Bebidas Pira
Por: ahcris • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.846 Palavras (8 Páginas) • 284 Visualizações
----
2015
CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA
- INTRODUÇÃO
 
Na cidade de São Paulo em 1965 iniciava se uma indústria chamada de Bebidas Pira que foi fundado por iniciativa do Senhor João Barosso, indivíduo empreendedor e com objetivo de uma empresa familiar, um senhor conhecido por todos que ali trabalhavam por ser carismático e ter sobriedade, carisma e cresceu com muitas superações.
Doutor João estava casado e com dois filhos tinha adquirido um reservatório de bebidas para produção de cachaça e conhaque, em pouco tempo o processo artesanal foi substituído por equipamentos e sistemas maiores para armazenagem e envelhecimento em proporção que a empresa crescia se tornou referência de sabor e qualidade em todo Brasil.
Com o sucesso no ramo de bebidas enfrentava uma crise de gestão, pois Dr. João estava sentindo cansado, sentindo o peso da idade teve uma decisão em anunciar em frente a 138 funcionários que pretende se aposentar e passar as responsabilidades da empresa para seus filhos Paulo e Iran, os funcionários não aguardavam por está decisão e temiam pela falta de qualificação de Paulo e Iran no desempenho da empresa, pois desempenhavam funções gerencias em todas as áreas sendo determinadas pelo Dr. João, sempre respeitando o conhecimento intuitivo e gerencial de seu pai.
Paulo e Iran não buscaram nenhuma qualificação profissional para gerenciar a empresa então decidiram que iriam contratar um escritório de consultoria para apresentar um plano de sucessão para a indústria.
Abaixo foram traçados os perfis de uma empresa e dos gestores que serão essenciais para um melhor desenvolvimento e crescimento da empresa, para uma melhor estrutura gerencial e comercial para obter resultados e continuar como referência e qualidade no mercado e para que os funcionários também acreditem que será uma ótima gestão para aumentar mais esse patamar.
1 – TABELA DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Esta tabela mostra as Competências e Habilidades de cada um dos filhos do Doutor João. Podemos observar que o Paulo possui facilidades ao lidar com pessoas e Iran apresenta capacidades de gerenciamento e liderança. 
Competências e Habilidades do Gestor
Competências e Habilidade  | 
 Paulo Iran  | |
Atuar preventivamente  | x  | x  | 
Capacidade de gerenciamento  | -  | x  | 
Capacidade de trabalhar em equipe  | x  | -  | 
Aprender novas tecnologias  | x  | x  | 
Gerir conflitos  | x  | -  | 
Assumir responsabilidades  | x  | x  | 
Ética  | x  | x  | 
Liderança  | -  | x  | 
Ser empreendedor  | -  | x  | 
Pensar estrategicamente (empresa como um todo)  | x  | -  | 
Ter vontade política e administrativa  | x  | x  | 
Negociar  | x  | -  | 
Capacidade de transferir conhecimentos  | x  | -  | 
 Com o perfil apresentado a respeito de ambos os filhos de Dr. João temos a seguinte tabela que evidencia e compara as habilidades deficiências de Paulo e Iran. Quanto ao conhecimento do negocio e atividade da empresa:
Competências e Habilidade  | 
  | |
Paulo Iran  | ||
Know How da cadeia produtiva  | X  | -  | 
Aprender novos conhecimentos  | X  | -  | 
Transmitir e compartilhar conhecimentos  | -  | X  | 
Aprofundar conhecimento  | -  | X  | 
Quanto à habilidade individual de cada um e o saber fazer:
Competências e Habilidade  | 
  | |
Paulo Iran  | ||
Aplicar o conhecimento  | -  | X  | 
Trabalho em equipe  | X  | -  | 
Liderança  | X  | -  | 
Motivação  | X  | -  | 
Comunicação  | X  | X  | 
Quanto ao julgamento a respeito do negocio e o saber analisar:
Competências e Habilidade  | 
  | |
Paulo Iran  | ||
Ter espírito critico  | -  | X  | 
Julgar os fatos  | -  | X  | 
Definir prioridades  | X  | X  | 
Ponderar com equilíbrio  | X  | X  | 
Ter visão macro a respeito do negócio  | -  | X  | 
Quanto à atitude e a capacidade empreendedora:
Competências e Habilidade  | 
  | |
Paulo Iran  | ||
Assumir riscos  | X  | -  | 
Foco e resultados  | X  | -  | 
Agente de mudanças  | X  | -  | 
Inovação  | X  | -  | 
Auto realização  | -  | x  | 
...