TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA COMERCIAL ESPERANÇA

Por:   •  31/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE UNIDA DE CAMPINAS

Carolayne Cristina Souza Santos

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA COMERCIAL ESPERANÇA

GOIATUBA/Goiás

2017

Carolayne Cristina Souza Santos

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA COMERCIAL ESPERANÇA

Trabalho elaborado para a disciplina de Teoria Geral da Administração do Curso Superior de Gestão em Segurança Pública, com o tema Administração Do Comercial Esperança, realizado pela aluna: Carolayne Cristina Souza Santos.

 

Recomendado pelo professor: Gabriel Rocha.

GOIATUBA/Goiás

2017

INTRODUÇÃO

A aplicação da administração que temos estudado nos remete à análise de um empreendimento específico para análise e estudo de caso.

Neste trabalho será discorrido algumas informações de uma empresa do gênero alimentício de médio porte, sendo que esta se localiza na cidade de Panamá/Goiás.

Para estudo analisaremos desde os dados básicos oficiais da empresa como razão social, percorrendo seu organograma e sistemática, para assim se vislumbrar as teorias administrativas estudadas e por fim poder se pensar se necessitaria de alguma mudança administrativa ou não.

Empresa: COMERCIAL ESPERANÇA

  1. A RAZÃO PORQUE VOCÊ ESCOLHEU A EMPRESA

Como sabemos toda empresa tem os seus pontos positivos e negativos, e para ver o desenvolvimento da mesma devemos estar por dentro de todos eles.

Esta empresa me despertou interesse por ser uma empresa de meu prévio conhecimento e que eu vejo que muita coisa pode ser mudada para se obter um melhor resultado, seja com forma de pagamentos de funcionários, ou de notas atrasadas, e assim outros pontos que com base nos estudos realizados.

  1. DADOS DA EMPRESA
  • Razão Social: José Nildo Ferreira de Souza;
  • Nome fantasia: Comercial Esperança;
  • Endereço: Avenida Itumbiara, Quadra: 10, Lote: 1;
  • Fundação: 09/05/2009;
  • Ramo de atividade: Comércio varejista de gêneros alimentícios, produtos de limpeza, aviamentos, entre outros.
  • Número de funcionários: 5
  • Tipo de empresa: Empresa de Médio porte;
  • Faturação anual: 120,000,00
  • Sistema utilizado no mercado: ATMA
  • Firma: Simples
  1. HISTÓRIA DA EMPRESA

A empresa Comercial Esperança foi fundada em 09/05/2009, por José Nildo Ferreira de Souza, que é um empresário, hoje com 47 anos de idade e que já tem seguimento nesta área há mais de 20 anos. É uma empresa que trabalha na área alimentícia e também produtos em gerais.

A comercial esperança quando começou não continha muitas variedades, sendo assim um comércio de pequeno porte; mas hoje após oito anos de existência a empresa cresceu, evoluiu e hoje tem estoque variado. No início as mercadorias que eram vendidas no comércio eram buscadas nos grandes centros comerciais, e assim com o decorrer dos tempos o comércio foi fazendo seu nome/status e assim os vendedores passaram a vir até o empreendimento para fazer os pedidos de mercadorias.

A empresa Comercial Esperança trabalha buscando fazer a diferença, procurando sempre estar agradando seus clientes e buscando sempre o melhor atendimento. O Comercial possui, na medida do possível, sempre em suas prateleiras tudo o que está sendo mais procurado, para que assim os clientes que ali frequentam estejam sempre muito satisfeitos.

Uma das últimas inovações do empreendimento está na área de aviamentos, cordões, linhas, e agulhas, onde montou um espaço/stand para exposição de uma certa variedade de cor, numeração e muito mais. Assim se observa que esta área tenha gerado ótimos resultados em termo da clientela e por consequência ótimos fins lucrativos, por se tratar de uma mercadoria que tem retorno à vista e uma ótima porcentagem de retorno para o caixa da empresa. Desta forma o Comercial Esperança cotidianamente se propõe buscar crescimento e estar sempre preparado para qualquer seja o tipo de concorrência.

Esta empresa busca novidades e ótimos empreendimentos para a população, sendo assim está sempre com visão ampla sobre tudo e sobre todos. Ela trabalha com notas com prazo de 30 dias para realização de pagamentos, trabalha também com cartões tanto bancário quanto na área de cartões de alimentação, cheques e dinheiro, então a empresa tem várias formas de pagamentos dando ao cliente uma multiplicidade de opções. Para as vendas de cigarros ou pagamentos de notas no cartão é cobrado uma taxa sobressalente, sendo: quando for débito é cobrado uma taxa de acréscimo de 2,20% e quando for crédito é cobrado uma taxa de acréscimo de 3,20%. Ao se indagar o porquê da cobrança desta taxa, explica-se… Essa mercadoria como cigarro é jogado um preço para que seja realizado a venda à vista e então quando passa o cartão seja em crédito ou debito e jogado 2 ou 3 dias para frente para cair o dinheiro; da mesma forma acontece com as notas a receber, então tem-se um controle de caixa, de notas e mercadorias que chegam e saem da empresa, tudo é cadastrado no sistema. Trabalha-se com o sistema ATMA, que é o sistema utilizado no mercado para ter controle de todas mercadorias que são vendidas.

O Comercial Esperança realiza uma reforma de pintura 02 vezes ao ano para que sua imagem possa estar sempre bem vista, seja para os clientes ou vendedores, procurando estar sempre bem colocado na área de mercados. Contem 05 funcionários cada um realizando uma área de trabalho dentro do comércio e também em horários diferentes. O proprietário sempre procura manter seus funcionários bem informados e colocando-os para aprender as diversas funções nas demais áreas de trabalho do mercado, pois quando chega férias de algum dos funcionários os demais que permaneceram trabalhando saberão realizar as tarefas na área que o funcionário que está de férias trabalhava, e assim sucessivamente. A empresa trabalha com a norma de que sempre que algum funcionário faltar ele tem que pagar por si mesmo um substituto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (161.2 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com