TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usos básicos de polímeros

Pesquisas Acadêmicas: Usos básicos de polímeros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1. Introdução ................................................................... 4

2. Conceito.. .................................................................... 5

3. Usos Básicos dos Polímeros................................................................... 6 e 7

4. Usos Técnicos dos Polímeros...................................................................... 8

5. Uso dos Polímeros em Casa............................................................................. 9

6. Uso dos Polímeros nos Hospitais....................................................................... 10

7. Ingestão acidental de um Polímero........................................................................ 11

8. Fagocitose, Células Sanguíneas e Polímeros....................................................................... 12

9. Ilustrações.............................................................. 13 a 17

10. Conclusão...................................................................... 18

11. Bibliografia..................................................................... 19

1. Introdução

A seguir veremos explicações sobre polímeros, que são compostos químicos de elevada massa molecular relativa, resultantes de reações químicas de polimerização. Eles contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas, mas em maior quantidade absoluta. Alguns exemplos de polímeros são os Plásticos e borrachas, mas também podem ser encontrados dentro de nossas casas nos móveis, tecidos, cabos de madeira dos talheres, paredes e outros locais como construções, hospitais, e etc. Além disso, veremos as diferenças entre Fagocitose, Células Sanguíneas e Polímeros e também algumas ilustrações para podermos compreender melhor o assunto.

2. Conceito

Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular relativa, resultantes de reações químicas de polimerização. Os polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monómeros). O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é chamado grau de polimerização.

Uma das principais e mais importantes características dos polímeros são as mecânicas. Segundo ela os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termoendurecíveis (termofixos) e elastômeros (borrachas).

Os plásticos e as borrachas são as formas mais conhecidas dos polímeros. São usados pelas indústrias, principalmente a automobilística, a eletroeletrônica e a da construção civil, para substituir vidros, cerâmicas, metais, entre outros, por apresentarem custo reduzido e propriedades vantajosas.

Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos. Dentre os vários polímeros naturais podemos citar a celulose (plantas), caseína (proteína do leite), látex natural e seda. São exemplos de polímeros sintéticos, o PVC, o Nylon e acrílico.

3. Usos Básicos dos Polímeros

Nas últimas décadas, os avanços tecnológicos na área de embalagens plásticas levaram ao aparecimento de polímeros, plásticos resistentes a altas temperaturas e novos processos de conversão e transformação, o que resultou em embalagens plásticas com excelente desempenho e baixo custo. Ao mesmo tempo, os consumidores têm buscado melhor qualidade, maior frescor, mais segurança e conveniência dos alimentos acondicionados.

O plástico é um dos materiais que pertence à família dos polímeros, e provavelmente o mais popular. Mas também os polímeros não são apenas plásticos, eles existem nas proteínas e o amido dos nossos alimentos.

Em alguns casos, mais do que para baratear produtos, os polímeros serviram para melhorá-los. Geladeiras antigas, por exemplo, mantinham suas temperaturas baixas com espessas camadas de lã de vidro que eram colocadas no interior das grossas paredes do aparelho. Com a substituição da lã de vidro por um polímero chamado poliuretano, foi possível melhorar o isolamento térmico, o que fez cair o consumo de energia elétrica e, ao mesmo tempo, diminuir a espessura das paredes, liberando mais espaço dentro da geladeira para o armazenamento de alimentos.

Polímeros também são encontrados em móveis, tecidos, paredes e numa imensa gama de produtos sintéticos. Também são adicionados a outros materiais para conferir-lhes características especiais. Os cabos de madeira dos talheres só podem ser lavados sem estragar porque uma resina polimérica os impermeabiliza.

4. Usos Técnicos dos Polímeros

O DNA é um Polímero de uso técnico. As unidades monoméricas do DNA são nucleotídeos, e dizemos que o polímero é um "polinucleotídeo". Cada nucleotídeo consiste de um açúcar de 5 carbonos (desoxirribose), uma base nitrogenada ligada ao açúcar e um grupo fosfato. Quatro tipos diferentes de nucleotídeos são encontrados no DNA, diferindo apenas na base nitrogenada. Cada nucleotídeo é representado uma letra que faz alusão à base que ele contém:

• A para adenina

• G para guanina

• C para citosina

• T para timina

Por exemplo, o ADN, que contém o código genético que define as características das pessoas e outros seres vivos, é um polímero.

5. Uso dos Polímeros em Casa

Os Polímeros podem ser utilizados dentro de nossas próprias casas como, por exemplo, o uso dos sacos de plástico das compras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com