TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADES INTEGRADAS DE CIÊNCIAS HUMANAS SAÚDE E EDUCAÇÃO DE GUARULHOS

Por:   •  28/2/2016  •  Seminário  •  2.354 Palavras (10 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADES INTEGRADAS DE CIÊNCIAS HUMANAS SAÚDE E EDUCAÇÃO DE GUARULHOS

TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS I

GUARULHOS

2015

FACULDADES INTEGRADAS DE CIÊNCIAS HUMANAS SAÚDE E EDUCAÇÃO DE GUARULHOS

RA 50130048 Adevanil J. Olímpio

RA 50130057 Liliany Leles

RA 50130060 Margarete Firmino

RA 50130021Ricardo Melchiades

RA 50130050Rosely Darc

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Trabalho apresentado à Faculdade Integrada de Ciências Humanas Saúde Educação como requisito à obtenção de nota na disciplina de Administração de Materiais I, segundo as normas da ABNT Metodologia Acadêmica. Professor Marcelo Rossini.

Guarulhos

2015

Sumário

INTRODUÇÃO........................................................................................... - 5

RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS....................................... - 7 - 8

TECNOLOGIA, PRODUTOS, PROCESSOS, GESTÃO E INFORMAÇÃO..8 -  - 10

AQUISIÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS        

PAPEL DO ESTOQUE NA EMPRESA        

ANALISE DOS ESTOQUES..................................................................11 - 12

ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL E INSTALAÇÕES.........................12 - 13

FIGURAS........................................................................................ - 15 - 16

BIBLIOGRAFIAS..........................................................................................7


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a proposta de demonstrar o que é; os conceitos; e definições de Recursos Materiais e Patrimoniais; Tecnologia, Produtos, Processos, Gestão e Informação; Aquisição de Recursos Materiais; O Papel dos Estoques na Empresa; Analise dos Estoques; e Administração Patrimonial e Instalações.

O processo de globalização expandiu fronteiras e aumentou seu campo de atuação, assim como permitiu a ampliação em número e diversidade de clientes, de parceiros e de fornecedores. Os avanços tecnológicos redefiniram os conceitos de fronteira e distância.

O alcance geográfico foi ampliado pelo uso da Internet e das operações de parceria em rede. Mercados locais, anteriormente atendidos por empresas instaladas nos raios de alcance da proximidade física, foram invadidos pela concorrência que chega pela rede mundial de computadores. Se por um lado as organizações sentem a pressão do aumento do alcance da concorrência, por outro sentem a pressão dos próprios clientes, que se tornaram mais exigentes em função do gigantesco volume de informações que têm à disposição diariamente por meio das modernas tecnologias de informação e comunicação.

Clientes mais bem informados e cientes das possibilidades de consumo pressionam as organizações por produtos e serviços de melhor qualidade e mais aderentes às suas necessidades. A fidelização tornou-se um enorme desafio em um mundo sem fronteiras e ao alcance do mouse e das operações comerciais pela Internet. Para vencer os desafios e sobreviver nesse ambiente altamente competitivo, as empresas investiram nas últimas décadas na modernização dos seus modelos de gestão, em processos de trabalho mais eficientes, em informação e inteligência, e em tecnologia de ponta. No entanto, para que seja alcançado o nível de retorno esperado frente ao investimento realizado, é necessário que o ativo mais importante das organizações seja trabalhado: as pessoas.

Processos eficientes, tecnologias de ponta e estratégias excepcionais tornam-se efetivos quando as pessoas trabalham em prol da organização, alinhadas e comprometidas com seus objetivos. Existem dois modelos de gestão de pessoas para alinhar os comportamentos das pessoas aos objetivos institucionais, fazendo com que as organizações consigam a sinergia necessária à consecução de seus objetivos.

Tanto as organizações quanto os modelos de gestão de pessoas evoluíram ao longo dos anos. Para cada momento histórico existiu um modelo de organização com o respectivo modelo de gestão de pessoas, adequados ao contexto da época. Evoluir o modelo de gestão de pessoas é, portanto, desafio de sobrevivência das organizações da era moderna. Os modelos de gestão de pessoas são influenciados por diversos fatores internos e externos à organização. Mercado, concorrência, sociedade, legislação, ambiente, cultura social, fornecedores e clientes são fatores externos que influenciam na escolha do modelo de gestão de pessoas a ser adotado.

Este trabalho pretende ser útil por oferecer elementos de como Administrar, controlar e Analisar os tópicos citados a seguir.

RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

        

A Administração de Materiais tem por finalidade principal assegurar o contínuo abastecimento de artigos necessários para comercialização direta ou capaz de atender aos serviços executados pela empresa. As empresas objetivam diminuir os custos operacionais para que elas e seus produtos possam ser competitivos no mercado.

Mais especificamente, os materiais precisam ser de qualidade produtiva para assegurar a aceitação do produto final. Precisam estar na empresa pronta para o consumo na data desejada e com um preço de aquisição acessível, a fim de que o produto possa ser competitivo e assim, dar à empresa um retorno satisfatório do capital investido. Segue os principais objetivos da área de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais:

  1. Preço Baixo - este é o objetivo mais óbvio e, certamente um dos mais importantes. Reduzir o preço de compra implica em aumentar os lucros, se mantido a mesma qualidade;

  1. Alto Giro de Estoques - implica em melhor utilização do capital, aumentando o retorno sobre os investimentos e reduzindo o valor do capital de giro;
  1. Baixo Custo de Aquisição e Posse - dependem fundamentalmente da eficácia das áreas de Controle de Estoques, Armazenamento e Compras;
  1. Continuidade de Fornecimento - é resultado de uma análise criteriosa quando da escolha dos fornecedores. Os custos de produção, expedição e transportes são afetados diretamente por este item;
  1. Consistência de Qualidade - a área de materiais é responsável apenas pela qualidade de materiais e serviços provenientes de fornecedores externos. Em algumas empresas a qualidade dos produtos e/ou serviços constitui-se no único objetivo da Gerência de Materiais;
  1. Despesas com Pessoal - obtenção de melhores resultados com a mesma despesa ou, mesmo resultado com menor despesa - em ambos os casos o objetivo é obter maior lucro final. “Às vezes compensa investir mais em pessoal porque se pode alcançar com isto outros objetivos, propiciando maior benefício com relação aos custos”;
  1. Relações Favoráveis com Fornecedores - a posição de uma empresa no mundo dos negócios é em alto grau determinada pela maneira como negocia com seus fornecedores;
  1. Aperfeiçoamento de Pessoal - toda unidade deve estar interessada em aumentar a aptidão de seu pessoal;
  1. Bons Registros - são considerados como o objetivo primário, pois contribuem para o papel da Administração de Material, na sobrevivência e nos lucros da empresa, de forma indireta.

[pic 1]

[pic 2]

TECNOLOGIA

Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam à resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.

A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo". As tecnologias primitivas ou clássicas envolvem a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras. As tecnologias medievais englobam invenções como a prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias das grandes navegações que permitiram a expansão marítima. As invenções tecnológicas da Revolução Industrial (século XVIII) provocaram profundas transformações no processo produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (614.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com