TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps analise investimentos

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAISO-FVP

CURSO: Administração

Disciplina: Análise de Investimentos

Prof. Wanderlei

ATPS 1º e 2º Etapas – Conceitos e formas de investimentos. A importância do investimento para as organizações; O mercado financeiro e as principais formas de aplicação financeira no Brasil. A montagem do fluxo de caixa relevante para a análise de investimentos; A técnica de análise: Payback Period; A técnica de análise: Valor Presente Líquido (VPL).

RA

NOME

TURMA

6277282104

Augusto Bruno Silva Rodrigues

5ª A

6617349566

Lana Cristine de Sousa Oliveira

5ª A

6898511356

Lilian Karla da Silva

5ª A

6821479119

Taynara Gomes de Araujo

5ª A

6277268321

Zaida de Melo

5ª A

VALPARAISO DE GOIÁS

Abril de 2015

INRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo tratar sobre os conceitos dos tipos de investimentos, a importância dos investimentos para as empresas, a melhor aplicação financeira do ponto de vista do grupo pra se investir atualmente.

Trataremos sobre a montagem de um fluxo de caixa relevante, e também sobre a técnica de Payback e a técnica de Valor Presente Líquido (VPL), na análise de investimentos para uma empresa.

ETAPA 1 - Passo 1

Os investimentos estão presentes tanto nas empresas, como também  na vida das pessoas físicas, como por exemplo; na compra da casa própria, na compra de um carro, ao abrir um negócio; empresa, guardar dinheiro na poupança, etc.

Portanto é preciso muita atenção na hora de investir, os investimentos estão ligados à economia, os investimentos são de grande importância para as empresas, para que se possam criar recursos futuros, seja curto, médio ou longo prazo.

O administrador precisa estar atento e saber onde investir, onde há mais proveito, lucros e benefícios. Por isso precisa estar atento ao cenário da economia; as disponibilidades dos recursos ou financiamentos; com todas essas observações, o administrador deve escolher os investimentos de maior retorno e menos riscos.

Portanto a economia do país cresce, devido aos investimentos que as empresas fazem, movimentando sua produção. A economia apresenta um cenário de grande inflação, onde há um impacto negativo, consequentemente no aumento dos preços dos produtos como; gasolina, e serviços públicos, como por exemplo; eletricidade, essa elevada variação do nível dos preços vem ocorrendo, nos últimos 12 meses.

O índice do IPCA em 2014 era de 6,2%, no mesmo ano em Dezembro apresentou índices de 5,6% e 5,3%, assim portanto havendo uma queda. Para 2016 as expectativas são boas com relação á inflação, está prevista para 5,2% a taxa IPCA. Fazer bons investimentos em 2015 será um desafio, com o dólar em alta, juros em alta e aumentos de impostos, promete ser um ano difícil. Os investidores deverão observar o desempenho e recuperação de ações da Petrobrás e vale avaliar se o momento é propício.

 A economia global ainda nos mostra que a China , uma grande importadora de matéria prima e outros produtos do Brasil, desacelerou o seu crescimento, com isso afeta o preço das ações de muitas empresas, portanto é preciso muita cautela para investimentos em ações, nesse período.

Apesar do cenário econômico pouco favorável para a economia, o mercado imobiliário deve continuar com preços elevados. É preciso observar, aqueles que querem fazer investimentos em imóveis, que os impactos da inflação, o aumentos dos juros, os ajustes do governo, devem manter os preços altos e com isso a procura será baixa.

Portanto a elevada taxa de inflação deve ser compreendida pelos Agentes econômicos como um processo de curta duração, a constante inflação tenderia a diminuir, com isso também os danos á tomada de decisões sobre consumo e investimentos, diz o Relatório de Inflação

Passo 2

Quadro1 – Painel Comparativo

Tipos de Aplicação

Risco

Prazo

Rentabilidade

Liquidez

CDB

É emprestar dinheiro ao Banco e mesmo instituições grandes estão sujeitas à falência.

Os prazos de taxas Pré-fixadas, são normalmente de vencimento curtos (dois ou três meses), as de taxas Pós-fixadas, podem ser de períodos mais longos, chegando até dois anos.

Promessa de pagamento futuro do valor investido, acrescido da taxa pactuada no momento da transação.

Baixa, só pode ser resgatadas após determinado período.

Caderneta de Poupança

Baixo risco e tratamento fiscal favorável.

Adota critério de aniversário, se você investir dia 5, somente obterá remuneração se sacar dia 5 do mês seguinte.

Caso 1: Taxa Selic acima de 8,5% ao ano. Neste caso a rentabilidade da poupança será de 0,5% ao mês + TR (Taxa Referencial). Caso 2: Taxa Selic abaixo de 8,5% ao ano. A rentabilidade da poupança será de 70% da taxa Selic + TR.

Diária, pode se sacar a qualquer dia.

Debêntures

O risco do debênture está associado a credibilidade da pessoa que

Normalmente os prazos para pagamento são superior a um ano.

São investimentos de renda fixa e, além da credibilidade da empresa emissora, podem oferecer garantias adicionais, como possibilidade conversões em ações.

Baixa, os prazos são longos.

Ações de Empresas

A empresa pode ter um mau desempenho, seu lucro

Retorno melhor que os outros investimentos, ao longo prazo.

É composta por dividendos, participação nos resultados e benefícios concedidos pela a empresa e foi por eventual ganho de capital nas vendas das ações.

São convencíveis em dinheiro a qualquer tempo, pela negociação em mercado de bolsa ou em mercado de balcão.

Fundos de Investimentos

Os fundos podem ser conservadores ou agressivos e por esse motivo tem diferentes classes de risco.

A critério do investidor.

Diária, se precisar dos recursos antes dos 30 dias da aplicação, irá reabrir a rentabilidade de proporcional ao tempo aplicado.

Alta, os ativos investidores podem ser vendidos com alta velocidade.

Títulos Públicos

Muito baixo, considerando que se empresta dinheiro ao governo.

É o prazo de resgate do título.

Retorno do principal acrescido do rendimento da operação.

Alta, desde 10 de Março de 2015 são diárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (231.5 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com