TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

Por:   •  1/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Polarização Política entre partidos no Brasil e seus interesses.

 

João Victor Carneiro Da Silva

01221902

Administração, 7º Período.

                                                           TEXTO

O Brasil está em uma crise da saúde, política, econômica e social de caráter histórico. A raiz da crise é o ENFRAQUECIMENTO do Estado nacional, hoje submetido a forças desintegradoras que agridem o funcionamento e a estabilidade de um dos maiores países do mundo.

A Polarização Política é algo recorrente na história do nosso país, dentre essa polarização também fica inserido nos nossos livros a quebra dessa divisa, desde as mais recentes PT e PSDB que foi encerrada com a vitória de Jair Messias Bolsonaro, O Brasil nasceu como nação pelas mãos do Estado fundador, anterior à própria formação da nacionalidade, o Estado antecede à Nação.

Ocorreu outra quebra importante  na antiga política da famosa mistura café com leite, quando o Presidente Getúlio Vargas interrompeu e quebrou o acordo orquestrado por políticos mineiros e paulistas através de uma revolução que encerrou a República velha e deu iniciou a era Vargas , através dessa rápida viagem histórica , observamos a contribuição em certo momento, e as diferenças entre a gestão do país .

Considerando os fatos citados devemos compreender a importância da quebra sequencial de um partido que está a muito tempo no poder , a explicação é lógica precisamos evoluir para não ficarmos estagnados no tempo, e isso só vai ser possível com modelos diferentes de gestão, pois uma gestão que funcionou por quatro anos poderá não ser eficiente num possível segundo turno, é de suma e imprescindível importância a manutenção por pessoas capacitadas para assumir o tão almejado cargo.

É natural da democracia a divergência de pensamentos entre grupos. A construção política representa uma constante rotina de discussão de ideias e diálogo com o outro. Mas num cenário de polarização radical, a tendência é que não exista espaço para o diálogo e a tolerância. As divergências se tornam hostis e os grupos podem ter “medo” do outro lado ou desenvolver um sentimento de raiva ou pânico. Muitas vezes, basta o outro ter um pensamento diferente para ser considerado inimigo.

Desde 2013 o país vive uma crise política marcada por momentos-chave: os protestos de junho de 2013, os panelaços antigoverno,( até praticado hoje em dia para o governo atual do Presidente Jair Messias Bolsonaro ), o Impeachment de Dilma Rousseff (2016), a prisão do ex-presidente Lula (2018) e a greve dos caminheiros (2018). Muitas manifestações reverberaram o nível de descontentamento e frustração social de grande parte da população. De lá para a cá, a tensão política no Brasil aumentou progressivamente e atingiu um grau inédito em nossa história recente, que culminou com as eleições

 

 O Grande choque e dificuldade dessas quebras de polarização, é a implementação de um novo plano de governo que pode gerar incertezas e ser entranho em primeiro momento, Porém se o governo se compromete com o Brasil melhorando estruturas em ações, devem ser seguidos e compreendidos por toda população, já que irão atender a um bem e senso comum, uma estratégia coerente dos governos que revezam o poder é adotar o que deu certo em um, e excluir e aprender com erros dos seus antecessores e adotar políticas inovadoras observando os países tidos como potências mundiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com