TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Derretendo Isopor

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  1.205 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO Isopor é um polímero resultante da polimerização do monômero estireno, daí o nome poliestireno que, à temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido. Pode-se dizer que se trata de uma resina do gruo dos termoplásticos, que é flexível e moldável sob a ação do calor. A leveza do isopor é justificada pele composição: mais de 90% de ar.

DESENVOLVIMENTO

O isopor é basicamente poliestireno expandido. Ou seja, boa parte do material é ar. A presença de grande quantidade de ar aprisionada no material é o que garante a sua capacidade de isolamento. A acetona desestabiliza a estrutura do material.

Já que a acetona pura é dificilmente encontrada, é possível optar pela acetona comum, que é encontrada em farmácias. Ela é composta de água, acetona e álcool, fazendo com que o isopor não dissolva. Sendo assim é necessário separar a água e o álcool da acetona com aguarrás.

MATERIAIS UTILIZADOS

 Acetona  Recipiente de polietileno  Pedaços de isopor  Aguarrás

EXPLICAÇÃO QUÍMICA Ao mergulhar o pedaço de isopor na acetona, ele libera todo o ar pressionado em seu interior na forma de gás carbônico, transformando-se em uma pasta. Isso ocorre por que os dois compostos, acetona e isopor, são apolares: “semelhante dissolve semelhante”, portanto, isopor se dissolve em acetona. Sob a ação da acetona, o isopor toma a forma pastosa, moldando-se com facilidade em torno de um molde, neste caso o recipiente. Ao resfriar, o produto readquire o estado sólido. Os diversos objetos de isopor a que temos acesso são ( peças de uso doméstico, embalagens, etc) através do resfriamento após a moldagem.

CONCLUSÃO Ao adicionar poliestireno à acetona, esta enfraquece as interações entre os monômeros (estirenos), liberando todo o ar que estava aprisionado entre essas moléculas. Isso ocorre porque a região apolar da acetona interage com o isopor. Isso resulta em um isopor sem ar e viscoso.

BIBLIOGRAFIA COMO DERRETER ISOPOR EM CASA. CANAL MANUAL DO MUNDO. Disponível em: <https://youtu.be/-9uilbKhAoM>. Acesso em: 27 out. 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com