TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade de custos Etapa 01

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

1 – Apresentação.................................................................................2

2 – Desenvolvimento Passo 1 Etapa 1................................................3

3 – Desenvolvimento Passo 2 Etapa 1...............................................4

4 – Bibliografia e Material de Consulta.............................................6


APRESENTAÇÃO

Neste relatório apresentaremos a finalização da Etapas 1 da ATPS de Contabilidade de Custos, com todo o desenvolvimento de todos os requeridos passos nesta etapa da atps, com auxílio e orientação da professor Amadeu Lima.

Etapa 01

Passo 01

Custos Diretos e Indiretos

Podemos exemplificar custos diretos, como aqueles que podemos identificar como pertencente a um produto específico, pois há como mensurar quanto pertence à ele e à outro, de forma clara e objetiva. Como exemplo podemos citar as matérias-primas, as embalagens, a mão-de-obra direta, dos serviços executados por terceiros, da energia elétrica consumida (quando existem formas de identificar o quanto se está consumindo em cada item) etc. Os custos mencionados são apropriados ao valor dos produtos sem a necessidade de rateios.

 

Os custos indiretos ou gastos gerais de fabricação, podem ser apontados como os incorridos dentro do processo de produção, mas que não temos como mensurar o quanto é equivalente a cada produto específico, fazendo se necessário o uso do rateio para diluição desses valores. Como exemplo podemos citar os encargos de depreciação, gastos com o pessoal que não trabalha diretamente para a fabricação dos produtos, a energia elétrica (quando não há ferramentas para medição no processo de fabricação separadamente das outras áreas da empresa).

Passo 02

Terminologia

O uso de uma terminologia simples facilita a comunicação. A seguir detalharemos o significado de alguns dos principais termos contábeis:

Gasto: Refere se a todo sacrifício financeiro que a entidade gera para a obtenção de um produto ou serviço, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos.

Desembolso: Pagamento originado devido à aquisição de bem ou serviço. Podendo ser anterior, durante ou posterior o recebimento do item em questão.

Investimento: Gasto referente à qualquer bem que possa gerar receita ou benefícios futuros.

Despesa: Todo bem ou serviço voltados direta ou indiretamente pare a geração e obtenção de receita, podendo ser operacionais e não-operacionais.

Despesas Operacionais: Podemos classificar como gastos necessários à manutenção da atividade objetivo da empresa.

Despesas Não Operacionais: São decorrentes das transações secundárias, as não vinculadas nas atividades principais ou acessórias da empresa.

Receita: Entrada de elementos que geram um aumento no ativo, podendo ser na forma de dinheiro, de direitos, ou bens. Podendo também ser classificada em operacional e não-operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com