TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO SERÁ UMA CLASE HUMANA

Projeto de pesquisa: A ADMINISTRAÇÃO SERÁ UMA CLASE HUMANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.052 Palavras (37 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ALEX LEANDRO TEODORO – 7932713995

MAIRO LORENZINI DANIEL – 7932706629

DESAFIO DE APRENDIZAGEM TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Eldorado – MS 24/09/2013

RESUMO

Este desafio de aprendizagem tem a finalidade de compreender o tema Teorias da Administração, que pode ser definido como um evento social – que acompanha a própria evolução humana – e identificam quais problemas essas teorias pretendiam solucionar.

PALAVRAS-CHAVES

Teorias da Administração – Taylor – Fayol – Abordagens Humanísticas – Neoclássica – Estruturalista.

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse desafio de aprendizagem é de favorecer a aprendizagem de Teorias da Administração, e conhecê-las dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

2. ETAPA 1

SOBRE A ADMINISTRAÇÃO SER UMA HABILIDADE HUMANA.

Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...] consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”.

Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional.

ACONTECIMENTOS SOCIAIS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.

A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO.

A sociedade feudal consistia dessas três classes - sacerdotes, guerreiros e trabalhadores, sendo que o homem que trabalhava produzia para ambas as outras classes, eclesiástica e militar. Isto era muito claro, pelo menos para uma pessoa que viveu naquela época.

O clero e a nobreza constituíam as classes governantes. Controlavam a terra e o poder que delas provinha. A Igreja prestava ajuda espiritual, enquanto a nobreza, proteção militar. Em troca exigiam pagamento das classes trabalhadoras, sob a forma de cultivo das terras.

Naquela sociedade, onde o comércio era pouco e a possibilidade de investir dinheiro com lucro praticamente não existia, se alguém desejava um empréstimo, certamente não tinha por objetivo o enriquecimento, mas precisava dele para viver.

Quando surgem cidades nas quais os habitantes se ocupam total ou principalmente do comércio e da indústria, passam a ter necessidade de obter do campo o suprimento de alimentos. Surge, portanto, uma divisão do trabalho entre cidade e campo. Uma se concentra na produção industrial e no comércio, o outro na produção agrícola para abastecer o crescente mercado representado pelos que deixaram de produzir o alimento que consomem.

Assim como os pioneiros nos Estados Unidos, procurando uma forma de melhorar sua situação, lançaram os olhos sobre as terras virgens do oeste, assim o ambicioso campesinato da Europa ocidental do século XII voltou seus olhos para as terras incultas, então abundantes, como meio de fugir à opressão.

Hoje em dia, quem tem dinheiro não o deseja guardar, mas sim movimentá-lo, buscando um meio lucrativo de investimento. O dinheiro pode ser aplicado em negócios, em ações de uma companhia siderúrgica; pode ser empregado na aquisição de apólices do governo, ou num sem-número de outras coisas, Hoje há mil e uma maneiras de se aplicar capital, na tentativa de obter mais capital.

CARACTERÍSTICAS MARCANTES DAS TEORIAS PROPOSTAS DOS PERCURSORES DA ADMINISTRAÇÃO, TAYLOR E FAYOL, EVIDENCIANDO OS PRINCÍPIOS E AS CONTRIBUIÇÕES QUE AS PROPOSTAS DELES POSSIBILITARAM ÀS EMPRESAS DAQUELA ÉPOCA.

O trabalho de Fayol é como melhorar a eficiência organizacional a partir da gestão, ou seja, ele trabalhou com os altos postos hierárquicos e com uma visão complementar ao trabalho de Taylor e Ford.

A idéia básica reside no fato que toda organização tem setores fundamentais que precisam funcionar bem e interagir adequadamente entre si. Prega à rigidez hierárquica, a unidade de controle, a disciplina como caminho a ser trilhado para a eficiência. Ele destaca o setor administrativo como orquestrador de toda essa interação e principal responsável pelo resultado final.

Taylor e seus seguidores se preocuparam em construir um modelo de administração com base na racionalização e no controle da atividade humana; uma espécie de engenharia aplicada à administração.

3. ETAPA 2

TEORIA CLASSICA, TEORIA BUROCRATICA, TEORIA ESTRUTURALISTA, TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, TEORIA COMPORTAMENTAL.

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Enquanto Taylor e outros engenheiros americanos desenvolviam a chamada Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França, espraiando-se rapidamente pela Europa, a chamada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com