TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de analise de investimentos etapa 1

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O presente trabalho apresentará o estudo feito através dos exercícios e situações propostas na ATPS (Atividade Prática Supervisionada) de Analise de Investimentos.


A Analise de investimentos  envolve a área de exatas faz uma junção de diversas matérias como Contabilidade, Custos, Matemática Financeira e as coloca do ponto de vista de um Gestor Financeiro, este deve estar atento à todas os setores do mercado, pois as decisões a serem tomadas sofrem influência de diversos fatores, como o mercado no geral, bancos, acionistas, entidades governamentais e etc.
Tendo como objetivo compreender a necessidade e o uso ferramentas utilizadas para mensurar os números das empresas, a Analise de Investimentos , demonstra as informações gerenciais dentro de uma empresa tendo como principal objetivo melhorar planejamento estratégico para tomada de decisões

Sempre precisamos estar muito atentos ao nosso mercado atual e tudo o que esta acontecendo em nosso país, pois isso tem muita influencia em qualquer decisão e investimentos.

Etapa 1

BC e mercado projetam inflação maior para 2014 e 2015

Em relação à inflação, a estimativa dos economistas não foi alterada para nenhum dos dois anos. Para 2014, a previsão foi mantida em 6,38%, e para 2015, em 6,5%  no teto da meta de inflação do governo. Para 2014 e 2015, a inflação tem de ficar em 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Desse modo, o IPCA pode oscilar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

O cenário já era pouco favorável, com confiança em nível ainda bastante baixo, alta da taxa básica de juros e o ajuste fiscal que o governo atual impôs tende a reduzir o ritmo das obras públicas. O mesmo não sendo bom, piorou de situação com as denúncias de corrupção na Petrobras.
Além da confiança em baixa, o ajuste fiscal esperado imposto em 2015 deve afetar os investimentos públicos, uma das despesas em que o governo tem mais flexibilidade para cortes. A alta da taxa de juros de longo prazo, que vai subir de 5% para 5,5% no primeiro trimestre de 2015,e a expectativa de redução do ritmo de desembolsos, é outro fator restritivo no cenário para o próximo ano. O Banco nacional de desenvolvimento econômico e social também pode ter impacto negativo sobre o investimento privado, por aumentar o custo de capital e diminuir oferta de crédito para investimentos.

Outra grave ameaça que temos enfrentado dia-a-dia é a crise hídrica, tanto na geração de água para o fornecimento quanto para a geração de energia elétrica. Além das incertezas presentes na economia brasileira, o quadro ficou mais turbulento com as denúncias envolvendo a Petrobrás e a queda do preço do petróleo, que podem levar a estatal a encolher seu plano de investimentos.

Denúncias de corrupção, queda do preço do barril de petróleo, aumento do dólar, crise hídrica, aumento das taxas de juros, aumento do preço da gasolina e variação na taxa de eletricidade, geram investimentos menos atrativos.
Fazendo com que a economia do país não opere necessariamente no ritmo comum, preocupando desta forma a população, já que a mesma acaba por ser uma das maiores prejudicadas dentro desta situação.

PASSO 2

APLICAÇÕES

RISCOS

PRAZO

RENTABILIDADE

LIQUIDEZ

CDB

BAIXO

LONGO

ALTA

ALTA

CADERNEA DE POUPANCA

BAIXO

CURTO/LONGO

ALTA

ALTA

DEBÊNTURES

MEDIO

LONGO

MEDIA

MEDIA

AÇÕES DE EMPRESAS

ALTO

CURTO/LONGO

MEDIA

MEDIA

FUNDOS DE INVESTIMENTOS

BAIXO

CURTO/LONGO

MEDIA

ALTA

TITULOS PÚBLICOS

BAIXO

CURTO/LONGO

ALTA

ALTA

RESPOSTA: Afinal todo mundo quer uma aplicação rentável, com alta liquidez e segura, porem qualquer aplicação tem seus riscos, no entanto no nosso aspecto tiramos a conclusão que hoje o melhor investimento seria o CDB e CADERNETA DE POUPANCA, onde traz menos riscos e a rentabilidade e alta e podemos calcular no ato de cada aplicação qual será a minha rentabilidade e a minha liquide.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (191.4 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com