aquisição de novos conhecimentos como: a idéia de quantidade, reconhecimento de algarismos, realização de contagem termo a termo, recitação numérica, registro mesmo que de forma não convencional e o respeito às regras, num contexto significativo, prazeroso e divertido.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

  Apropriar-se da série numérica oral;

 Realizar a correspondência termo a termo, respeitando a ordem convencional da série numérica;

 Reconhecer os algarismos nas situações cotidianas ou nos jogos.

CONTEÚDOS

Conhecimento da série numérica oral;

Quantificação.

Recitação numérica;

Contagem e correspondência termo a termo;

 Leitura numérica;

Contagem dentro de um contexto significativo através de jogos, músicas e brincadeiras;

Interesse pelos jogos, brincadeiras, músicas e atividades propostas;

Respeito pelas regras dos jogos e brincadeiras.

ATIVIDADE INICIAL: Realizar a atividade com um grupo pequeno de alunos para que possa observar e anotar o que cada um sabe.

RECITAÇÃO:

O.D.: Perguntar até que número sabe contar e pedir que conte (anotar na pauta).

CONTAGEM TERMO A TERMO:

O.D.: Brincadeira de pegar objetos: espalha-se objetos ou brinquedos e ao sinal do professor os alunos pegam quantos objetos conseguirem e ao final contam para saber quantos pegaram.

ATIVIDADES:

1) Músicas, parlendas e brincadeiras que envolvam a sequência oral: elefante incomoda; indiozinhos; minhoquinha fazendo ginastiquinha; a galinha do vizinho; que horas são; 1, 2 feijão com arroz; 1, 2, 3 sacos de farinha; as caveiras; chinês; etc. (em anexo)

2) Ler histórias que envolvam contagens. Ex: Dez sacizinhos, As fadinhas, Meus porquinhos, vamos contar de 1 a 9, Os monstros Travessos (um divertido livro para aprender a contar) Kate Daubney, vamos contar de 10 a 100, etc.

O.D.: Ler o livro previamente; deixar as crianças explorar os livros com cuidado e realizar contagem durante a história.

3) Distribuição de materiais, conferir peças de jogos, brinquedos do parque, dividir equipes para jogos ou outras atividades.

O.D.: De acordo com a atividade, pedir ajuda na hora de distribuir os materiais, contar as peças dos jogos para dividir entre os alunos ou para saber se está completo, etc.

4) Contar alunos

O.D.: Contar quantos alunos vieram, quantos são meninos e meninas, quantos faltaram, registrar na lousa. Variar as formas de contagem.

5) Calendário

O.D.: Fazer a contagem de dias, quando necessário. Marcar no primeiro dia do mês as datas significativas como aniversários, passeios, festas, feriados, etc.

6) Jogos com dado: Apresentar os jogos no coletivo, jogar com as crianças e quando estiver no diversificado incentivar a participação. Acompanhar e intervir sempre que possível.

  1. DADO GIGANTE

O.D.: Com um dado gigante feito com caixa de papelão, cada aluno jogará e deverá fazer aquilo que os colegas ordenarem de acordo com a quantidade obtida no dado. Por ex.: dar 3 pulos, bater 4 palmas, dar 2 voltinhas, bater os pés 5 vezes, dar 6 gritinhos, etc.

  1. TRILHA SEM NÚMERO

O.D.: Confeccionar trilhas sem números (apenas as casas) e pedir para que o aluno jogue o dado e avance o número de casas correspondentes. Oferecer mais de um dado para os grupos que têm mais conhecimentos.

  1. JOGO DA ÁRVORE, TARTARUGA OU CARACOL (COM NÚMERO E SEM NÚMERO)

O.D.: Confeccionar um tabuleiro com o desenho da árvore ou tartaruga, joga-se o dado e colhe o número de frutas ou peças de acordo com a quantidade correspondente no dado. Pode variar o jogo completando o tabuleiro ao invés de retirar as peças. O jogo será realizado em pequenos grupos e ganha quem colher ou completar todas as peças primeiro. Variação: o jogo da árvore ou tartaruga poderá ser jogado na lousa, inicialmente.

Jogo com números:

A professora deverá providenciar o material: um tabuleiro grande em forma de joaninha (ou caracol, ou tartaruga) para cada criança com números de 2 a 12, vinte fichas ou tampinhas e dois dados. Apresentar o jogo primeiramente no coletivo para que as crianças compreendam as regras e depois formar duplas para jogar.

  1. JOGOS DE 30 CASAS

O.D.: Confeccionar tabuleiro com “30 casas” e fechar da mesma cor. O jogo poderá ser realizado em duplas ou trios em que a crianças joga o dado (1º utilizar um dado e de acordo com o andamento da turma utilizar 2 dados) e a quantidade que sair do dado ela deverá preencher as casas com as fichas. Ganha o jogo quem preencher as 30 casas primeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (358.1 Kb)   docx (241.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com