TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso do Laboratório de Química

Por:   •  20/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 12

2. Objetivos.

O principal intuito da aula ocorrida no laboratório de química da UFRPE – Campus UAG no dia 02/06/2017 é preparar os alunos integrantes do curso de Medicina Veterinária com o conhecimento prévio, principalmente, das normas de segurança gerais de um laboratório de química, dos comportamentos adequados para o caso de uma situação de emergência e das principais vidrarias que serão utilizadas pelos alunos ao decorrer do período e do curso inteiro. Além de iniciar um costume nos discentes referente à aulas práticas – que para muitos essa pode ter sido a primeira experiência com um laboratório do tipo e com os materiais e as atividades que serão ali tratados.

Com base no relatório escrito aqui tratado, é visível também, o objetivo de ampliar/introduzir nos futuros veterinários um conhecimento sobre as regras de formatação de documentos acadêmicos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

3. Resultados.

3.1 Sobre a Aula.

Durante toda a aula prática ocorrida dia 02 de junho 2017, diversos conceitos e informações foram transmitidas, tornando crucial para a aprendizagem muita atenção e dedicação póstuma dos discentes – pesquisando mais a respeito e estudando.

A importância desse primeiro contato, é sem dúvida, gigantesca, uma vez que pode custar a vida de um aluno, ou sua saúde. Além de incitar no mesmo um maior interesse pela ciência prioritariamente experimental que a química é. Sendo assim foram dadas as primeiras e mais básicas instruções sobre o laboratório de química que possuímos na sede da UAG.

Como em qualquer aula, prática o não, de qualquer disciplina, química biológica ou não, é fundamental um preparo prévio às aulas – estudando os assuntos que serão abordados, todo processo que será envolvido, os cuidados a serem tomados e outros diversos pontos – tanto com função acadêmica, como com função de segurança, evitando surpresas e aproveitando melhor o tempo limitado no laboratório.

3.2 Sobre as Instruções de Uso do Laboratório de Química.

É apropriada a apresentação das normas do laboratório de química, independente desse ser o primeiro contado dos discentes com um lugar do gênero ou não. Lembrando também que o uso do laboratório é exclusivo dos alunos matriculados na disciplina, e proibido fora dos horários de aula. Ressaltando novamente: é ser crucial o estudo prévio e anotado de qualquer experimento a ser realizado no laboratório, e também a importância da entrega de atividades sempre na data pré-estabelecida.

Antes de mais nada, afirma-se que:

  • O laboratório é um lugar de trabalho sério e qualquer tipo de brincadeiras devem ser evitadas – principalmente por fator de segurança geral.
  • É obrigatória a notificação ao professor de qualquer acidente que ocorra – independente da intensidade do dano.
  • Não é permitido o uso de telefone celular, MP3, rádio ou walkman durante as aulas.
  • O último usuário a deixar o laboratório é responsável por desligar tudo e desconectar os aparelhos da rede elétrica.

3.2.1 Sobre a Roupa Apropriada e Obrigatória: os presentes no laboratório deverão vestir calças compridas e sapatos fechados; óculos de segurança durante todo o período no laboratório, estando ou não o aluno efetuando um experimento; do mesmo modo, o uso de jaleco de algodão (uma vez que não é um tecido sintético facilmente inflamável, evitando esse tipo de tecido a qualquer custo); além dessas vestimentas é proibido também o uso de lentes de contato, independentemente de estar ou não utilizando o óculos de segurança; deve-se também prender o cabelo, reduzindo assim, o risco de cair deste sobre os olhos, sobre frascos com reagentes químicos ou sobre fogo, por exemplo.

3.2.2 Sobre os Cuidados Básicos com o Espaço e os Aparelhos: cuidado com objetos/substâncias inflamáveis próximas do alcance de fogo; verificar sempre se não há vazamento de gás ao abrir e fechar a torneira de gás (Certifique-se de que as mangueiras de borracha ou plástico estão em boas condições (sem furos) e adaptadas corretamente ao bico de Bunsen e à saída de gás);é individual a responsabilidade de cada aluno, após o término dos experimentos, manter limpa a aparelhagem e a bancada de trabalho que utilizou; A lavagem dos materiais de vidro é feita inicialmente com água corrente e depois com pequena quantidade de água destilada, sendo ocasional o uso de detergentes ou sabão.

3.2.3 Sobre a Segurança Inicial: antes do início de qualquer atividade, o aluno deve: localizar os extintores de incêndio, verificar qual tipo pertencem e que tipo de fogo podem apagar; localizar as saídas de emergência; localizar a caixa de primeiros socorros e verificar quais os tipos de medicamento esta possui e como utiliza-los, e também a caixa de máscaras contra gases; aprender a desligar a caixa geral de eletricidade do laboratório e localizá-la; localizar o cobertor anti-fogo, a caixa de areia, o lava-olhos e o chuveiro, além de verificar se estes dois últimos estão funcionando.

3.2.4 Sobre os Telefones para Casos de Emergência:  SAMU [192]; Corpo de Bombeiros [193]; Hospital Regional Dom Moura [(87) 3761-8100]; Hospital Monte Sinai [(87) 3762-8181]; Hospital Perpétuo Socorro [(87) 3761-2966];

3.2.5 Sobre os Tipos de Extintores:

  • Pó Químico – Indicado para incêndios de classe B (líquidos inflamáveis). Age por abafamento quebrando a reação em cadeia e interrompendo o processo de combustão. Pode também ser utilizado em incêndios de classe A e C.
  • Gás Carbônico (CO2) – Indicado para incêndios de classe C (equipamentos elétricos). Age por abafamento e por resfriamento em ação secundária. Por não ser condutor de eletricidade, pode ser utilizado também em incêndios de classe A e B. É asfixiante, devendo assim, se evitar o uso em ambientes pequenos /reclusos.
  • Água (H2O) – Indicado para incêndios de classe A (madeira, tecido, papel e materiais sólidos em geral). Age por resfriamento, e dependendo do caso, por abafamento.
  • Espuma mecânica – Indicado para incêndios de classe B, e também é eficiente para o tipo A. Age por abafamento, e por resfriamento em segundo momento. A espuma (tipo AFFF) forma um filme aquoso na superfície do combustível, dificultando a reignição do foco de fogo.

3.2.6 Sobre a Armazenagem: evitar armazenar reagentes em lugares altos e de difícil acesso; não estocar líquidos voláteis em local de incidência de luz; Éteres, parafinas e olefinas formam peróxidos quando expostos ao ar. Não se deve estocá-los por muito tempo e é preciso manipulá-los com cuidado; quando utilizar cilindros de gases – o transporte deve ser feito em carrinhos apropriados, devem ser mantidos presos à bancada ou parede quando utilizados ou estocados, se o cilindro apresentar válvula defeituosa de qualquer gênero deve ser devolvido ao fornecedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com