TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA TRIMIRISTINA PRESENTE NA NOZ-MOSCADA

Artigo: EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA TRIMIRISTINA PRESENTE NA NOZ-MOSCADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  1.413 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

A noz-moscada, uma especiaria proveniente do gênero Myristica, possui em sua composição muitos componentes como celulose, óleos essenciais, gorduras e amidos. É utilizada como condimento na alimentação e também, na medicina. A trimiristina (estrutura 1), um dos componentes da noz-moscada, é um triacilglicerol cujo único ácido graxo é o ácido mirístico. O método mais apropriado para o isolamento da trimiristina é o da extração por solvente seguida de filtrações para a separação dos outros componentes presentes no extrato. A fusão da trimiristina ocorre a temperatura de 54ºC a 55ºC e sua pureza pode ser observada através da medição do ponto de fusão.

2. METODOLOGIA

2.1) EXTRAÇÃO

- Pesou-se em um vidro de relógio 7,5 de noz-moscada moída, da marca Jordely, na balança digital. Em seguida, transferiu-se essa quantidade para um balão de fundo redondo de 100 ml e adicionou-se 50 ml de dicloro-metano (CH2CL2).

- Para evitar a perda de dicloro-metano quando submetido ao aquecimento, foi necessário utilizar uma montagem equipada com um condensador de bolas (similar desenho 1), de modo que o vapor do solvente condensasse e o líquido voltasse para o balão de fundo redondo de 100 ml.

- Ligou-se a água de circulação e deu-se inicio ao aquecimento, deixando-o refluxar suavemente por 30 minutos (contados a partir do momento em que iniciou o gotejamento).

- Ao fim do aquecimento, montou-se o sistema de filtração simples (similar desenho 2) e filtrou-se o extrato através de um papel filtro pregueado para um erlenmeyer de 100 ml.

- Secou-se o sobrenadante com sulfato de sódio anidro e em seguida, filtrou-se novamente a mistura através de papel filtro pregueado direto para um frasco de vidro devidamente rotulado e o precipitado foi descartado.

- Montou-se o sistema de destilação simples (similar desenho 3)

- Transferiu-se a solução presente no frasco de vidro para o balão de fundo redondo de 100 ml e destilou-se a mistura até quase secura do material.

- Após o resfriamento do balão de fundo redondo de 100 ml, adicionou-se 50 ml de etanol 95%, agitando suavemente até total dissolução.

- Em seguida, refriou-se a mistura em banho de água gelada para a precipitação da trimiristina.

- Pesou-se na balança um papel filtro pregueado.

- Filtrou-se a mistura em papel filtro pregueado, lavando cuidadosamente o precipitado no papel filtro com 5 ml de etanol gelado.

- Sobrenadante (óleo essencial) foi transferido para o frasco de vidro e o precipitado (trimiristina) secou à temperatura ambiente durante uma semana.

2.2) DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO

- Pesou-se a trimistina em papel filtro na balança para que depois pudesse ser feito o cálculo de rendimento da mesma.

- Transferiu-se a trimiristina do papel filtro para um vidro de relógio.

- Aqueceu-se uma das extremidades de um capilar, com chama oxidante, para fechá-lo. E, em seguida, adicionou-se pouca quantidade de trimiristina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com