TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volumetria De Neutralização

Artigos Científicos: Volumetria De Neutralização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  2.309 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

Volumetria é uma técnica analítica amplamente utilizada na indústria. Sua aplicação prática está ligada a determinação da concentração de uma amostra qualquer, através da mistura, de volumes precisos, desta com uma outra solução que reaja quimicamente com ela e que tenha concentração conhecida. Essa mistura é feita gradualmente, ou seja, a solução de concentrção conhecida (solução padrão), chamada de titulante, é lentamente gotejada no chamado titulado (solução-problema), com auxílio de uma bureta. O titulado deve ser agitado durante todo o processo para homogeinizar a mistura, garantindo assim uma avaliação correta do processo. Isso é feito até que se complete a capacidade de reação do titulado, com uso do indicador é possível determinar quando se atinge este ponto, que é chamado de ponto estequiométrico ou de equivalência. Este processo é chamado de titulação. A relação estequiométrica entre os reagentes deve ser conhecida para que seja possível calcular a concentração da solução-problema.

Existem diversos tipos de volumetria, como a Volumetria de Neutralização, onde ocorrem reações de neutralização entre um ácido e uma base. A respeito desta pode-se destacar os seguintes tipos:

a) Alcalimetria, onde a solução-problema é básica. Sua titulação é realizada com uma solução padrão ácida, ocorrendo entre elas uma reação de neutralização. Nesse caso, podemos usar como indicador, por exemplo, a fenolftaleína, adicionada à solução problema básica. Com isso essa solução adquire coloração avermelhada. À medida que é gotejada a solução padrão ácida, ela vai neutralizando a solução-problema. Assim, quando a neutralização é total, a fenolftaleina torna-se incolor, indicado o fim da reação. Terminada a reação lemos na bureta o volume gasto da solução padrão e calculamos a concentração da solução-problema.

b) Acidimetria, que se caracteriza por usar uma solução-problema ácida. A titulação é feita com uma solução padrão básica, ocorrendo também uma reação de neutralização. Nessa situação também podemos usar a fenolftaleína como indicador à solução-problema ácida, após a adição deste indicador a solução problema permanecerá incolor. À medida que é gotejada a solução padrão básica, ela vai neutralizando a solução-problema ácida. Assim, quando a neutralização é total, a fenolftaleína confere à solução a coloração vermelha, indicando o fim da reação. Terminada a reação lemos na bureta o volume gasto da solução padrão e calculamos a concentração da solução-problema. O momento em que a reação entre as soluções foi total, sem que reste nenhum dos reagentes em excesso, é denominado Ponto de Viragem.

Objetivo:

Determinar a concentração de algumas soluções, através da volumetria de neutralização.

Materiais e métodos:

1.1. Reação entre ácidos e bases

a) Em um tubo de ensaio foram colocados cerca de 2,0 mL de solução de Hidróxido de Sódio 0,1M e, em seguida, duas gotas de fenolftaleína. Foi observada, então, a coloração da solução (rosa) e logo após foi adicionada a esse mesmo tubo gotas de Ácido Sulfúrico 0,01M até o momento de viragem, ou seja, o ponto em que a solução foi neutralizada (ficou incolor) . Os resultados foram anotados.

b) Foram medidos em uma proveta, 20 mL de solução de Hidróxido de Bário 0,01M. Em seguida, esse volume foi transferido para um béquer e foram adicionadas 3 gotas de fenolftaleína à solução. Por fim, foram colocadas gotas de Ácido Sulfúrico 0,01M até o momento de viragem do indicador, ou ponto de equivalência. Observaram-se os resultados e estes foram anotados.

1.2. Padronização de uma solução de NaOH aproximadamente 0,1M

a) 10 mL de uma solução de Ácido Clorídrico 0,1M foram transferidos com uma pipeta volumétrica para um erlenmeyer com um pouco de água destilada e 2 gotas de fenolftaleína, agitando o frasco com a mão direita. Enquanto isso, uma bureta foi previamente lavada e rinsada com água destilada, em seguida fez-se uma nova rinsagem da mesma, mas desta vez, com cerca de 10 mL de solução de Hidróxido de Sódio 0,1M. Tendo feito essa rinsagem prévia, completou-se o volume da bureta com o mesmo Hidróxido de Sódio.

Após ter preparado a bureta com uma amostra de concentração desconhecida de hidróxido de sódio e o erlenmeyer com uma solução de concentração conhecida de ácido clorídrico, foi realizada uma titulação onde se determinou a concentração da amostra da bureta. O procedimento foi repetido e depois foi calculada a média das leituras para posteriormente calcular a concentração da solução de NaOH.

b) Teor de Ácido Acetilsalicílico (AAS) em comprimidos

Duas amostras de comprimidos de AAS foram pesados e, em seguida, o comprimido foi colocado em um erlenmeyer com 20 mL de água destilada e 20 mL de Álcool Etílico P.A. O frasco foi agitado até a total dissolução do comprimido. Em seguida, 2 gotas de fenolftaleína foram adicionadas e, essa mistura foi titulada com o Hidróxido de Sódio padronizado no tópico anterior. Esse procedimento foi utilizado para as duas amostras do comprimido.

Resultados e discussões:

1.1– a) 2NaOH + H2SO4 --> Na2SO4 + 2H2O

Após a adição de aproximadamente 70 gotas de ácido a coloração da solução mudou de rosa para transparente, pois este foi o ponto de viragem da solução.

b) Ba(SO4)2 + H2SO4 --> BaSO4 + 2H2O

Após a adição do ácido a coloração da solução mudou de rosa para branco leitoso (por causa do Bário), pois este foi o ponto de viragem da solução.

1.2 – a)

NaOH: 40g --> 1mol

x --> 0,1m

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com