TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps análise investimento

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.637 Palavras (19 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

POLO DE LAVRAS (4144)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

        

Aline Aparecida de Sousa – RA: 417657

        

RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1

SUPERVISSOR DO ESTÁGIO: Rodrigo Marques da Silva

ORIENTADORA ESTÁGIO: Karla Luciana Passos

LAVRAS/MG

2015

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO......................................................................................................................03                                                                                                                           

1. CAPÍTULO TIPOS DE INVESTIMENTOS..................................................................04

1.1. DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO.....................................................06

2. CAPÍTULO: FLUXO DE CAIXA RELEVANTE..........................................................07

2.1. CÁLCULOS E ESTIMATIVAS.......................................................................................07

2.2. PROCEDIMENTOS PRÁTICOS......................................................................................08

2.3. DIAGRAMA DE FLUXO DE CAIXA.............................................................................13

3. CAPÍTULO: MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTO......................15

3.1. PAYBACK.........................................................................................................................15

3.2. VALOR PRESENTE LÍQUIDO.......................................................................................15

3.3. TAXA INTERNA DE RETORNO....................................................................................17

4. CAPÍTULO: O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INSVESTIMENTO...18

5. CAPÍTULO: O IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇÃO...................................19

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................22

ANEXOS I ..............................................................................................................................23

INTRODUÇÃO

Neste trabalho desenvolveremos como a análise investimento se faz importante atualmente na vida sendo comum, as pessoas investir seu dinheiro algum negócio, iniciar estudo em alguma instituição de ensino, a compra de uma residência e até mesmo aplicação em uma caderneta de poupança. Os investimentos são de extrema importância para economia do país, pois á medida em que aumenta o PIB, as empresas podem expandir seus negócios ou repor seu capital. Assim as organizações podem investir na compra de títulos financeiros ou valores imobiliários ou no financiamento de capital para processo produtivo. Desta forma o mercado atual apresenta diversas oportunidades de investimento e o investidor deve analisar qual será mais viável, e qual gera o melhor retorno, devendo considerar as características econômicas, financeiras e do ambiente empresarial. Então devida á importância da análise dos investimentos para o sucesso da organização. Apresentaremos ao longo deste trabalho o projeto de investimento, que consiste na abertura da Loja Centopéia Calçados Ltda. e sua viabilidade econômica por meio das diferentes técnicas de análise de investimentos. E serão apresentadas características do projeto, como conceitos e sua importância, entre outras informações o fluxo de caixa relevante, métodos de análise de investimentos, efeito da inflação na análise de investimentos, bem como do imposto de renda e da depreciação.

1. CAPÍTULO TIPOS DE INVESTIMENTOS

Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social, não geram retornos monetários, mas sim retornos sociais, como votos para os políticos ou governo que gerou estas melhorias para a população. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.

Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos a sociedade. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping, dentre outros. Este tipo de investimento é o maior gerador de empregos e tributos de qualquer país capitalista.

 Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas, e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem objetivo de gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos são: Petrobrás e o Banco do Brasil.

Ações: são ativos de empresas com capital aberto ou S.A Sociedade Anônima,  que são negociados em bolsas de valores, ou seja partes das empresas que são vendidas na bolsa de valores. E divide em ações ordinárias (ON) que proporciona direito a participação nos lucros da empresa e ainda confere o direito a voto nas assembléias da empresa. E as ações preferenciais (PN), permitem a participação nos lucros, porém, sem direito a voto. Os fundos de ações são:  

Derivativos: é um contrato no qual se estabelecem pagamentos futuros, cujo montante é calculado com base no valor assumido por uma variável, tal como o preço de outro ativo (uma ação ou commodity), a inflação acumulada no período, a taxa de câmbio, a taxa básica de juros ou qualquer outra variável dotada de significado econômico.

Títulos de Renda Fixa: deve ser entendido como um empréstimo, de quem investe em renda fixa está comprando um Título de Dívida isto é, empresta dinheiro ao emissor do papel (do título), que em troca lhe paga juros até a data de vencimento desse papel, quando ocorre o resgate do título.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (910 Kb)   docx (999.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com