TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras ATPS

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.756 Palavras (12 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAISO - FAV

CURSO: Administração

DISCIPLINA: Estrutura e Analise das Demonstrações Financeiras

PROFESSOR:

ATPS 1ª e 2ª Etapas – Estrutura do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício. Analise Vertical e Analise Horizontal / Técnicas de Analise por Índices.

RA

NOME

TURMA

VALPARAISO DE GOIÁS

Abril de 2015

INTRODUÇÃO

        Nesta ATPS, através desse roteiro de estudos vamos tratar sobre a estrutura e analise das demonstrações financeiras, e seus benefícios e importância para as organizações, cujo o desenvolvimento e elaboração deste trabalho foi baseado em pesquisas de setores administrativos e contábeis. Demostrando os conceitos de apuração para analisar a empresa Natura Cosméticos S.A, através dos relatórios contábeis ao qual todas as empresas se fazem necessário relatar, e também analisando e demostrando através do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício, toda a situação da empresa, fazendo uma analise do ativo, passivo, receitas, ganhos e despesas e patrimônio liquido, para um conhecimento teórico da empresa.

1ª ETAPA

Passo 1 e 2

ESTRUTURA DAS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS

ESTRUTURA DO ATIVO

  • Os ativos são os bens e direitos que a empresa possui, eles são divididos em circulantes, que são os ativos que duram até um ano, os não circulantes que duram mais de um ano e os intangíveis que são representados pelos investimentos, imobilizados e diferidos.
  • No ativo o circulante é o mais importante, pois tem uma liquidez maior que o objetivo principal da empresa.
  • Os passivos são os deveres, impostos e obrigações da empresa. Ele pode ser dividido em circulante, não circulante e patrimônio liquida; o circulante são dividas que são realizáveis em 1 período, como salários, impostos, fornecedores, ou seja, dividas atuais, o não circulantes são dividas futuras, como financiamentos e parcelas que duram mais de um período, o patrimônio liquido é a reserva de lucros as empresas tem para investir, ou ser retiradas pelos sócios.
  • O recurso de terceiros é o “empréstimo” que a empresa faz para suprir as dividas que não puderam ser pagas que recursos próprios, se a empresa trabalha com mais recursos de terceiros isso significa um mau sinal, ou seja, ela não esta conseguindo suprir suas dividas somente com os recursos vindos da sua atividade.

ESTRUTURA DE DEMOSTRAÇÕES DE RESULTADO

  • Ao contrario dos ativos e passivos que mostram o saldo de cada conta, o demonstrativo de resultados (DRE) mostra o valor total do período, a receita é a soma do ativo e as despesas são as somas do passivo, ela vem pra mostrar o lucro ou prejuízo da empresa.
  • A analise das demonstrações pode determinar o presente, e pode determinar o futuro, pois determina o quanto investir agora e o quanto se prevenirem para futuros prejuízos evitáveis.
  • Capital de giro é o recurso do ativo circulante, seus estoques, duplicatas a receber, ou seja, o quanto, não necessariamente em dinheiro as também em bens, que a empresa tem para manter sua liquidez (recursos próprios), não confundir com o capital próprio que é recurso dos sócios, ou seja, o investimento dos sócios na empresa, e seus lucros podem ser reinvestidos na empresa se assim quiser.

As empresas podem ter balanços da legislação societária que é o mais comum e que é utilizado por toda a empresa LTDA e S.A de capital fechado, e essa empresa apresentam seus valores nominais de cada período do balanço é basicamente que em um ano seus valores são o do ano anterior mais 20, por causa da inflação deste ano.

Outro tipo de balanço é o de correção integral ou moeda constante, que é a forma obrigatória para as empresas S.A de capital aberto e são reguladas pela CMV, e é basicamente o os valores do ano anterior mais suas demonstrações de resultado sem considerar a inflação do ano. Tem também aquelas empresas que não são obrigadas a apresentar nenhum tipo de balanço, são as micro empresas aquelas com rendimentos até R$ 120.000,00 de receita bruta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (229.7 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com