TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Química

Por:   •  23/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

         Segunda a professora Tatiana Dillenburg Saint’Pierre da PUC, densidade pode ser definida como uma propriedade da matéria que relaciona massa e volume(1).Em outras palavras, ela define a quantidade de massa de uma substância contida por unidade de volume. Densidade = massa / volume.

          Há uma pequena diferença entre densidade e massa específica. A massa específica, embora definida de forma semelhante à densidade, contudo para um material e não um objeto é propriedade de uma substância, e não de um objeto.

         A densidade ou mais especificamente a massa específica da água à pressão normal e à temperatura de 25 °C, é de aproximadamente 0,99707g/cm³, e a 4 °C, onde se atinge sua densidade máxima, é de 0,99997g/cm³.

As vidrarias de laboratório são em sua maioria instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto as vidrarias devem ser tratadas com muito cuidado, por se tratar de instrumentos caros e devido ao constante uso em qualquer trabalho científico.

Cada vidraria é usada para uma finalidade específica, os mais estreitos como pipeta e balão volumétrico identificam facilmente a variação de pequenas gotas no volume do recipiente, facilitando a observação do menisco.

Ao desenvolver o experimento, percebe-se a extrema importância de fatores como analise corretas das medidas representada nos materiais volumétricos, além da averiguação e limpeza do instrumento, para a confiabilidade do resultado, também importante é a aferição constante da temperatura com termômetro, pois o líquido do procedimento possui alteração na densidade em função da temperatura. A repetição do procedimento define a precisão do cálculo, essa precisão constrói a exatidão na conclusão dos resultados através de um padrão comparável.

Toda medição envolve algum tipo de erro associado a ela. Todas as leis científicas são baseadas em observações, que requerem algum tipo de medição que comprovem sua legitimidade, sendo assim é de extrema importância levar em consideração qualquer tipo de desvio na obtenção de dados, que possa induzir ao erro. (2)

Existem três tipos de erro, o erro grosseiro; o sistemático e o aleatório (3). O erro grosseiro pode acontecer, por exemplo, por distração, ou seja, imprecisão entre a leitura e o registro dos dados.

O erro sistemático é o tipo de erro que está diretamente ligado aos seus equipamentos de trabalho, como erro de calibração. Este erro é repetitivo e difícil de ser detectado.

O erro aleatório é comum nos experimentos científicos, pois é impossível fazer uma medição 100% exata devido ao erro humano, ambiente de trabalho, entre outros.

Esses erros podem ser medidos através de cálculos matemáticos de duas formas diferentes, sendo eles o erro absoluto e o erro relativo.

O erro absoluto é definido pela seguinte fórmula:

Erro absoluto = Valor verdadeiro – Valor experimental

O erro relativo é definido pela seguinte fórmula:

Erro relativo (%) = (Erro absoluto / Valor verdadeiro) * 100

OBJETIVO

Este experimento tem como objetivo demonstrar através da medição da densidade da água, usando vidrarias distintas, possibilitando a verificação da diferença de exatidão e precisão que possa haver entre um equipamento e outro.  

MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais utilizados:

  1. Béquer de 100 mL
  2. Balão volumétrico de 50 mL
  3. Balança de precisão (SHIMADZU AUY220)  
  4. Termômetro (0°C – 150°C)

Reagentes utilizados:

  1. Água destilada (H2O)

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Pegou-se um béquer de 100 mL e um balão volumétrico que estavam devidamente secos e limpos, eles foram pesados em uma balança de precisão e tiveram suas respectivas massas anotadas. Em seguida, foi colocado água destilada (H2O) até a marca de 50 mL no balão volumétrico e no béquer. Já com a água destilada, levou-se a vidraria ate a balança de precisão e anotaram-se suas respectivas massas. Logo após a pesagem, foi medida e anotada a temperatura da água destilada em cada vidraria.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Ao pesar, respectivamente, o béquer e o balão na balança de precisão foi obtido os seguintes valores:

Béquer

Balão Volumétrico

Mrecipiente

64,1171 g

42,5384 g

Mrecipiente + Mágua

105,7207 g

92,1725 g

Mágua

41,6036 g

49,6341 g


        Nota-se que já nessa tabela obtém diferentes valores de M
água para cada recipiente. A densidade da água em cada recipiente foi calculada para obter o valor de erros absolutos e relativos (Temperatura da água 29°C)

Béquer

Balão Volumétrico

Densidade água

0,83 g/mL

0,9927 g/mL


        Os resultados apresentados aqui já estão representados na regra de algarismos significativos, devido a melhor calibração do balão, seus resultados são melhores.

Béquer

Balão Volumétrico

Erro Absoluto

0,064 g/mL

0,002088 g/mL

Erro Relativo

6,4%

0,2096%

Obs.: Cálculos anexados após o tópico de referências bibliográficas.

CONCLUSÃO

De acordo com o experimento realizado, o balão volumétrico tem medidas melhores do que a do béquer. Pesquisando a fundo o assunto notamos que esta diferença se dá porque o béquer tem medidas precisas e não muito exatas, já o balão volumétrico tem medidas precisas e exatas, portanto podemos dizer que o balão volumétrico é mais adequado para obter medidas precisas e exatas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com