TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

Para que se tenha uma boa gestão de Recursos Humanos, é de extrema importância que haja um plano de cargos e salários consistente. Este, deve ser estudado a partir da hierarquia dos cargos (equilíbrio interno), e do mercado (externo), deve ainda estar apoiado numa política e critérios claros de administração, de modo a permitir, avaliação de cargos e salários, captação e retenção de mão de obra e, ainda, na melhoria do clima organizacional, levando em conta os ganhos de produtividade.

  • ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE CARGOS

Toda empresa, deve fazer a análise e descrição de seus cargos, para que saiba se está pagando o justo aos seus colaboradores, caso contrário, poderá perdê-los aos seus concorrentes.

A primeira etapa é a descrição de cargos, onde envolverá a especificação e conteúdo de cada cargo, os métodos de trabalho e as relações com os demais cargos. O desenho de cargo nada mais é do que a maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado, para isso, é necessário definir quatro condições básicas: conteúdo do cargo (tarefas que o ocupante desempenhará); como as tarefas deverão ser desempenhadas; quem é seu superior imediato; e quem serão os subordinados do ocupante do cargo (caso houver).

Após estas etapas, deverá ser definido os salários e benefícios, de acordo com suas tarefas e colocação do cargo, com muita cautela, para que pessoas que exerçam as mesmas funções, não tenham salários diferentes, evitando desta maneira, possíveis ações trabalhistas de equiparação salarial.

 Para se ter uma boa análise e descrição de cargos, deve-se pesquisar os salários pagos pelos concorrentes nas mesmas funções, e analisar se o que está sendo pago pela empresa em questão é o justo pois, caso contrário a organização poderá perder profissionais para seus concorrentes.

É necessário que a organização esteja sempre atenta antes de desenhar qualquer tipo de cargo, para se ter certeza que não irá pagar abaixo do teto exigido pela classe.

O plano de cargos e salários, é muito importante para uma análise e descrição pois, é uma forma essencial na contratação de pessoas dentro de um perfil desejado.

  • INVESTIGAÇÃO DOS OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO COM A ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS.

Com o programa de cargos e salários, a Amaro Julina busca minimizar os riscos de diferenças salariais, dar benefícios de acordo com a classe, valorizar os serviços prestados por seus colaboradores.

  • FATORES DE ESPECIFICAÇÃO UTILIZADOS PELA EMPRESA ESTUDADA.
  • MÉTODOS DE COLETA DE DADOS UTILIZADOS PELA EMPRESA.
  • METODOS DE AVALIAÇÃO DE CARGOS UTILIZADOS PELA EMPRESA.
  • VANTAGENS E DESVANTAGENS DO PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO.

BIBLIOGRAFIA

  • A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS – 15/08/2013 – Acesso em 21/05/2015 - http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=jojq2yl8v

  • DESCRIÇÃO DE CARGO – 15/08/2013 – Acesso em 21/05/2015 - http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=e7m3hs6h9

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com