TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Gerencial - ETAPA 1

Exames: ATPS Contabilidade Gerencial - ETAPA 1. Pesquise 785.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1 –

Passo 2

O sistema de informação contábil é o meio em que o contador utiliza para efetivar a contabilidade e a informações contábil dentro da organização. Para que isso ocorra é necessário aplicar à estruturação do sistema de informação contábil. Todo sistema de informação contábil, deve ser operacionalizada como um todo, a escrituração dos lançamentos é tão importante como a mais profunda análise de custo, ou projeção de resultado.

O sistema de informação contábil tem como pano de fundo as necessidades legais, societárias e fiscais.

As áreas de análise e gerencial podem ser elaboradas e operacionalizadas a partir do subsistema de Contabilidade Geral, as áreas gerencial e de análise tendem a ser construída com procedimentos contábeis complementares. Para se ter um bom sistema de informação contábil de cunho gerencial é fundamental toda uma atenção especial para o registro da informação contábil, através do lançamento.

Os fundamentos básico de um sistema de informação contábil são os seguintes : a operacionalidade, a integração entre dados fornecidos e o custo da informação. A ênfase para a estruturação do sistema contábil deve ser o enfoque gerencial.

Empresas que abrangem o SIG, buscam ter benefícios como : redução de custos operacionais, melhoria nas tomadas de decisões , melhoria na adaptação da empresa para enfrentar acontecimentos não previstos, redução de mão de obra burocrática, melhor interação com os fornecedores entre outras. Para que este funcione é necessário alguns aspectos que devem ser levados em consideração como: treinamento das pessoas envolvidas no processo, para que estas saibam identificar e interpretar os seus resultados, habilidade dos executivos tanto para identificar a necessidade e importância do SIG quanto para tomadas de decisões baseadas nele, manter dados atualizados. Alguns dos aspectos citados proporcionam uma situação adequada para implantação e abrangência do sistema, das quais executivos podem utiliza-las em tomadas de decisões, estando cientes de sua importância.

Passo 3

SIG

Área Legal/Fiscal Área de análise Área Gerencial

Contabilidade Gerencial Análise de Balanço Orçamento e Projeções

Correção Monetária Integral Análise de fluxo de caixa Custos e Preços de Venda

Contabilidade em outras Moedas Gestão de Impostos Contabilidade por Responsabilidade

Consolidação de Balanços Acompanhamento do Negócio

Valorização de Inventários

Controle Patrimonial

Passo 4

Nesta primeira etapa foi explicado a importância do SIG para empresas e em que aspectos estes podem colaborar para as empresas. Verificamos que o sistema de informação contábil como instrumento decisório. A partir do organograma podemos ver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com