TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADES INTEGRADAS DO RIO GRANDE DO NORTE - FANORTES

Por:   •  27/5/2019  •  Artigo  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADES INTEGRADAS DO RIO GRANDE DO NORTE - FANORTES[pic 1]

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DISCIPLINA:

PROFESSORA ORIENTADORA: NAYARA ALVES

ALUNO: VALTON PEREIRA DA SILVA

TÍTULO

CAMPO ALEGRE DE LOURDES – BA

AGOSTO DE 2

RESUMO:

...

Palavras-chave: Liderança. Líder. Influência. Eficácia

ABSTRACT:

...

1. INTRODUÇÃO:

Têm-se, atualmente, muitas fontes que trazem teorias sobre liderança e diferentes tipos de líderes. Embora seja possível ter acesso a um acervo vasto de informações em livros e textos publicados sobre o assunto, compreender esses conceitos não é tão simples quanto aparenta. Usa-se com frequência a expressão liderança e líder, mas, o que é liderança? Como liderar? O que é um bom líder? Qualquer pessoa pode tornar-se um bom líder? Todos os líderes são iguais? São muitos questionamentos que levam a uma análise mais detalhada sobre lideranças e os diferentes tipos de líderes.

Algumas pessoas conseguem destacar-se como lideres de forma natural e espontânea, mesmo que não desempenhe, diretamente, essa função no seu trabalho ou grupo social, religioso ou político. Durante certo período acreditou-se que os indivíduos já nasciam com habilidade de ser líder e era questão de tempo para essa característica florescer. Hoje, pensa-se que mesmo não tendo essa aptidão tão gritante o indivíduo pode desenvolvê-la, através de mudanças na maneira de agir e pensar, tornando-se um ótimo líder.

Pode-se, através de treinamentos, estudos e experiências, tornar-se uma pessoa que compreenda a função de estar a frente de um grupo, trazendo-lhes ferramentas que os motive e encorajem levando a realização de tarefas que tragam benefícios e sucesso para o coletivo.

Quem lidera uma equipe desempenha uma função mais árdua e com maior responsabilidade do que os demais membros do grupo, pois o mesmo objetiva despertar nos seus liderados o desejo de conseguir realizar sua função com êxito, levando-os a fazer ações, elaborar e executar projetos que tragam benefícios para a empresa.

É possível definir, superficialmente, liderança como a capacidade de comandar, de dirigir e liderar, influenciando os liderados de forma mental e comportamental.

  1. LIDERANÇA E O PAPEL DO LÍDER

Definir liderança é tarefa difícil como escreveu Warren Bennis em “A formação do líder”, ela é complicada para definir como a beleza: difícil de definir, mas sabemos que estamos diante dela quando a vemos. Segundo o dicionário de Língua Portuguesa de Evanildo Bechara, liderança é posição ou atividade de líder, é o poder de decidir, autoridade, influência.

A globalização, o avanço tecnológico e as mudanças sociais que requerem mais e mais, levam as empresas a estabeleceram metas cada vez mais audaciosas, elaborando estratégias que as levem ao sucesso nas transações comerciais estabelecidas. Mas, para elaborar e motivar uma equipe de trabalho é importante que o líder exerça a função de motivar, direcionar e conduzir o seu grupo de trabalho a realização de suas metas. Lembrando que: além de motivar a equipe o líder precisa manter-se motivado.

 Os líderes e gestores atuais encontram-se constantemente desafiados e levar suas equipes a resultados extraordinários, com a melhor produtividade possível, além de instigar o desenvolvimento profissional de seus liderados. O líder deve reconhecer a importância da organização e dos profissionais que nela atuam. Precisa-se evidenciar e elogiar o que está dando certo, progredindo e fazendo a equipe cresce. Mas, também é necessário questionar e descobrir o que e porque algumas estratégias e projetos não saíram como almejados, para buscar as possíveis soluções para alcançar o que foi ambicionado.

O líder precisa ter pessoas que o sigam, ou seja, os liderados. É necessário que o líder desenvolva em seus seguidores habilidades que os levem a elaboração e execução de projetos, tornando-os mais eficientes, com o processo de motivação e, dando-lhes oportunidades de criação e exposição das ideias os liderados sentem-se mais confiantes para criar. Vale lembre que líder e liderados se completam, um preciso do outro, tendo uma dependência mútua. Só existe o líder se houver alguém que aceite ser liderando, que seja influenciado por outro por alguma razão.

Em relação ao vínculo de líder e liderado MOTO (1997) diz:

A capacidade que um indivíduo possui de influenciar alguém ou um grupo de pessoas significa uma força psicológica, onde um age de modo a modificar o comportamento de outro de modo intencional, essa influência envolve poder e autoridade, alternando assim o modo de agir do influenciado. (MOTA, 1997. p. 206).

Vale ressaltar que um líder precisa convencer os seus liderados da importância e eficácia do que está sendo proposto por ele. Podendo, em muitas vezes, modificar as ideias e estratégias tida inicialmente pelo seu grupo de trabalho. O líder exerce uma autoridade sobre o seu pessoal estimulando-os a realizar suas funções com o máximo de potencial.

Um líder deve levar sua equipe a sentir-se desafiada, a ter ideias e desenvolvê-las de forma surpreendente. Para isso o líder exerce o poder de influência, mudando, até mesmo, a forma dos seus seguidores se verem, pois através da motivação do líder, a equipe pode sentir-se mais confiante e preparada e consequentemente mais capazes e produtivos.

Um líder não lidera sua equipe oprimindo ou menosprezando, ou mesmo usando a sua    autoridade de forma rude e desrespeitosa. O líder deve levar sua equipe a buscar alcançar objetivos comuns. Propiciando oportunidades e situações em que todos os membros da equipe desenvolvam suas funções da melhor forma possível. Para um líder ser respeitado pela equipe, e não apenas obedecido, por motivo de interesse, ele precisa transmitir para sua equipe que é uma pessoa confiável. É possível essa transmissão através honestidade, objetividade, inteligência, conhecimento, compromisso e valores morais.

Os seres humanos são o que as empresas têm de mais importante, nem toda a tecnologia atual pode substituir as ideias, melhorias e projetos que os chamados colaboradores executam dentro de uma empresa. O material humano é o combustível, o cérebro da empresa.  Sem um bom líder para comandar a equipe, o trabalho fica solto e sem direção. Se os papéis não forem definidos o grupo pode entrar em atrito e não trilhar pelas veredas do sucesso.

Sabe-se que um bom líder deve ouvir os seus liderados, respeitá-los e trata-los como pessoas importantes que são. Preciso construir relação de companheirismo e confiança, reconhecendo a função e importância de cada membro da equipe, mas sem esquecer-se do seu papel de lidera-los. Ao desenvolver sua função com excelência, um líder vai além de conseguir bons resultados, ele corresponde às expectativas que os seus liderados tinham a seu respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com