TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Projetos (ESTRUTURAS)

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PÓS PROVA – VALOR 1,0

ELABORAÇÃO E ANALISE DE PROJETOS

1. Conforme o texto sobre o Perfil e responsabilidades do GP, discuta a qual é a relação

das características de um GP frente as suas responsabilidades. (Você pode utilizar

como base outros textos, desde que citados e referenciados)

Resposta:

Um GP deve ser dotado de algumas características que o auxiliam e sustentam o seu perfil profissional bem como suas atividades desempenhadas, como iniciativa, motivação, comunicação, autocontrole, integridade, saber lidar com resolução de conflitos, ter pensamento holístico...

Além dessas características pessoais, é necessário que o GP tenha competências relacionadas a procedimentos e métodos, gerenciamento e competências organizacionais de modo que em soma com suas características pessoais o GP possa buscar o objetivo da estratégia da empresa.

Um fator muito importante para um GP é a flexibilidade que se dispõe, pois num cenário tão mutante faz-se necessário um coordenador que saiba lidar com as mudanças.

Outro ponto que devemos destacar é que a busca pela excelência, melhoria contínua, disseminação do conhecimento e inovação em métodos e processos são atividades que agregam valor ao projeto e dependem da integridade entre as características pessoais e competências organizacionais do GP.

2. O PMI propõe que para o gerenciamento de projetos se utilize o PMBOK, qual

apresenta 9 áreas de conhecimento (que estudamos, a ultima versão apresenta 10

áreas). De acordo com sua visão, discuta a importância de utilizar esta proposta

ressaltando os principais pontos positivos.

Resposta:

As nove áreas de conhecimento (integração, escopo, tempo, comunicação, riscos, RH, custos, qualidade e compras) ordenam as partes do projeto de forma a ajudar o GP a produzir os melhores resultados. Podemos ressaltar diversos pontos positivos, sendo os principais: A formalização do projeto bem como a permanência do conhecimento no projeto, medição da pontualidade mais exata, e o foco no objetivo.

3. Quando falamos sobre estruturas organizacionais, encontramos vários tipos. Explique

e diferencie pelo menos 3 tipos.

Resposta:

-Estrutura Funcional: Caracterizada por ser uma estrutura onde a coordenação do projeto dá-se em uma linha horizontal entre gerentes funcionais que dirigem equipes diferentes, tendo uniformemente como tomadores de decisões os gerentes funcionais. As equipes geralmente desempenham várias tarefas o que é inconveniente para a eficiência nas tarefas do projeto.

-Estrutura por Projetos: Uma estrutura organizacional onde há um gerente de projetos responsável pelo projeto que controla os orçamentos e possui autoridade sobre os gerentes funcionais.

-Estrutura Matricial: Esta estrutura é caracterizada como uma fase de transição entre as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com