TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO APLICADA À GASTRONOMIA

Por:   •  22/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.765 Palavras (20 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO APLICADA À GASTRONOMIA

PROFESSOR: ALEXANDRE AYAN

TURMA: GASTNB19

CARMEM DE NAZARÉ OLIVEIRA LISBOA

FABIANA CARDOSO LAUZEIRO

MARIA DO CARMO ALVES DA COSTA BARBOSA

GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO

BELÉM – PA

2021

Introdução

A comunicação é um processo universal de troca de relacionamento entre pessoas, que são chamadas de emissores e receptores. A falha no processo de comunicação é uma das principais causas de fracasso de um projeto. Grande parte do tempo do gerente de projetos é gasto nesta área de conhecimento do projeto, necessitando um melhor entendimento de como funciona esse processo, para que o mesmo consiga fazer o gerenciamento da comunicação de maneira eficiente. No presente trabalho é feito uma análise do gerenciamento da comunicação, verificando a importância da mesma entre as partes interessadas e estudando como minimizar os problemas da comunicação em projetos.

         Podemos definir comunicação como o relacionamento entre as pessoas, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações, modificando mutuamente o meio onde estão inseridas. A comunicação dentro da organização está relacionada à comunicação humana. Neste caso, mudamos apenas o conteúdo das experiências compartilhadas, as quais relatam o cotidiano da organização.  

GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO

A comunicação é um ato antigo, que nasceu nas sociedades primitivas a partir de ruídos e sinais, porque as pessoas sentiram a necessidade de trocar informações. Com o passar do tempo, os ruídos evoluíram para a fala, porém os indivíduos não conseguiam registrar as mensagens emitidas, pois eram transmitidas apenas via oral. Surgiu-se então os símbolos e desenhos, dando origem as primeiras formas escritas da comunicação, mas a mesma ganhou força a partir da prensa de Gutemberg, emanando-se também outros meios de comunicação, como o telefone de Graham Bel, patenteado em 1876 e o rádio, cujo os objetivos eram encurtar as distâncias, trazer agilidade e universalizar a comunicação.

Podemos perceber que a má comunicação é a causa de grandes problemas em diversas companhias. Na comunicação temos o processo de transmissão da mensagem e de recuperação, necessárias para o controle da comunicação por parte da fonte, devendo ficar à disposição das organizações para ordenamento e cumprimento das metas e objetivos.  

As empresas enfatizam as comunicações instrumentais verticais para produção efetiva. Para esse tipo de comunicação encontramos alguns problemas. Uma grande quantidade de comunicação instrumental no fluxo descendente inibe e bloqueia os caudais das comunicações que, por falta de vazão para subir até o topo, passam a correr bilateralmente, criando redes informais de comunicação, que constituem focos de tensão e alteram comportamentos normativos.

Uma comunicação eficaz não é, como à primeira vista pode parecer, um ato de como emissor e receptor se envolvem numa mensagem, com resultados claros e consensuais para os dois. O emissor pode ter claramente em vista o objetivo da sua mensagem com o qual concorda o receptor, mas ambos podem se comportar de maneira diferente como se tivessem mensagens diferentes.

A eficácia do desempenho comunicativo não é a mesma coisa que desempenho comunicativo. A eficiência comunicativa deve ser vista como a potencialidade do emissor de afetar outros, de modo a fazê-los seguir suas extensões.

O fator determinante do crescimento organizacional sempre foi a comunicação. Toda organização depende para seu crescimento e prosperidade da manutenção, da confiança na sua integridade e no bom senso de sua política de ativação. Seja no que diz respeito ao seu pessoal, seja no que diz respeito aos seus clientes, fornecedores e acionistas, e isto só se consegue com um programa de comunicação.

A comunicação na empresa objetiva modificar e adaptar o comportamento das pessoas, influenciando atitudes e preferências, carreando todas as ações com vistas à execução das metas programadas. Uma das maneiras de assegurar a eficácia dos atos comunicativos é definir os limites do comportamento e dos atos comunicativos. Alguns elementos devem ser levados em consideração:

  • Número e natureza dos elementos físicos do processo comunicativo.
  • Maneira de utilização dos meios empregados para transmissão/recepção de mensagem.
  • Caracterização dos receptores.
  • Formas e elaboração e estruturação de mensagens.

O feedback sobre o conteúdo é fundamental, de modo que os emissores possam estar certos de que comunicaram de fato, e não simplesmente tentaram transmitir uma mensagem. Além disso, o feedback realça a eficácia de uma técnica de comunicação.

A comunicação dentro da empresa deve ser conduzida por uma pessoa responsável pelas estratégias, táticas, normas, fluxos, métodos, processos e planos. Tudo isso apoiado por técnicas que denotem uma cultura e identidade organizacional. A visão da comunicação através da alta direção deve ser de que a comunicação faz parte do plano estratégico a agregar valor mensurável para a organização.

A COMUNICAÇÃO EM PROJETOS

A comunicação adequada é algo fundamental em qualquer setor de uma empresa. E na gestão de projetos ela é ainda mais importante.

Para se ter uma ideia do quanto a comunicação falha pode influenciar nessa área, podemos exemplificar um levantamento feito pelo Project Management Institute Brasil (PMI), com 300 empresas de grande porte. 76% dos fracassos em projetos foram cometidos, justamente, devido às falhas de transmissão de informações.

E por que isso acontece? Primeiro porque os gestores não costumam se atentar para a importância da comunicação em projetos, e segundo porque todo mundo acha que sabe se comunicar bem, afinal é algo que fazemos naturalmente desde que somos crianças. Mas será que isso é verdade?

Se você tem notado que a comunicação não anda adequada em seus projetos ou deseja ter resultados ainda mais expressivos.

1. O que é uma comunicação eficiente em projetos?

Embora todo gestor de projetos saiba o que é comunicar, nem todos se atentam aos vários elementos que estão presentes nesse ato. Muitos se importam, somente, em arquivar relatórios, dados de reuniões e outros documentos importantes para a execução do projeto, mas não prestam atenção sobre como estão falando com os seus times, repassando os seus gestos e a sua comunicação não-verbal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com