TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volumetria de oxido redução

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

   A água oxigenada, nomenclatura comercialmente conhecida, trata-se de uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio (H2O2); no comércio encontrada geralmente em uma solução a 3%. Quando pura, é um líquido viscoso, de densidade 1,46 g/mL, incolor e de cheiro semelhante ao do ácido nítrico. Seu ponto de fusão é2°C, seu ponto de ebulição é85°C. É solúvel em água comum, em todas as proporções.

As reações que envolvem a transferência de elétrons de uma espécie à outra são chamadas de reações de óxido-redução ou simplesmente redox. A perda ou o ganho de elétrons é formalmente indicada pela variação do número de oxidação das espécies envolvidas na reação de redox.1

    As substâncias que retiram elétrons de outras espécies e, assim, ganham elétrons durante a reação de redox são chamadas de agentes oxidantes. Seus números de oxidação diminuem durante a reação. Já as substâncias que perdem elétrons e os doam para a espécies oxidante são chamados agentes redutores. Seus números de oxidação aumentam durante a reação.1

    As reações de redox podem se utilizadas como método analítico titulométrico. Os métodos de volumetria de óxido-redução dependem dos potenciais de eletrodo envolvidos nas semi-reações, os reagentes devem ser estáveis no meio da titulação, e os estados de oxidação devem ser bem definidos e conhecidos antes da análise. Além disso, é necessário que seja possível padronizar a solução que será utilizada para a determinação da outra espécie, e que exista um meio apropriado para a detecção do ponto final da titulação.1

Objetivo

Determinar o teor de H2O2 numa amostra de água oxigenada, por volumetria de óxido-redução.

Procedimento experimento

  Primeiramente, transferimos 5 ML de água oxigenada 3% para um balão volumétrico de 100 ML e completou com água destilada, transferiu 25 ML da solução para um erlenmeyer ,é adicionou aproximadamente 50 ML e água destilada e 20 ML de solução de ácido sulfúrico (1:5).

Titulou-se com KMnO4 a 0,002mol L-1, ate o ponto de equivalência , é aqueceu  o sistema a 55° e titulou até o ponto final.

Resultados e discussão

   Na realização do experimento apresenta a seguinte  reação de redox.

2 MnO4- + 5 H2O2 + 6 H+                     2 Mn2+ + 8 H2O + 5 O2[pic 1]

 O manganês, sendo a espécie oxidante, pois reduz ao ganhar 5 elétrons. O peróxido é, então, o agente redutor, e o oxigênio oxida perdendo um elétron.

  Conhecendo-se a concentração da solução de permanganato, pode-se calcular o nº de mols de H2O2 presentes da solução analisada. Calculou-se o nº de mols de permanganato presentes no volume utilizado, a partir da concentração obtida na padronização feita na aula anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com