TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WinterVille Informações do Documento de Requisitos

Por:   •  12/7/2019  •  Ensaio  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

      Documento de Requisitos

❄️ WinterVille ❄️ 

Documento de Requisitos

Versão 1.0

Informações do Documento de Requisitos

Título do documento

Documento de Requisitos

Autores

Matheus Gustavo dos Santos de Souza

Rafael Sanches Silva

Nome do arquivo

WinterVille.odt

HISTÓRICO DE REVISÕES

Revisão

Data

Descrição

Autores

01

05/07/2019

Elaboração da primeira versão do documento.

m/r


Índice

1. Introdução         4

1.1 Objetivos         4

1.2 Escopo        4

1.3 Referências        4

1.4 Identificação dos Requisitos        5

2. Descrição Geral do Sistema        5

3. Requisitos Funcionais        6

4. Requisitos Não-Funcionais        7

5. Requisitos de Domínio        8

6.Glossário        9


Documento de Requisitos

1. Introdução

        Este documento tem como objetivo apresentar uma descrição detalhada dos requisitos do sistema a ser desenvolvido.  Por meio deste, o cliente tomará conhecimento das funcionalidades do projeto e os desenvolvedores terão uma noção de como implementar essas funcionalidades.

1.1 Objetivos

Dentre os objetivos deste documento estão o de listar da forma mais clara possível, os requisitos funcionais e não funcionais do sistema em questão. Assim, como dito anteriormente, o cliente tomará conhecimento do que o sistema fará e os desenvolvedores de como poderão implementar as funcionalidades.

O propósito deste documento de especificação de requisitos é definir os requisitos do sistema WinterVille, que tem como objetivos principais auxiliar os funcionários na venda de produtos da loja com agilidade.

1.2 Escopo

O presente documento visa ser escrito de forma abrangente e clara para que possa ser utilizado por todos os stakeholders e ainda ser compreendido pelo cliente.

O WinterVille permite inclusão de produtos na seção estoque com data de entrada e posteriormente de saída, efetua toda a parte de venda relacionada a loja, ao final de cada mês faz um balanço financeiro que mostra se houve lucro ou prejuízo nas vendas.

1.3 Referências

Especificar referências bibliográficas consulta para elaboração do documento de requisitos, caso exista.

1.4 Identificação dos Requisitos

 

Para a especificação dos requisitos utilizaremos a seguinte representação:

[TIPODOREQUISITONúmero]: [Nome Requisito]

 [História do Usuário]

[Prioridade]

O campo TIPODOREQUISITO poderá ser especificado pelos códigos RF (Requisitos Funcionais), RF (Requisitos Não-Funcionais) ou RN (Requisitos de Domínio ou Regra de Negócio). Já o campo Número será preenchido com um número correspondente à ordem em que os requisitos aparecem no documento. Além da identificação dos requisitos parametrizada acima, os mesmos serão baseados em histórias de usuários (user stories), na qual trata-se de uma prática XP (Extreme Programming).

        A cada requisito será atribuída uma prioridade. A descrição de cada uma segue abaixo:

Tipo da Prioridade

Descrição

  1. Essencial

É um requisito imprescindível. Sem ele, o sistema não funcionará.

  1. Importante

É um requisito que deve ser implementado, mas, se não for, o sistema funcionará do mesmo jeito, mas de maneira insatisfatória.

  1. Desejável

É um requisito que trará um diferencial adicional ao sistema. Por isso, pode ser deixado para ser implementado por último ou em próximas iterações.


2. Descrição Geral do Sistema

Descrever de maneira geral o funcionamento do sistema, de forma que tal descrição possa auxiliar o entendimento e a extração dos requisitos do sistema. Esta breve descrição pode ser baseada no documento de visão.

O WinterVille tem como objetivo trazer o controle do fluxo de processos pertinentes a uma loja de informática com agilidade e confiabilidade. O sistema abrange a função multiusuário como padrão, o ambiente de desenvolvimento se baseia ferramentas DESKTOP. O sistema deverá contemplar o controle de clientes, fornecedores, produtos, grupo de produtos (suprimentos, mobiliário, periféricos e etc), controle de estoque, ordem de compra e venda, ordem de serviço, formação de preço, contas a receber, contas a pagar, fluxo de caixa, além dos relatórios gerencias, com por exemplo: cadastrais (clientes, fornecedores e produtos), movimentação de estoque, controle financeiro de entrada e saída, faturamento por período, produtos mais vendidos, controle de serviços e clientes que mais compram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (245.5 Kb)   docx (780.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com