TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGEM CONTINGENCIAL

Por:   •  28/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.946 Palavras (16 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

FACULDADES EVANGELICAS INTEGRADAS – FEICS

CURSO SUPERIOR ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ANGELA APARECIDA CONCEIÇÃO DA SILVA

ABORDAGEM CONTINGENCIAL

CUIABÁ, 2018


ANGELA APARECIDA CONCEIÇÃO DA SILVA

ABORDAGEM CONTINGENCIAL

Trabalho Aplicado ao Curso Superior de Administração de Empresas. Faculdade Evangélica – FEICS Centro de educação presencial, sob a orientação: Professor Rodrigo

Disciplinas: Definição de Sistema de Informação.

CUIABÁ, 2018

Resumo

Neste trabalho encontra-se um estudo sobre a abordagem contingencial e suas aplicações nas organizações. A abordagem contingencial enfatiza a inexistência de um único modelo que se adapte a todas as empresas em quaisquer circunstâncias, pois as mudanças nos sistemas ocorrem conforme as variáveis envolvidas. Sendo assim, este estudo tem como objetivos contextualizar a abordagem contingencial e investigar a aplicação e, demonstrar as principais características da Teoria da Contingência. Esta teoria tem como característica principal o estudo das teorias das organizações onde os pesquisadores analisam três aspectos principais, que são a organização quanto a sua forma de estrutura organizacional, o ambiente externo e interno, a tecnologia. Podemos perceber em que no final da pesquisa os pesquisadores concluíram que não existe uma única maneira de estruturar uma organização e que as organizações precisam cada vez se ajustar as condições ambientais de acordo com as suas necessidades internas e externas. Diante disso, concluiu-se que a abordagem contingencial pode ser incorporada a pequenas, médias e grandes estrutura organizacional, sendo um bom caminho a ser seguido para seguir metas, continuidade e sucesso.

Palavras-chave: Abordagem contingencial; Estrutura Organizacional; Ambiente; Tecnologia.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................05

2 REFERENCIAL TEÓRICO..............................................................................07

2.1 Conceito e Definição....................................................................................07

2.2 Teoria Geral da Administração.....................................................................08

2.3 Origens da Teoria da Contingência..............................................................11

2.4 As Pesquisas ...............................................................................................12

2.5 O ambiente...................................................................................................14

2.6 A tecnologia..................................................................................................15

3 CONCLUSÃO.................................................................................................16

4 REFERECIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................17


1 INTRODUÇÃO

A história da administração é puramente uma questão de escolha. Começando pela antiguidade caracteriza-se por ter sido uma época particularmente profícua para as ciências. No que se refere à administração nunca foram encontradas obras que comprovem seu desenvolvimento na antiguidade. Entretanto, a construção de uma pirâmide, a estrutura de uma cidade, como Atenas e a administração de um império tão vasto com o império romano certamente revelam conhecimentos de administração.

Os antigos acreditavam que havia dois campos antagônicos e possíveis de atuação: o intelectual, cabível aos cidadãos, e o material, cabível aos escravos. Embora a idade média tinha sido bem mais rica e eficiente no domínio da técnica do que a antiguidade, as condições ainda permitem o desenvolvimento de uma abordagem racional do trabalho.

A revolução industrial constitui-se numa profunda transformação na cultura material do ocidente. Nessa época não existiam empresas de forma como os conhecimentos de hoje. Elas eram domiciliares, praticamente não havia divisão de trabalho e a produção estava a cargo de artesãos que executavam o trabalho manual, sendo poucas as maquinas utilizadas.

Não se pode afirmar que a revolução industrial tinha tido início numa data fixada, mas foi em fins do século XVIII que tomou grande impulso. A raiz da administração moderna está fincada em um número de teóricos e estudiosos da pratica administrativa que desenvolveram princípios de racionalidade em busca de maior eficiência.

Nunca como agora, a teoria administrativa se tornou tão imprescindível para o sucesso do administrador e das organizações. A constante necessidade de inovação e renovação, a busca de flexibilidade e agilidade para proporcionar mudança e transformação, a adoção de novas ideias.

Este trabalho irá tratar a continuidade da história da administração e suas teorias administrativas, com o tema principal Teoria da Abordagem Contingencial, seus conceitos e definições, características, a origem delas dela através das diversas pesquisas, as variáveis do ambiente interno e externo que influenciam na toma de decisão, a tecnologia envolvida como estratégia da estrutura organizacional, as suas principais contribuições para a administração.

Importante ressaltar que esta teoria parece ser mais apropriada para o ambiente organizacional atual, que se torna vulnerável as constantes inovações tecnológicas e oscilações dos fatores econômicos e sociais. A era da informação está trazendo desafios para as empresas, empreendedores e profissionais, em que o mundo depara com situações adversas que necessitam de tomadas de decisões ágeis e fundamentadas.

Diante disso, levantamentos o seguinte problema, de que forma a abordagem contingencial, contribui nas mudanças, nas inovações e sucesso das organizações? E qual seu reflexo nas vantagens, desvantagens e objetivos?

Em relação ao problema em questão tem-se como hipótese, que a eficiência e a eficácia ao pensar na Teoria da Contingencia e aplicar nas organizações, resultara em evitar riscos, perdas, e com isso obter oportunidades e sucesso esperado.

Partindo deste entendimento tem-se como objetivo geral avaliar a eficiência e a eficácia da abordagem contingencial dentro de uma organização bem como, seus reflexos positivos quando aplicados ás ações para o desenvolvimento. Com base neste entendimento temo como objetivos específicos: estudar a teoria geral da administração; avaliar a efetividade da abordagem contingencial identificando se, realmente reduz um resultado negativo não esperado; a prática do pensar estrategicamente nas possibilidades das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (188.2 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com