Capa Unip
Por: 58126853 • 24/4/2016 • Resenha • 1.536 Palavras (7 Páginas) • 5.605 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
Disciplina
Gestão das Operações Produtivas
1° Semestre
Curso: Administração de Empresas
Aluna: RA: 
1 - Uma empresa produtora de calçados é um exemplo de atividade industrial que bem exemplifica o conceito de uma operação produtiva. O couro é a principal matéria prima dos calçados, porém nos dias atuais, uma das tendências da produção de calçados é a substituição do couro natural por outros produtos, naturais ou sintéticos. Devido à escassez do couro natural, frente à crescente demanda e também por causa da preferência dos curtumes pelo mercado de exportação, entre outros fatores, tem-se presenciado um relativo aumento na utilização de materiais sintéticos, tais como borracha e compostos artificiais. Salto, couraça, avesso, contraforte, palmilha e solado são outros elementos componentes do processo de produção dos calçados. Faca de cortador, balancim de cortar sola, calibradeira, faca de sapateiro e máquina de chanfrar compõem as principais ferramentas e equipamentos utilizados pelos funcionários no processo produtivo. Com base na leitura realizada, assinale a alternativa correta.
A  Faca de cortador, contraforte, palmilha e couro são matérias-primas do processo.
B  Borracha, salto, avesso, couro e mão de obra são recursos a serem transformados.
C  Máquina de chanfrar, balancim de corte de sola, faca de cortador e mão de obra são recursos de transformação.
D  Palmilha, solado, calibradeira e couro natural são recursos a serem transformados.
E  Materiais sintéticos como borracha e compostos artificiais são recursos de transformação.
Alternativa correta (C)
2 - Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que contém apenas atividade ou empresas predominantemente processadoras de materiais.
A  Operações de manufatura, bancos, dentistas, armazéns e serviços postais.
B  Analistas financeiros, operações de varejo, médicos e empresas de Mineração.
C  Empresas de telecomunicações, parques temáticos, marcenarias e empreiteiras.
D  Serviços de notícias, universidades, embarque de contêineres e operações de varejo.
E  Serviço postal, embarque de contêineres, operações de varejo e manufaturas.
Alternativa correta (E)
3 - A flexibilidade é um dos 5 possíveis objetivos de desempenho que a área de operações pode eleger como prioritária. Flexibilidade significa:
A - Maior agilidade e capacidade de adaptação às demandas 
B - Preços menores que os concorrentes 
C - Pontualidade e cumprimento das promessas feitas 
D - Maior satisfação dos clientes com a adequabilidade dos produtos 
E - Maior rapidez no desenvolvimento da operação e entrega 
Alternativa correta (A)
4 - É função da área de operações priorizar as competências essenciais da empresa, visando sua competitividade.
PORQUE
A administração de operações deve estar alinhada com a missão, a visão e os objetivos estratégicos da organização.
A - As duas assertivas são falsas 
B - A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira 
C - A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa 
D - As duas assertivas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira 
E - As duas assertivas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira 
Alternativa correta (D)
5 - Uma forma útil de determinar a importância dos fatores competitivos é distinguir entre os fatores "ganhadores de pedidos" e os "qualificadores".
Fatores qualificadores são aqueles que:
A - Flexibilizam a entrega dos produtos ou dos serviços 
B - Contribuem direta e significativamente para a realização de um negócio 
C - Vê a qualidade e a confiabilidade como importantes fatores do negócio 
D - Objetivam a velocidade na execução e o baixo custo 
E - Podem não ser os principais fatores determinantes do sucesso, mas são importantes de outra forma.
Alternativa correta (E)
6 - Um bom projeto de produto e serviço traduz as necessidades dos consumidores na forma e configuração do produto ou serviço.
A -  dessa forma pode-se especificar as capacitações da operação produtiva 
B - as necessidades dos consumidores não deve ser considerada nos projetos 
C - um bom projeto é o que copia as melhores coisas dos concorrentes, e quando possível os copia integralmente 
D - o projeto só deve ser importante para definição do processo 
E - os consumidores não são importantes para as definições nas organizações 
Alternativa correta (A)
7 - Na maioria das organizações, a previsão de demanda é de responsabilidade dos departamentos de vendas e marketing, sendo a principal entrada para as decisões de planejamento e controle da capacidade. Sem uma estimativa de demanda futura não é possível planejar para futuros eventos, restando somente reagir a ele. Assim, as previsões demanda devem:
A - representar as metas estabelecidas pelo diretor de vendas 
B - ser exata de tal forma que se possa assumir compromissos financeiros baseados em tal exatidão 
C - garantir que não exista nenhuma incerteza 
D - ser expressa em termos úteis para o planejamento 
E - obrigatoriamente ser diferente da demanda real. 
Alternativa correta (D)
8 - O software CAD - Computer Aided Design permite simulações de produtos em computador testando seu desempenho com precisão, sem testes físicos. Com esta ferramenta, o projeto, os desenhos, os testes do produto, o cálculo dos custos são realizados interativamente no computador, conferindo maior flexibilidade e agilidade ao processo.
A(s) etapa(s) em que o CAD é utilizado é(são):
A - Projeto preliminar e avaliação e melhoramento 
B - Prototipagem e projeto final 
C - Triagem do conceito e projeto preliminar 
D - Geração e triagem do conceito 
E - Avaliação e melhoramento 
...