TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Química

Ensaio: Trabalho De Química. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Ensaio  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho De Química

 

1) Quem foi Daniell?

 

John Frederic Daniell foi um químico e físico britânico.

Em 1831 foi o primeiro professor de química no King's College de Londres, que havia sido recentemente fundado.

Seu nome é o mais conhecido pela sua invenção da pilha de Daniell. Inventou também o higrômetro e um pirômetro do registro.

 

2)Desenhe a pilha de daniell.

 

3)Explique como funciona a pilha de Daniell:

 

Catodo é o eletrodo positivo, é o eletrodo onde ocorre a redução, ocorre ganho de elétrons, já anodo é o eletrodo negativo, é o eletrodo onde ocorre oxidação, ocorre perda de elétrons.

Nesta pilha é possível verificar as semi-equações da reação.

Cu2+ +2e- --> Cu(s)

o íon cobre (Cu2+) da solução é reduzido por 2 e- que vem da corrente elétrica.

Zn(s) --> Zn2+ + 2e- 

o zinco é oxidado, formando íon zinco (Zn2+) e 2 e-. Estes elétrons serão os responsáveis pela geração da corrente elétrica do sistema (pilha).

Cu2+ + 2e- --> Cu0 

Zn0 --> Zn2+ + 2e-

__________________

Zn0 + Cu2+ --> Zn2+ + Cu0

Com o desenvolvimento da reação, ocorrerá formação de cobre metálico, que se depositará na superfície do eletrodo de cobre, já o eletrodo de cobre será corroído, pois o zinco está se transformando em íons que irão para a solução de sulfato de zinco.

A pilha de Daniell pode ser escrita por:

Zn0 + Cu2+(aq) --> Zn2+(aq) + Cu0 

ou

Zn | Zn2+ || Cu2+ | Cu

onde, || representa a ponte salina.

4) Qual função da ponte salina?

Sua função é permitir o intercâmbio de íons entre as células, permitindo fechar o circuito para a corrente contínua produzida entre os eletrodos que estão mergulhados nas soluções eletrolíticas contidas nas semi-células.

5) Explique quem é o cátodo e porque?

O cátodo é a designação atribuída ao eléctrodo negativo de uma fonte eléctrica de alimentação. Em química, corresponde ao eléctrodo negativo na electrólise (célula electrolítica), para o qual os íonspositivos (cátion) normalmente são atraídos. O eléctrodo positivo designa-se por ânodo. Nos instrumentos electrónicos, o cátodo é a parte que produz elétrons. É, aliás, a partir do cátodo que no interior destes instrumentos os elétrons fluem. Os instrumentos electrônicos podem ser válvulas termoiónicas, onde os elétrons são produzidos pelo efeito calorífico de uma corrente aplicada;fotocélulas, onde os elétrons são produzidos pela interacção da luz com um material semicondutor ou certos instrumentos como o fotomultiplicador, onde se geram fotoelétrons por efeito fotoeléctrico.

O cátodo é mantido negativo em relação aos outros eléctrodos do dispositivo (ânodos) para garantir que os electrões libertados fluam do cátodo para o ânodo. Contudo, numa pilha primária ou secundária, o cátodo é o eléctrodo que espontaneamente se torna negativo durante a descarga, e, portanto, a partir do qual os elétrons são emitidos.

6) Explique quem é o ânodo e porque?

Ânodo, ou anodo é o pólo positivo de uma fonte eletrolítica, no caso da eletrólise, é o eletrodo para onde se dirigem os ânions, no caso das válvulas termiônicas, ou válvulas eletrônicas, o ânodo é chamado de placa, é o eletrodo para onde se dirigem os elétrons  acelerados termicamente pelo cátodo, eletrodo negativo, aquecido pelo filamento.

 

7) Explique a diferença entre a pilha comum da alcalina:

 

As pilhas atuais, tanto as comuns quanto as alcalinas, são derivações da bateria criada em 1867 pelo engenheiro francês Georges Leclanché (1839-1882). O dispositivo produz energia elétrica a partir de reações químicas que ocorrem em seu interior. Ela é composta por um eletrodo negativo (catodo), um positivo (ânodo) e um eletrólito, que atua como um condutor entre os dois eletrodos. Ao se colocar o catodo e o ânodo em contato, por intermédio do eletrólito, ocorre uma reação química em que o ânodo fica com falta de elétrons, ou seja, positivo, e o catodo com sobra de elétrons (negativo), gerando uma diferença de potencial elétrico entre os dois pólos. A pilha fica fraca depois de os materiais reagirem totalmente entre si. As pilhas alcalinas têm uma durabilidade maior devido à pureza de seus materiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com