TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extraçao Da Trimiristina Da Noz Moscada

Trabalho Escolar: Extraçao Da Trimiristina Da Noz Moscada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  6.205 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Relatório da aula prática de Química Orgânica Biológica

Experimento 4

Extraçao da trimiristina da noz moscada

Resumo

Por meio desse experimento foi feita a extração da trimirestina presente na noz moscada. A trimirestina é um triacilglicerol, ou seja é formado por um glicerol(álcool) e uma outra subunidade chamada de ácido mirístico. Também a partir do isolamento desta estrutura pode-se descobrir o ponto de fusão da mesma. Dessa forma a partir de uma reação de saponificaçao, essa substância serve de materia prima para a composiçao de sabões.

1.Revisão Bibliográfica

Lipídeos

Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas como: reserva energética, isolante térmico , proteçao contra choques mecânicos, constituição da membrana plasmática das células. O nome lipos vem do grego e significa gordura.

Os lipideos podem ser classificados como lipideos simples e lipideos complexos. Os lipideos simples são aqueles que sofrem quebra pela molecula da agua(hidrolise), produzindo ácidos graxos e alcoois. São óleo, gorduras e ceras. Os lipideos complexos são aqueles que possuem outros grupos alem de ácidos graxos. São insoluveis em água. Nesta classe estao incluídos os fosfolipídeos, glicolipídeos, carotenoides, tocoferois(Vit. E), algumas vitaminas como A, D, K, esteroides, etc.

Os lipideos tem inumeras utilizaçoes como por exemplo: alimentação com os óleos de cozinha, margarina, manteiga, maionese, na composição de produtos manufaturados que podem ser sabões, resinas, cosméticos, lubrificantes e também como combustíveis alternativos.

Noz-Moscada

A noz-moscada, uma especiaria proveniente da asía do gênero Myristica, pertencente à família das Myristicaceae, possui ainda em sua composição muitos outros componentes, como compostos azotados, gordura, óleos essenciais, amido e celulose. É utilizada como condimento na alimentação e também, na medicina, na forma de nanopartículas carregadoras de fármacos lipofílicos no organismo, alem de possuir considerável função antioxidante (PETERSEN; FAHR; BUNJES, 2010; OLALEYE; AKINMOLADUN; AKINDAHUNSI, 2006).

A trimiristina(C45H86 O6 ), um dos componentes da noz-moscada, é um triacilglicerol cuja hidrolise resulta em único ácido graxo denominado de ácido mirístico (C13H27CO2H). Está presente no óleo fixo da noz-moscada, sendo a massa de óleo cerca de 20% a 40% da semente e a massa de trimiristina aproximadamente 73% da massa de óleo ou seja, entre 14 e 30% da massa total. A fusão da trimiristina ocorre a temperatura de 54ºC a 55ºC (BALMER, 2007).

2.Materiais e métodos

2.1 Materiais

Noz-moscada em pó

Panela para banho maria

Balança

Camisa e mangueiras

Balão volumétrico

Bequer

Éter etílico

Papel pregueado para filtro

Etanol absoluto

Funil de vidro

Funil bunchner

Aparelho digital que mede pontos de fusão

Placa de petri

Figura 1 – Fórmula estrutural da Trimiristina

2.2 Métodos

No experimento a massa da noz-moscada em pó foi pesada. A massa da noz foi posta em um balão volumétrico e misturada a 25 ml de éter etílico(solvente), o eter foi utilizado porque tem a capacidade de dissolver a tirimisina e não altera as caracteristicas da mesma. Essa mistura foi levada a uma panela com água à 34oC, para que o solvente evaporasse em um sistema de refluxo, por 40 minutos. Após esse periodo a amostra foi filtrada.

A amostra foi novamente posta em banho maria por 4 minutos para que o solvente(etanol absoluto) evaporasse. Depois esse período a amostra foi resfriada e com isso houve a cristalizaçao do lipídeo. Esse material foi novamente filtrado com álcool etílico e separado.

A trimiristina foi posta para secar por um período maior que 24 horas e com isso descobriu-se a porcentagem de gordura na noz-moscada. Após as 24 horas a amostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com