TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio adm unopar 1º semestre

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

   

    O presente trabalho se propõe a trazer informações acerca das disciplinas estudadas no 1º semestre do curso de Administração de Empresas, da Universidade do Norte do Paraná, polo de Salgueiro – Pe.

    Assim, no desenvolver deste trabalho, busca-se enfatizar a relevância das disciplinas estudadas, explorando-se os conteúdos nelas contidos, a fim de, reconhecer a importância de tais informações para a formação do futuro profissional da Administração.

      Na disciplina de Fundamentos e Teoria Organizacional, podemos enfatizar que, o papel das organizações na sociedade moderna é de fundamental importância para o bom funcionamento e atendimento das necessidades de seus participantes.

       Quando destacamos, a Comunicação e a Linguagem, entendemos que, estas se fazem presentes em todo o processo administrativo, posto que é uma atividade comum em nossas vidas, por isso, estão presentes no dia a dia das organizações.

       Envolver os conceitos Homem, Cultura e Sociedade, nos remonta aos grandes pensadores da humanidade, e nos desperta para sermos profissionais críticos e comprometidos com a visão humanística em nossa realidade.

       Quanto a Psicologia Organizacional, podemos dizer que, a mesma está voltada para a administração de pessoas, para as relações de trabalho, sendo pois, uma grande aliada dos negócios e das organizações.

        A fim de, enriquecer o presente trabalho, é possível traçar os seguintes objetivos:

Objetivo geral: Aprofundar os conhecimentos, através de leituras, pesquisas, acerca dos assuntos abordados nas disciplinas estudadas, a fim de, que haja uma contribuição significativa na almejada formação profissional.

Objetivos específicos:

  • Compreender a estrutura e o funcionamento das organizações.
  • Entender as bases históricas e assimilar as teorias que com o passar do tempo, contribuíram para a formação dos fundamentos das organizações.
  • Enfatizar a importância da boa comunicação e do uso correto da linguagem nos ambientes administrativos e organizacionais.
  • Investigar e instigar a participação do individuo na construção do processo organizacional, entendendo a origem de diversas ideias e pensamentos, a fim de, nos transformarmos em indivíduos críticos, questionadores e conscientes.
  • Destacar que, a psicologia organizacional se faz necessária em tais ambientes, com o intuito de estudar o comportamento dos indivíduos, dos grupos e consequentemente, as relações no ambiente de trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional

2.1.1 – Henry Ford foi um estusiasta e seguidor dos princípios da Administração Cientifica. Ele nasceu nos Estados Unidos e seu grande mérito foi realizar a combinação de métodos para impulsionar a produção de automóveis, o que mais tarde acabou sendo conhecido como “fordismo”. Um dos grandes feitos de Ford foi construir o primeiro automóvel, que realmente andou em velocidade e condições surpreendentes, fato esse que só conseguiu depois de anos de tentativas frustradas.

Levando-se em conta os princípios de Ford, podemos discorrer sobre cada um, comparando-os com as organizações nos dias atuais, e enfatizando-os da seguinte forma:

Princípio da intensificação, que segundo o mesmo, consistia em diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima e a rápida colocação do produto no mercado.

Princípio da economicidade, que objetivava reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Não deveria existir estoque, ou, evitar estoque.

Princípio da produtividade, que buscava aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período, por meio da especialização e da linha de montagem. A ideia era a seguinte: o operário ganharia mais e a empresa teria uma maior produção.

Estes conceitos nos levam a entender que, nas organizações modernas este pensamento continua a ocupar espaço. Encontramos, portanto, exemplo disto, no “fordismo informal.” São trabalhadores que trabalham por conta própria. Mas se utilizam de características do fordismo, como a rotina e o controle do tempo, como a estratégia para aumentar, como o controle de estoque, buscando a todo custo a eficiência. Destaque-se como exemplo, os vendedores ambulantes, mais especificamente, aqueles que trabalham nos sinais de trânsito. Há uma interligação de itens como a rotina, o controle de tempo e o consumo em massa.

Como podemos perceber, no chamado pós-fordismo, identificamos as características desse novo modelo que foi a adoção da flexibilização das relações de trabalho e de consumo. É interessante notar que certas ideias que consideramos velhas e ultrapassadas na realidade apenas se aperfeiçoaram com o passar dos anos, mantendo-se, porém, de forma permanente nas relações e nos meios de produção.

2.1.2 – Pode-se apresentar como exemplo de trabalho informal que se encaixa nos moldes do “fordismo informal” enfatizado no artigo, o trabalho da costureira, que com suas habilidades no corte e costura, consegue administrar a rotina e possui o controle do tempo, objetivando o aumento de vendas, o maior número de peças produzidas em um menor tempo possível, um controle de estoque, ou a inexistência deste estoque, a fim de, atender a demanda e suprir de acordo com a necessidade do mercado, o consumo. É interessante ressaltar que, tais estratégias impõem ao próprio corpo do trabalhador movimentos rotineiros do ritmo do processo de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com