TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALIDAÇÃO DE MÉTODO POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA PARA DETERMINAÇÃO DA LAMIVUDINA E ZIDOVUDINA EM COMPRIMIDOS

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA

VALIDAÇÃO DE MÉTODO POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA PARA DETERMINAÇÃO DA LAMIVUDINA E ZIDOVUDINA EM COMPRIMIDOS

BEATRIZ REGINA WIEDEMANN

Análise Farmacêutica

JOINVILLE – SC

2014

VALIDAÇÃO DE MÉTODO POR CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICIÊNCIA PARA DETERMINAÇÃO DA LAMIVUDINA E ZIDOVUDINA EM COMPRIMIDOS

        Desde que foi descoberta a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) em 1981, ocorreu um grande avanço no desenvolvimento de agentes anti-HIV. A primeira classe de fármacos utilizados no tratamento de infecções pelo vírus da imunodeficiência adquirida – HIV, foram os inibidores da enzima transcriptase reversa, como a lamivudina – 3TC e a zidovudina – AZT. Além da zidovudina apresentar inibição da transcriptase reversa viral, alguns estudos clínicos e imunológicos demonstram que a sua introdução no tratamento auxiliam para melhorar e prolongar a vida dos pacientes. A lamivudina, que também é um análogo dos dideoxinucleosídios, sofre fosforilação intracelular, originando o metabólito ativo, trifosfato de lamivudina, que assim como a zidovudina age inibindo a atividade da transcriptase reversa. A lamivudina administrada em combinações com a zidovudina tem efetividade no tratamento de pacientes tanto sintomáticos quanto assintomáticos.

        Uslu e colaboradores validaram metodologias para a determinação de ambos os fármacos em comprimidos, através de cromatografia líquida e espectrofotometria ultravioleta.

Este estudo tem por objetivo validar um método através de cromatografia líquida de alta eficiência para a determinação do teor de lamivudina e zidovudina em comprimidos, diminuindo a utilização de solvente orgânico na preparação das amostras, acarretando economia e redução do impacto ambiental.

Materiais

As substâncias de referência - lamivudina (3TC) e zidovudina (AZT) foram cedidas pelo Laboratório Cristália (São Paulo, Brasil), apresentando teores de 98,92 e 100,00%, respectivamente. Utilizou-se 6 amostras de comprimido contendo 150 mg de lamivudina e 300 mg de de zidovudina obtidas de diferentes laboratórios farmacêuticos.

Equipamentos:

Foi empregado um sistema cromatográfico, os cromatogramas foram obtidos e analisados através do programa Class-VP.

Métodos:

Preparação das amostras

Foi determinado o peso médio de 20 comprimidos, os quais foram posteriormente pulverizados. Uma quantidade correspondente a 150 e 300 mg de 3TC e AZT (peso médio), respectivamente, foi transferida para um balão volumétrico de 200 mL, com auxílio de 100 mL de HCl 0,1 M, colocando  a amostra em agitação mecânica durante 20 min, quando o volume do balão  foi completado com HCl 0,1 M. Após a centrifugação da amostra, durante 10 min, foi realizada uma diluição de 1,0 mL do sobrenadante em balão volumétrico de 25 mL, completando-o com fase móvel. Esta solução foi filtrada através de membrana com 0,45 μm de porosidade, obtendo-se uma concentração final de 30,0 e 60,0 μg/mL, para 3TC e AZT, respectivamente. A amostra A foi empregada no procedimento de validação do método, com exceção do teste de especificidade, que foi realizado com as 6 amostras empregadas, todas obtidas a partir de diferentes laboratórios farmacêuticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com