TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Química

Por:   •  24/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O fenômeno onde substâncias são transformadas em outras é conhecido como reações químicas, podendo ser uma ou mais substâncias, e são representadas a partir de equações químicas, as equações mostram quais são os reagentes e produtos envolvidos na reação, onde reagentes são as substâncias nas suas fórmulas originais, já o produto é o resultado das combinações dos reagentes.

É possível perceber que varias reações químicas estão presentes nas nossas vidas, oxidação, fogo e até algumas reações que ocorrem dentro do nosso organismo podem ser alguns desses exemplos.

Basicamente algumas reações químicas produzem efeitos que podem ser visíveis ao olho nu, tais efeitos são classificados como, mudança de cor, formação de precipitado, desprendimento de gás, absorção de luz, etc.

Segundo o químico Laurent Lavoisier qualquer que seja a transformação ocorrida em uma reação química as massas permanecem constantes, e que a soma dos reagentes é igual a soma das massas dos produtos, Conhecido como lei de Lavoisier.

Vale lembrar que em uma equação química o reagente vem primeiro que o produto, um exemplo simples em que duas moléculas de gás hidrogênio(reagente), juntam-se com uma molécula de gás oxigênio (Reagente) formando duas moléculas de água(Produto).

2H2       +       O2    →       2 H2O

2. OBJETIVO

Identificar de forma qualitativa as transformações ocorridas em uma reação química, observando evidencias de acordo com as classificações da mesma.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Materiais

Para realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais:

  • Estantes com tubos de ensaio
  • Pinça tesoura
  • Vidro de relógio
  • Provetas
  • Pipetas de 5mL
  • Termômetro
  • Bastão de vidro
  • Espátula
  • Béquer de 100 mL
  • Magnésio em fita
  • Palha de aço

       3.2 Reagentes

Para realização do experimento foram utilizados os seguintes reagentes:

  • Solução de cloreto de ferro III (FeCl3) a 3%
  • Solução de Hidróxido de sódio (NaOH) 1M
  • Solução de acetato de sódio (CH3COONa) 1M
  • Solução de Sulfato de cobre II (FeSO4) 1M
  • Carbonato de cálcio (caCO3)
  • Solução de acido clorídrico(HCl) 1M
  • Solução de Brometo de potássio (KBr)
  • Fenolftaleína

3.3 Metodologia

Realizou-se este experimento dividindo-o em etapas distintas, na primeira etapa adicionou-se 5 mL de solução de cloreto de sódio e 5 mL de brometo de potássio em um tubo de ensaio, observou-se a reação química em seguida. Na segunda etapa adicionou-se em um tubo de ensaio 5,0 mL de solução de cloreto de ferro III e 5 mL de solução de hidróxido de sódio, observou-se se houve formação de precipitado e foi anotado.

Na terceira etapa com uma pinça tesoura levou-se um pequeno fragmento de magnésio, a chama emitida pelo bico de gás recolheu-se em um vidro de relógio. O fragmento de magnésio que foi levado a chama, no vidro de relógio adicionou-se 5,0 mL de água destilada e com um bastão de vidro agitou-se até homogeneizar, em seguida adicionou-se 3 gotas de fenolftaleína, e anotou-se o ocorrido.

Na quarta etapa em um tubo de ensaio adicionou-se 3,0 mL de solução de sulfato de cobre II, em seguida introduziu-se uma pequena parte da palha de aço no tubo de ensaio ficando-se totalmente imersa a solução, observou-se resultado. Quinta etapa adicionou-se 5,0 mL de ácido clorídrico 1M e 1g de carbonato de cálcio, registrou-se o ocorrido.

Sexta e sétima etapa dissolveu-se em um tubo de ensaio uma pequena quantidade de hidróxido de sódio em 5,0 ml de água destilada, realizou-se em outro tubo de ensaio o mesmo passo acima, porém dissolveu-se uma pequena quantidade de acetato de sódio, respectivamente anotou-se a mudança de temperatura em ambas as etapas.  

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

  Tubo 1: Adicionado 5,0 ml de solução de cloreto de sódio com 5,0 ml de brometo de potássio ocorreu uma reação de combinação iônica, contudo nada aconteceu. E sua equação balanceada é: NaCl+KBr

[pic 1]

Figura 1: Solução de cloreto de sódio e brometo de potássio

   Tubo 2: Ao adicionarmos 5,0 ml de solução de cloreto de ferro III a 5,0 ml de solução de hidróxido de sódio observou-se a formação de um precipitado, com duas fases e o líquido com coloração marrom, sendo esta reação uma reação de dupla-troca e sua equação balanceada é: FeCl3(aq) + NaOH(aq) → Fe(OH)3(s) + NaCl(aq)

[pic 2]

Figura 2: Solução de cloreto de ferro III e hidróxido de sódio

   Tubo 3: Levar um pequeno fragmento de magnésio seguro por uma pinça-tesoura e em seguida, recolher o produto em um vidro de relógio. Adicionar 5,0mL de água destilada, depois adicionar 3 gotas de fenolftaleína

[pic 3]

Figura 3: Fragmento de magnésio sendo levado para à chama do bico de gás

[pic 4]

Figura 4: Fragmento de magnésio após ser levado à chama

[pic 5]

Figura 5: Fenolftaleína com o fragmento de magnésio

   Tubo 4: Ao emergir uma pequena porção de palha de aço em uma solução de sulfato de cobre II de 3,0 ml pode se observar que ao passar o tempo o sulfato de cobre I foi oxidando o ferro deixando assim a solução com coloração azul e após a formação do sulfato de ferro e cobre elementar alterou-se a coloração da solução passando assim a ficar amarela, onde esta reação não poderia se proceder inversamente pois o ferro é mais reativo, sendo assim esta reação é uma reação de oxirredução e sua equação balanceada é: CuSO4 + Fe → FeSO4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (673.5 Kb)   docx (569 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com