TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização do Espectrofotômetro UV-Visível

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 4

Utilização do Espectrofotômetro UV-Visível

  1. Solução a ser utilizada e Preparo da amostra

Usar soluções com concentração de 10-3 mol/L ou maior (10-2M, 10-1M), caso a solução fique com cor muito tênue. A concentração deve ser conhecida, para posteriores cálculos de permissividade! A solução de amostra deve ser introduzida em uma cubeta LIMPA E SECA! A Cubeta deve ser manuseada com cuidado, sobre uma bancada próxima ao equipamento, forrada por papel toalha, para evitar quebras e queda. Um par de cubetas custa cerca de 300 reais e sem elas, nenhuma medida pode ser feita. O manuseio deve ser feito pela parte Jateada do vidro, nunca tocando na parte lisa, (caminho ótico. Esta parte lisa deve ser limpa com papel macio, caso haja manchas de gordura, solvente, ou gotas de solvente).  Encher as cubetas até próximo a superfície!

Dica: Caso a amostra não se solubilize no solvente escolhido (Fazer antes o teste de solubilidade para saber qual o solvente ideal para o preparo da solução), experimente coloca-la por cerca de 2-5 minutos no banho ultrassônico.

  1. O Solvente

O solvente, como já descrito, será sempre aquele que a amostra apresentar maior solubilidade. Como solvente, entende-se tudo que há no meio, menos a amostra. Então se você usar uma mistura de 2 solventes, por exemplo, o seu branco deve ser a mistura na mesma proporção. O branco é a cubeta com este solvente sem amostra, que serve para fazer a correção da linha base do espectro. Ele, a grosso modo, “descontará” as absorções do solvente, para que você registre o espectro apenas da amostra.

Dica: Caso a cubeta seja de plástico, fique atento a que tipo de solventes pode ser colocado nele, pois eles podem danificar o plástico.

  1. Utilização do equipamento

Ligue o espectrofotômetro na tomada 110V, e pressione a tecla “enter”. Espere o carregamento dos parâmetros de configuração. Todos os itens devem estar com “OK”. Após isso, pressione qualquer tecla para continuar.

  1. Seleção do modo de utilização

Nesta disciplina, usaremos o modo varredura (Varred. Ou WL Scan), porém outros modos de utilização também são possíveis. O menu principal consiste em:

[pic 2][pic 1]

Uma vez selecionado o número 1, uma página com os eixos do gráfico aparecerá. Pressione F1, para editar os parâmetros de medidas. Os itens em itálico não há necessidade de editar. Os outros, dependem de alguns fatores que serão discutidos a seguir. A seguinte página aparecerá:

[pic 4][pic 3]

Intervalo: Significa a resolução das bandas, ou o mínimo entre um valor e outro. Se uma banda está localizada a 550,0nm e outra a 555,0 nm mas se a resolução for de 10nm, não haverá resolução para diferenciar as duas. Usar 1,0nm que é um valor adequado para nossas medidas.

Posição da célula: a posição que sua amostra foi colocada no carrossel de amostras. Lembre-se que, a posição 8, sempre deve ser ocupada pelo cubeta do “branco”.

Comprimento de onda. Faixa do espectro onde serão medidas as absorções. O Espectrofotômetro é capaz de medir de 190 a 110nm, porém, os solventes absorvem fortemente na região do UV, tornando as medidas nesta região pouco precisas. Além disso, temos também a absorbância do vidro ou quarto da cubeta utilizada. Na dúvida, registre o primeiro espectro, verifique o início da parte “limpa” do mesmo e só então, faça a medida final, readaptando o início da varredura. O final pode ser entre 800 a 1100, dependendo da necessidade (existência de bandas nesta região, mesmo que pequenas)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com