TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ácidos: algumas curiosidades

Por:   •  26/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Joel Augusto Schneider    Data:02/04/17    Turma:201   Escola: DMC

Trabalho: Ácidos    Professor: Ronaldo

  • Ácido Sórbico:

O que é? O Ácido sórbico, ou ácido Ácido 2,4-hexadienóico, é um composto orgânico encontrado na natureza e utilizado como conservante alimentar. É um sólido incolor, pouco solúvel na água e facilmente sublimável.

Pra que serve? Conservar alimentos derivados do leite.

Como é produzido? A produção do ácido sórbico envolve a condensação do ácido malônico com o trans-butenal. Pode também ser preparado a partir de ácidos hexadienóicos obtidos pela reação do cloreto de alilaacetileno e monóxido de carbono catalisada pelo níquel. O processo utilizado pela indústria utiliza o crotonaldeído e a cetena.

  • Sobato de Potássio:

O que é? O sorbato de potássio é um sal de potássio do ácido sórbico, conservante fungicida e bactericida, inibidor de crescimento de bolores e leveduras.

Pra que serve? É utilizado pela indústria de alimentos como um conservante em produtos como pastéis, pizzas pré-assadas, molhos de tomate, pizzas congeladas, margarinas, queijos para espalhar, recheios, iogurtes, vinhos, produtos de panificação, vegetais enlatados, entre outros.

Como é produzido? Ele é encontrado naturalmente em frutas como laranja, tangerina, limão, caju e maracujá. O produto é sintetizado por meio de processos como reação, descoloração e secagem.

  • Nitrito:

O que é? Nitritos são composições químicas liberadas por alguns tipos de bactériassal ou éster do ácido nitroso ou ânion dele derivado

Pra que serve? Ele serve a um duplo propósito na indústria de alimentos já que tanto altera a cor de peixes e carnes preservadas e também previne crescimento de Clostridium botulinum, a bactéria que causa o botulismo.

Como é produzido? São produzidos através de bactériassal ou éster do ácido nitroso ou ânion dele derivado.

  • Nitrato:

O que é? Nitrato é um sal formado a partir da reação de neutralização entre um ácido nítrico e uma base.

Pra que serve? Nitratos servem para diversas finalidades, como por exemplo em explosivos, fertilizantes para agricultura, componentes de borrachas, e etc.

Como é produzido? Os nitratos são sais formados pela ligação entre metais alcalinos, alcalinoterrosos e cátion amônio com o ânion monovalente nitrato NO3-

  • Ácido Lático:

O que é? ácido lático é um ácido orgânico de sabor suave a ligeiramente salino, solúvel em água, descoberto pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele.

Pra que serve? O ácido lático é bastante utilizado pela indústria alimentícia e de bebidas na produção de cerveja, carnes curadas, fermentos químicos, queijos não curados, coolers, iogurtes, sorvetes, maionese, bombons, recheios, picles, produtos marinados, sucos artificiais, refrigerantes e conservas vegetais. O ácido lático é também conhecido pela sua propriedade umectante, propiciando à pele uma maior retenção de água, por isso é tão utilizado na indústria de cosméticos; e além de hidratar a pele, também atua como rejuvenescedor e clareador. Na Medicina, usa-se o ácido lático como antisséptico, o que se deve ao seu poder de inibir o crescimento de microrganismos patogênicos; e também no tratamento de problemas de pele como dermatoses, acnes, verrugas, hiperqueratoses, rugas e outros, pois é capaz de promover a elasticidade das fibras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com