TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  30/4/2022  •  Dissertação  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 5

AD2 – Disciplina Administração

Curso: Engenharia de Produção

Questão 1

Escolha uma empresa e apresente:

a) Nome da empresa e outras informações básicas como os produtos/serviços que comercializa e sua área de atuação.

A Netflix é uma organização americana fundada em 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph, que tem como seu principal produto o serviço de streaming (“fluxo de dados – conteúdo de multimídia”). Ela funcionava como locadora de Filmes em DVD e Blu-ray com entrega via Correios e ao longo dos anos, a empresa precisou se adaptar à era tecnológica e hoje é reconhecida mundialmente por oferecer filmes e séries por streaming 24h através de uma assinatura mensal, a qual podem ser acessados através de um App via internet conectados a tablets, smartphones, TVs, etc

b) Visão, missão e valores da empresa.

A principal missão da Netflix é conquistar o maior número de assinantes. Para isso, a empresa busca uma constante melhora na experiência de seus usuários, focando no relacionamento com os mesmos, expandindo conteúdos, melhorando a interface e ampliando o número de dispositivos que podem ser aceitos pelo serviço.

Sua visão é ser o melhor serviço de distribuição de entretenimento do mundo, licenciando o maior número possível de conteúdo e criando um" ambiente "onde criadores de conteúdo consigam ter uma audiência global.

Seus valores são: produtividade, criatividade, inteligência, honestidade, comunicação, paixão, altruísmo e confiança.

Questão 2

Imagine que você esteja trabalhando no planejamento estratégico da empresa selecionada na Questão 1. Procure aplicar o Modelo das Cinco Forças de Porter para auxiliar no planejamento estratégico dessa empresa.

Aplicação das 5 FORÇAS DE PORTER

Ameaça de Novos Entrantes: nada mais é do que a ameaça de novos concorrentes no mercado para competi. Para que um concorrente venha bater de frente com a Netflix, será necessário ter uma economia de escala, capital de investimento de valor monetário substancial e pelo menos acesso a canais exclusivos e de distribuição.

Ameaça de Produto Substituto: No geral são aqueles que não são os mesmos produtos, mas que atendem as mesmas necessidades. Costumam surgir em mercados de pequeno porte, mas se estabilizam com o passar do tempo, um outro fator importante a ser estudado é se produto produzido pela empresa possa vir se tornar obsoleto com o passar do tempo, uma vez que para evitar isso se faz necessário investimento em pesquisa e tecnologia. Um dos principais concorrentes, hoje, da Netflix seriam Amazon Prime Video e HBO GO, contudo não representam uma ameaça uma vez que a Netflix oferece filmes independentes e de própria autoria, assim como um catálogo exclusivo de filmes e séries originais e de outra produtoras renomadas, o que a faz estar em vantagem sobre seus concorrentes.

Poder de Barganha dos Fornecedores: Porter trata da força que um fornecedor possui para negociar com compradores, podendo apresentar uma ameaça elevando o preço ou reduzindo a qualidade do serviço prestado, através do monopólio ou por meio do fornecimento exclusivo. Em relação à Netflix, seus fornecedores são as produtoras de filmes, de quem compra a licença e direitos autorais para assim oferecer o serviço de Streaming em seu catálogo. Quando uma produtora deseja cobrar a mais pelos direitos autorias no momento da renegociação do contrato, a Netflix teria de analisar se vale a pena pagar. Como existem muitas produtoras, o poder de barganha do fornecedor não é tão relevante no caso de uma das produtoras elevar muito o seu valor. Porém, caso ocorra de muitas produtoras venham renegociar esses valores ao mesmo tempo, ocorre uma desvantagem para a Netflix, que consequentemente aumentará a mensalidade para seus clientes, possibilitando uma desvantagem no mercado, uma vez que pode haver perda de muitos clientes, tendo em vista que tal produto/serviço não seja de extrema importância, entendendo-se, portanto, o nível do poder de barganha dos fornecedores.

Poder de Barganha do Clientes: tem a ver com o poder de decisão dos compradores, principalmente quanto ao preço e a qualidade do produto ou serviço, a capacidade do cliente em barganhar com a empresa conseguindo, muitas das vezes redução do custo ou demandar uma qualidade melhor/maior que a atual oferecida. Para Netflix esse poder é limitado, pois ela oferece um serviço de extrema qualidade, um catálogo variado de filmes, pacotes que se moldam à necessidade de cada perfil de consumidor, o que conta em seu favor, principalmente no Brasil, onde as opções ainda são muito reduzidas se comparado ao EUA.

Rivalidade entre concorrentes: É considerada uma das forças mais significativa dentre todas as cinco, uma vez que é importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com