TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A liderança no ambiente de trabalho: por que fracassam os planos de mudanças

Artigo: A liderança no ambiente de trabalho: por que fracassam os planos de mudanças. Pesquise 798.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  Artigo  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

Logo no primeiro parágrafo do texto nós encontramos a semelhança na definição de equipe quando ele fala de um grupo formado por pessoas diferentes tendo objetivos comuns. É interessante notar a semelhança também quando no PLT Warren Benis diz que a colaboração não é somente desejável mas praticamente inevitável e o texto concorda com isso por mencionar que as pessoas envolvidas em uma equipe precisa cooperar,participar,se envolver e comprometer-se. Ambos colocam o trabalho em grupo como superior ao individual e que a troca de informações é essencial dentro de uma equipe.Em fim quando atingido o objetivo, a satisfação do ego é maior pelo trabalho em equipe do que quando é feito individualmente.

A liderança no ambiente de trabalho: por que fracassam os planos de mudanças?

Alguns dos erros esta na falta de capacidade do líder de influenciar as pessoas, falta de competência nas negociações e falta de capacidade proativa em antecipar possíveis ameaças na mudança.

Um líder comete erros quando encara a mudança como ameaçadora e não como uma oportunidade de criar alternativas para a solução de problema.

A falta de uma liderança focada nas necessidades das pessoas é outro dos erros freqüentemente acometidos.

Outro motivo do fracasso das mudanças refere-se a falta de capacidade do líder em antecipar situações ameaçadoras. A gestão da liderança deveria planejar a implementação da mudança e tentar trazer a tona as possíveis situações que possam surgir

Uma das prioridades dentro de uma organização é a redução de custos, com alta produtividade. A eficácia é fazer certo o meio para se atingir um resultado é a atividade, aquilo que se faz enquanto a eficiência é a coisa certa, o resultado, o objetivo, aquilo para que se faz.

A eficiência está ligada ao meio de fazer certo, um processo correto, com qualidade à curto prazo e com menor número de erros, é atingir os resultados da melhor forma possível com ótimo aproveitamento de poucos recursos. Já a eficácia se fala dos fins, está ligada ao objetivo em si, é a relação entre os resultados almejados e os previstos, da decisão de que caminho seguir relacionando as escolhas e depois de escolher do que fazer sendo produtiva levando assim a eficiência. Quando se trata de fazer essas escolhas falamos também dos níveis de decisões da empresa relacionada ao nível tático (gerencial) e o nível operacional em como realizar as operações com menos recursos, menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria – prima tendo êxito na conquista de um objetivo, a meta, que por sua vez, se fosse alcançada provaria que a organização foi eficaz ao planejar, organizar, dirigir e controlar.

Enfim, unindo os dois conceitos é essencial para o cumprimento desejado, mas para que esse sucesso aconteça não se pode esquecer-se do trabalho em equipe, da comunicação e o somatório de forças que vem do conhecimento e da experiência. Tendo uma equipe eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas, visto que o trabalho em equipe precisa ser planejado e elaborado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com