TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trimiristina

Por:   •  19/5/2015  •  Dissertação  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 2

A técnica de extração com solventes orgânicos é bastante utilizada em laboratórios de química orgânica e farmácia, e torna possível o isolamento de substâncias específicas com alguma função farmacêutica, industrial ou alimentar.

O presente Relatório descreve o processo da extração da trimiristina a partir da Noz Moscada, que é uma especiaria do gênero Myristica, pertenceafamília Myristaceae e que possui vários outras substâncias em sua composição, tais como: gordura, óleos essências, amido e celulose .

A noz moscada pode ser utilizada na culinária como condimento; na medicina, na forma de nano partículas como carreadoras de fármacos lipofílicos no organismo, além ser um considerável antioxidante. (PETERSEN; FAHR; BUNJES,2010; OLALEYE; AKINMOLADUN AKINDAHUNSI,2006

A trimiristina(C45H86O6), um dos componentes da noz-moscada, é um triacilglicerol cuja hidrolise resulta em único ácido graxo denominado de ácido mirístico (C13H27CO2H). Está presente no óleo fixo da noz-moscada, sendo a massa de óleo cerca de 20% a 40% da semente e a massa de trimiristina aproximadamente 73% da massa de óleo, ou seja, entre 14 e 30% da massa total. A fusão da trimiristina ocorre a temperatura de 54ºC a 55ºC (BALMER, 2007).

Devido à insolubilidade em água a trimiristina não pode ser extraída por este solvente, e também não é volátil para ser extraída por arraste a vapor. O método mais apropriado para essa extração é o da extração por solvente, que deve ser o mais apolar possível. (VOGEL, 1988). O método mais apropriado para nosso trabalho foi utilizar solvente de clorofórmio

Palavras-chaves: contextualizar as funções orgânicas e extração da trimiristina por solvente;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com