TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SWOT: SOMMERHAUZER: A EXPANSÃO CHINESA E A VIABILIDADE DE NOVOS NEGÓCIOS NO BRASIL

Por:   •  8/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE SWOT: SOMMERHAUZER: A EXPANSÃO CHINESA E A VIABILIDADE DE NOVOS NEGÓCIOS NO BRASIL

OPORTUNIDADES

Oportunidades são forças externas que influenciam positivamente a empresa. Não existe controle sobre essas forças, pois elas podem ocorrer de diversas formas, porém, devem ser feitas pesquisas ou planejamentos que prevejam minimamente o acontecimento desses fatos.  Por exemplo:

- Mudanças na política econômica governamental

- Alterações na política tributária governamental

- Mudanças dos hábitos dos consumidores

- Aumento ou diminuição do poder de compra do consumidor

- Investimentos externos

- Ampliação de crédito ao consumidor, como liberação de saque do PIS / FGTS.

As oportunidades dizem respeito às ocorrências externas e estão relacionadas aos desejos dos gestores e embora elas estejam fora do controle da empresa, deve-se haver uma mínima preparação para o caso delas ocorrerem. Existem diversos fatores que podem influenciar a franquia de forma positiva. Por exemplo:

- Alguma vinculação de um produto em horário nobre que aumente a demanda por ele.

- Algum modismo esporádico que aumente o consumo de seu produto.

- Desoneração fiscal por parte do Governo.

- Aumento da oferta de mão-de-obra especializada.

- Investimentos no setor.

É importante que o empreendedor fique atento a todo tipo de ocorrência citada acima, para não perder oportunidades de negócios. Lembrando que uma empresa bem estruturada internamente está apta a aproveitar melhor as oportunidades que chegarem.

No case da Sommerhauzer Company, uma oportunidade foi a importação de revestimentos cerâmicos chineses. Como não havia nada semelhante em nosso país, e os mesmos apresentarem muitas vantagens em relação aos fabricados na Alemanha, a Sommerhauzer Company se estabeleceu como pioneira nesse segmento.

Como consequência da oportunidade anterior, há a possibilidade dos produtos Sommerhauzer serem instalados em obras públicas ou privadas, residenciais ou comerciais. A empresa atende a diversos tipos de clientes, desde lojistas a consumidores finais, profissionais com necessidades específicas para construção, reforma ou decoração.

Outra oportunidade de negócio é a venda para arquitetos, que são os principais clientes, que além de tudo, pelo bom relacionamento que mantém com a Sommerhauzer, indicam os produtos da empresa para seus clientes.

OPORTUNIDADES  x  AMEAÇAS

As oportunidades e ameaças são baseadas no comportamento de mercado, e não nas características da empresa. As oportunidades são definidas por meio de acontecimentos que podem ocorrer e abrir vantagem para o desempenho do seu projeto.

As oportunidades não podem ser previstas ou influenciadas, mas é possível cogitar algumas delas e fazer o que for preciso para estar preparado quando elas surgirem.

O empresário pode começar o seu planejamento com algumas perguntas que podem inspirar sua equipe a elaborar a análise:

- Existe algum evento nos próximos meses que possa beneficiar nossas vendas

- Alguma mudança de impostos ou taxas prevista pode nos ajudar?

- Há alguma notícia circulando nas redes sociais que possa beneficiar nosso produto?

No case Sommerhauzer, podemos dizer que as maiores ameaças são as diversas empresas que atuam nesse segmento, pois ela possui concorrentes que atuam no setor há mais de 45 anos, empresas como a Artesana, Ciasul, Planam, Diviforma, Brasgips, que são as maiores, sem levar em consideração as empresas menores que atuam em outros estados e no interior do país.

A Sommerhauzer não é uma empresa de sucesso à toa. Há uma série de preocupações, que vão desde a escolha do melhor fornecedor, até a escolha do melhor sistema logístico, visto que a demora da viagem da China até o Brasil pode acabar com os prazos de entrega. Graças ao know-how e à visão empreendedora do fundador, a empresa responde com soluções integradas e inteligentes em networking, dando credibilidade aos seus produtos e serviços.

