TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Pilhas de Daniel

Por:   •  7/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 4

  • DIFERENÇA ENTRE AS PILHAS

As pilhas são um dispositivo que tem a função de converter energia química em elétrica. Elas são subdividas em dois tipo: pilha primária e pilha secundária (acumulador). As Primárias (não recarregáveis), são aquelas em que o produto químico não pode voltar à sua forma original uma vez esgotado, por ter convertido a energia química em elétrica. As Secundárias (recarregáveis), são aquelas em que a transformação da energia química em elétrica é reversível, podendo ser recarregadas e utilizadas várias vezes. Estas pilhas também se denominam como acumuladores.

  • DIFERENÇA ENTRE A PILHA COMUM E ALCALINA

Podemos ver a diferença entre elas em três divisões: Composição, aplicação e durabilidade

Composição: A pilha alcalina é feita por uma mistura eletrolítica (Hidroxido de sódio em pasta) de NaOH, por ser um bom condutor eletrolítico. A pila comum contém cloreto de amônio NH4Cl (sal ácido) e recebe a classificação de ácida.

Aplicação: A pilha seca é usada para utilização de correntes pequenas em serviços contínuos, sendo indicada para objetos que não exija tanta energia como por exemplo rádios portáteis, telefones, campainhas, lanternas, etc. A pilha alcalina, por sua vez, é apropriada para equipamentos que requerem descargas de energia rápidas e fortes, como brinquedos, câmeras fotográficas digitais, MP3 players, etc.

Durabilidade: O Hidróxido de sódio possui maior condutividade elétrica e consequentemente vai transportar energia mais rapidamente que o Cloreto de amônio, assim fazendo com que a pilha alcalina dure mais. Esta reação rápida em pilhas básicas proporciona maior vida útil aos seus constituintes.

  • NOMENCLATURA E DIFERENÇA DAS PILHAS

O formato e a nomenclatura das pilhas no Brasil, são designados pelo Instituto Nacional Americano de Padrões (ANSI). Atualmente existem dois tipos de pilhas que são mais utilizados, a AA e AAA.

A pilha AA ou 2A é a mais encontrada. Feita de tamanho médio, é normalmente utilizada em relógios de parede, lanternas, etc.

A pilha AAA, também chamada de 3ª ou a pilha palito, é menor, utilizada em controle remoto e MP3, onde o tamanho da pilha necessita ser menor. A voltagem de ambas as pilhas é de 1,5v, e elas só são divididas pelo tamanho.

Além das mais utilizadas, existem também as pilhas C (formato médio) geralmente usadas em lanternas pequenas. Também existem no mercado as pilhas D (formato grande), que normalmente são utilizadas em lanternas maiores. Esses dois últimos tipos raramente possuem recarga.

Dentre dos 8 tipos de pilhas existentes, poucas são conhecidas. Confira cada uma delas:

  • Pilha de lítio: É aquela que usamos em calculadoras, câmeras fotográficas, controle remoto e tem tensão de 3V; Existem dois tipos principais de pilhas ou baterias de lítio, uma delas é denominada de pilha de lítio-iodo. Ela foi desenvolvida principalmente para ser usada em marca-passos cardíacos, já que é bastante leve, segura (não libera gases, pois é fechada hermeticamente), tem uma boa durabilidade (cerca de 8 a 10 anos)                                                      
  • Pilha de botão com óxido: São as que utilizamos nos relógios e possuem tensão de 1,55V; igual a de cima, porem duram menos tempo
  • Pilha Seca/ alcalinas Pilha Seca: São utilizadas em lanternas, brinquedos, alarmes e possuem tensão de 1,5V;
  • Pilha Alcalina: A mais conhecida de todas que é usada em equipamentos portáteis de som, jogos, câmeras fotográficas e, assim como a pilha seca, também possui tensão de 1,5V;
  • Pilha de botão zinco-ar: São utilizadas nos aparelhos auditivos e possuem tensão de 1,4V;
  • Pilha ou Acumulador NiCad: São utilizadas em ferramentas elétricas, telefones sem fio e possuem tensão de 1,2V;
  • Acumulador de Li-Ion: Usadas em câmeras de vídeo digital e PC portáteis, sua tensão é de 3,6V;
  • Acumulador NiMH: São utilizadas também em telefones sem fio, câmeras e PC portátil e possui tensão de 1,2 V.

Potência máximaA pilha alcalina conduz a corrente elétrica com mais eficiência e tem vida útil mais longa

O pólo positivo de uma pilha alcalina é recheado de carbono. O negativo possui zinco. Uma mistura de dióxido de manganês, carbono, cloreto de zinco e hidróxido de potássio permite o contato entre os dois pólos

Pilha comum

Quando os pólos são ligados externamente, o zinco libera elétrons que passam pelo aparelho e voltam para a pilha

Pilha alcalina

As substâncias químicas que permitem o contato entre os dois pólos transferem os elétrons com mais facilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (84.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com