TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura das Demonstraçoes Financeiras ATPS etapa 1

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

Passo 2

Estruturas das Demonstrações Financeiras

São um conjunto de informações de suma importância, os resultados informados mostrarão o caminho a ser seguido, e dará um diagnostico preciso da estrutura, não irá mostrar somente se a empesa deu lucro ou prejuízo e sim como está a estrutura financeira num todo, evidenciando a real situação da empresa.

Dentro da Estrutura das Demonstrações Financeiras:

  • ATIVO, representa os bens e direitos que a empresa possui, dividido em 3 grupos o Ativo Circulante(até 1 ano), Realizável a Longo Prazo(mais de 1 ano) e o Ativo Permanente (imobilizado, Diferido).
  • PASSIVO, representando as dividas e obrigações que a empresa possui com terceiros, também dividido em 3 grupos, o Passivo Circulante(dividas que devem ser pagas no máximo em 1 ano), o Exigível A Longo Prazo(dividas que devem ser pagas a partir de 1 ano) e o Patrimônio Liquido (que são os recursos dos sócios).
  • A Estrutura da Demonstração de Resultado é feita para demonstrar se a empresa teve lucro ou prejuízo num determinado período.

  • Chegando assim aos índices de analises das Demonstrações Financeiras, composto de 11 índices, que compõem a estrutura de capital, a liquidez e o nível de endividamento.
  • Índice de Estrutura de Capital, composto por 4 índices, analisa a estrutura de capital, seu calculo é obtido relacionando as origens de capitais entre si e com o Ativo Permanente.

Participação de capital de terceiro ,mostra a participação de capital de terceiro no financiamento do Ativo, quanto menor for melhor                                                                 [pic 1]

Composição do endividamento, mostra o percentual de endividamento a curto prazo                         [pic 2]

Imobilização do Patrimônio Liquido, mostra o quanto de seu capital próprio foi utilizado em investimento, imobilizado e no intangível.                                                          100[pic 3]

Imobilização dos Recursos Não Corrente, mostra o quanto de recursos a longo prazo foram utilizados para aquisição de investimentos, imobilizado e ou intangível.                                                                                                        [pic 4]

  • Índice de Liquidez composto, por três índices, mostra a condição financeira da empresa a curto, médio e longo prazo.

Liquidez Seca: Leva em consideração as contas que podem ser convertidas em dinheiro                                                                                                                                 [pic 5]

Liquidez Corrente: este índice mostra a capacidade de pagamento da empresa

                         [pic 6]

Liquidez Geral: indica a capacidade de pagamento da empresa para empréstimos e financiamentos a longo prazo.

                        [pic 7]

  • Índice de Rentabilidade, composto por 4 índices, evidenciam se os resultados da empresa foram de sucesso ou de insucesso.

Giro do Ativo: esse indicador mede a eficiência com que a empresa usa seus Ativos para gerar vendas.

                         [pic 8]

Margem Liquida ,mostra o quanto de lucro liquido a empresa obteve em relação a receita liquida, indicando a capacidade de geração de lucro.

                        [pic 9]

Rentabilidade do Ativo, mostra qual foi seu real lucro liquido em relação ao seu ativo total,mostra o quanto a empresa foi rentável.

                                [pic 10]

Rentabilidade do Patrimônio Liquido, mostra a rentabilidade do capital investido pelos sócio e acionistas, e a taxa de rendimento.                        [pic 11]

  • Índice de Dependência Bancaria, composto por 4 índices analisa o nível de dependência bancaria da empresa, dando uma visão do risco financeiro.

Financiamento de Ativo, mostra o percentual da empresa que está sendo financiado pelos bancos

                        [pic 12]

Participação de instituições de créditos no endividamento, mostra o percentual de participação das instituições de credito no total dos recursos tomados junto a terceiros, quanto menor for o percentual melhor.

                         [pic 13]

Financiamento do Ativo Circulante por Instituições Financeiras, indica a representação dos financiamentos a curto prazo comparados aos recursos correntes da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com