Exemplos de Oportunidades numa Indústria de Couro:

- Programa governamental de incentivo à exportação: o Governo Federal acaba de lançar um programa de auxílio à exportação, com foco na divulgação de produtos brasileiros por meio de uma agência oficial de comunicação especializada.

- Alta na produção de couro: condições meteorológicas favoráveis levaram a um aumento recorde da produção de gado e, consequentemente, de couro. Com isso, o preço dessa matéria prima caiu bastante.

- Linha de crédito para a automatização de processos: o Governo de um Estado está lançando uma linha de crédito especial para a aquisição de softwares e hardwares com o objetivo de automatizar processos na indústria.

Exemplos de Oportunidades numa Indústria de Automóveis:

- Programa governamental de incentivo às vendas com redução de IPI para automóveis flex

- Programa governamental de incentivo às vendas com redução de ICMS para automóveis de até 1.000 cilindradas

- Linha de crédito para aquisição de veículos 0 km utilizando-se parcela do FGTS inativo

Exemplos de Oportunidades numa Indústria Exportadora:

- Alta do dólar

- Construção de um aeroporto nas proximidades

- Diminuição do imposto sobre algumas de suas matérias primas

- Saída de um concorrente multinacional do mercado

CRUZAMENTO DA MATRIZ SWOT

O cruzamento da matriz SWOT é realizado relacionando as informações das fraquezas (W) e ameaças (T) com as oportunidades (O) e forças (S), com o objetivo de nortear a tomada de decisão e basear melhorias na administração da organização. O grande benefício é a possibilidade de potencializar oportunidades e minimizar efeitos negativos.

Força  x  Oportunidade

Observando as forças de sua empresa e as oportunidades, é possível dar foco e definir objetivos para as ações de forma a potencializar ainda mais essas oportunidades. Imagine uma empresa da área de alimentos, que tem uma equipe muito bem capacitada e com conhecimento técnico de tecnologia também. Em um mundo cada vez mais automatizado e tecnológico, a empresa pode cruzar essas situações e explorar novos mercados, desenvolver ferramentas de operação e contato com clientes, entre tantas outras melhorias possíveis.

Fraqueza  x  Oportunidade

Neste cruzamento, a empresa tem clareza que precisa  de reforço. Uma oportunidade que não pode ser aproveitada deve ser analisada para traçar planos de ação a fim de tornar a fraqueza uma força. É nesse aspecto que a empresa deve atuar e buscar formas de se fortalecer para aproveitar  a oportunidade.

A empresa Sommerhauzer tem parceria com uma empresa de consultoria desde a sua abertura, que mantém o desenvolvimento do plano de negócio em dia. Afinal não se pode esquecer que o plano de negócio é um instrumento de planejamento que deve ser consultado, acompanhado e modificado constantemente,

Opportunities (Oportunidades) – Ambiente Externo

Ao analisar o ambiente externo, ou mercado, é possível identificar as oportunidades em potencial que estão disponíveis para a empresa. Para isso é necessário que se observe o cenário como um todo (visão holística), e nunca deixar de pensar racionalmente, deixando os sentimentos e fantasias de lado. É necessário entender que as oportunidades existentes para determinada empresa, podem não ser as melhores oportunidades para uma outra empresa. As oportunidades são regidas pelo mercado, sendo assim, não dependem das vontades da empresa e não podem ser controladas.

No case Sommerhauzer, seu proprietário Nilton viaja muito, tanto pelo Brasil, como pelo exterior, em países como o Chile, os Estados Unidos e a China. Não é difícil encontra-lo em feiras de construção civil na China, tanto para conhecer clientes como para conhecer possíveis concorrentes.

A empresa Sommerhauzer fez, literalmente, um negócio da China com a China. Sommerhauzer percebeu que a China seria seu parceiro ideal para fornecer matéria prima de qualidade a preços inferiores aos de outros fornecedores, tais como a Alemanha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com